Volkswagen ID.X Performance combina na perfeição a estética e desempenho de um desportivo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A construtora alemã continua a mostrar os seus avanços na eletrificação da sua frota com a revelação do novo Volkswagen ID.X Performance. Este veículo resulta do compromisso da marca no desenvolvimento de propostas de alto desempenho, sem nunca esquecer a sua elegância.

Ainda que se trate de um conceito, o Volkswagen ID.X Performance espelha o que de melhor a marca alemã é capaz de desenvolver. Pese embora seja baseado no sedan ID.7, existem traços claros de diferenciação entre estes modelos de gama alta da marca.

Volkswagen ID.X Performance

Volkswagen ID.X Performance é um carro conceito com uma aparência musculada

Ainda não é certo se algum dia veremos o Volkswagen ID.X Performance na estrada, porém, este modelo representa o futuro da frota elétrica de topo da marca. É um veículo concebido para um bruto desempenho, sem ignorar um aspeto musculado e desportivo.

Quando comparado com o Volkswagen ID.7, este novo veículo apresenta uma frente transformada. O seu para-choques dianteiro conta com uma grelha preta que emana uma aparência poderosa e agressiva.

Os seus cantos são estrategicamente preenchidos com aberturas que ajudarão o fluxo de ar do carro. O seu objetivo é, naturalmente, potenciar a aerodinâmica do carro, possibilitando maior estabilidade mesmo a altas velocidades.

Volkswagen ID.X Performance

Ainda no capítulo da aerodinâmica temos, na traseira deste Volkswagen ID.X Performance, um difusor em fibra de carbono. Este ajudará a melhorar não só a estética do veículo, mas também a reduzir o arrasto a aumentar a força descendente exercida sobre o carro.

Por cima do porta malas está um proeminente spoiler que também irá trabalhar no melhoramento aerodinâmico e estabilidade do carro. Ademais, confere-lhe uma aparência mais desportiva, ajudando a consolidar a base de desenvolvimento do ID.X Performance.

O Volkswagen ID.X Performance vem equipado com jantes de 20 polegadas que melhorarão o desempenho do carro, bem como a sua aderência e estabilidade. Pormenores que colocarão a experiência de condução deste veículo num novo patamar.

Volkswagen ID.X Performance

A Volkswagen decidiu adornar este veículo com traços em vermelho, quer na frente e traseira do carro, quer na parte interior das rodas. Estes formam um apelativo contraste com os elementos em preto da parte exterior do carro.

Volkswagen ID.X Performance debita uma potência equivalente a 550 cv

Olhando agora para debaixo do capô do Volkswagen ID.X Performance, temos detalhes igualmente impressionantes. Em primeiro lugar, importa sublinhar que este modelo foi desenvolvido na plataforma MEB, a mesma que serve o desenvolvimento de outros elétricos da marca.

O que destaca este Volkswagen ID.X Performance é a presença de dois motores elétricos. Estes oferecem uma potência combinada equivalente a 550 cv, enaltecendo o alto desempenho esperado deste veículo.

Volkswagen ID.X Performance

Já a sua bateria conta com uma capacidade de 220 kW e possui tecnologia de carregamento rápido. Os tempos de carregamento não foram divulgados, porém, nota-se que a Volkswagen deseja que os condutores passem o menor tempo possível presos a uma tomada e mais tempo na estrada.

Em suma, temos um veículo com uma estética bastante apelativa, que será difícil de ignorar nas estradas. Adicionalmente, apresenta-se como um dos mais potentes carros Volkswagen, ideal para procura um veículo de alto desempenho.

Tendo o Volkswagen ID.X Performance sido revelado como um conceito, não é certo se algum dia veremos este carro, nesta forma, nas estradas. Porém, poderá ser a base para o desenvolvimento de algo similar com destinado ao mercado nos próximos anos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.