Tesla faz tremer a indústria automóvel com o seu carro de 25 mil euros

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A indústria automóvel vive dias de desassossego com as notícias que dão conta do desenvolvimento de um novo elétrico da Tesla. Aquele que será o seu modelo mais acessível de sempre, tem o potencial para mudar novamente o paradigma dos veículos elétricos.

O futuro modelo da Tesla está a ser desenvolvido como uma alternativa mais barata aos carros da marca de Elon Musk. Ao que tudo indica, este misterioso modelo poderá chegar às lojas por sensivelmente 25 mil euros.

Misterioso Tesla de 25 mil euros está a deixar a indústria aos sobressaltos

É importante sublinhar o secretismo que ainda envolve o desenvolvimento deste novo carro da Tesla. Este veículo é ainda um mistério para toda a indústria, até porque a marca norte-americana tem-se fechado em copas perante tais notícias.

Tesla Model 2
Possível esboço do Tesla Model 2, o modelo de 25.000 €

A única pista dada acerca deste modelo chegou-nos pela voz de Elon Musk em 2020. No evento Tesla Battery Day, o magnata americano referiu que a Tesla teria nos seus planos o desenvolvimento de um carro com uma etiqueta de 25 mil dólares.

Desde então, tudo o que se tem lido na imprensa especializada é fruto de rumores e especulação. Contudo, têm sido suficientes para deixar em alvoroço a indústria automóvel, sem saberem com rigor aquilo que a Tesla prepara para o futuro próximo.

iPhone 15 é oficial! Conhece os novos produtos apresentados pela Apple:

Novas baterias permitirão um carro mais acessível

Para que a Tesla consiga desenvolver um carro mais acessível, ela terá necessariamente de reduzir os seus custos de produção. E ao que tudo indica, isso será possível com a utilização de um novo tipo de baterias que a empresa está a desenvolver.

A marca terá simplificado o seu processo de fabricação de baterias e conseguiu desenvolver células com dimensões de 46mm x 80mm. Alegadamente, estas células permitirão um corte de 50% nos custos de produção de baterias para os carros da Tesla.

No que concerne a especificações, especula-se que estas baterias possam providenciar uma autonomia entre os 400 km e os 480 km. Uma vez mais, um ponto de diferenciação e vantagem para os seus concorrentes diretos.

Segundo os dados divulgados pela Car and Driver, veículos elétricos nesta gama de preços oferecem uma autonomia entre os 160 km e os 434 km. Acima dos 400 km de autonomia - e não por muito - há apenas um modelo com um preço abaixo dos 30 mil dólares.

Ainda que muito pouco se saiba sobre este misterioso novo modelo da Tesla, rumores apontam para um veículo compacto, estilo hatchback. Este poderá contar ter algumas semelhanças com o Model Y, mas em tamanho menor.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.