Volkswagen: SUV elétrico ID 5 Coupe entra este ano em produção

Abílio Rodrigues
Comentar

A Volkswagen confirmou de forma oficial que o seu próximo veículo elétrico começará a ser produzido na segunda metade deste ano nas suas fábricas na Alemanha. O SUV elétrico ID 5 já tem alguns modelos piloto em produção, mas o fabrico em série vai arrancar ainda em 2021.

O ID 5 é uma versão coupe do compacto ID4 que está disponível nos mercados europeu, asiático e da América do Norte desde finais de 2020.

Linha Volkswagen ID 5 oferece cada vez mais soluções

Es ist offiziell: Auf den #VWID3 & #VWID4 folgt der #VWID5! Wie #VW-Markenchef Ralf Brandstätter heute im Gespräch mit @WN_Wolfsburg bekanntgab, wird das Coupé-SUV bei uns in #Zwickau gebaut. Markteinführung: 2. Halbjahr 2021! Die ersten Vorserien laufen bereits… 🚗#emobility pic.twitter.com/c9W5hxnE7E

— vwsachsen_de (@vwsachsen_de) 11 de fevereiro de 2021

O ID 4 foi o primeiro veículo da marca a ser construído tendo como base a arquitetura modular elétrica MEB e a ser disponibilizado na América do Norte. O seu antecessor, o ID 3, apenas foi comercializado na Europa.

Os representantes da Volkswagen garantem não ter planos para levar o ID 5 até ao outro lado do Atlântico, pelo que devemos estar perante um modelo destinado à frota europeia da fabricante.

A linha de veículos ID da germânica inclui também versões conceptuais de um SUV de dimensões mais robustas (o ID Roomzz), um buggy (ID Buggy) e uma versão renovada do icónico "pão de forma" com a nomenclatura ID Buzz.

Marca germânica com aposta reforçada no mercado elétrico

Antes de recorrer à plataforma MEB a Volkswagen chegou a lançar o e-Golf em 2012, apenas para o descontinuar em 2020.

A família Volkswagen tem já produzido várias ofertas EV com a Porsche a apresentar o Taycan em 2019 e a Audi a colocar na estrada o E-Tron em 2018.

Esta transição para o mercado elétrico pode ajudar a marca a lidar com as consequências do infame caso Dieselgate, no qual foi acusada de instalar software ilegal em 11 milhões de veículos a gasóleo para enganar os testes de emissões.

Editores 4gnews recomendam:

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.