Vodafone suspende o uso de qualquer tipo de equipamento da Huawei

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os últimos meses não têm sido os mais benéficos para a expansão da Huawei. Depois dos EUA, foram já vários os países que levantaram questões de privacidade em torno dos equipamentos da chinesa. Agora temos também a operadora Vodafone a seguir caminho semelhante.

No seguimento de toda a polémica que se tem instaurado, a britânica Vodafone decidiu suspender o uso de equipamento da Huawei. No entanto, a operadora frisou que esta decisão poderá não ser definitiva.

As razões invocadas pela operadora prendem-se com as já comuns preocupações de privacidade. De acordo com o que é relatado pela Sky News, esta decisão da Vodafone é consequência das suspeitas de ligação entre a Huawei e o governo de Pequim.

Huawei está agora também sobre o escrutínio da Vodafone

É sabido que a tecnológica chinesa tem uma participação do governo chinês no seu capital. Desse modo, são várias as suspeitas de que Pequim faça uso do hardware da Huawei para espiar outros países.

É na sequência destes rumores que a operadora britânica decidiu suspender o uso de equipamento da chinesa. A Vodafone vai assim reunir-se com várias agências e governos internacionais com o intuito de analisar mais a fundo a veracidade desta ameaça.

Ainda assim, Nick Read afirma não ter sido vítima de pressão de qualquer entidade governamental. Esta decisão prende-se unicamente pelo "nível de ruído" gerado em torno desta temática. Ainda assim, o mesmo Read afirma que este discussão está num "nível muito simplista".

Por conseguinte, é sem grande surpresa que vemos a tecnológica chinesa refutar qualquer veracidade nestas alegações. A Huawei tem-se repetido em esclarecimentos face às suspeitas de espionagem, refutando qualquer fundamento nas mesmas.

A tecnológica chinesa enaltece a parceria de longa data com a Vodafone. Um porta-voz da chinesa afirma que estas duas entidades são parceira desde 2007. Ademais, ele agradece à britânica todo o apoio prestado ao longo dos anos, prometendo continuar a corresponder às expectativas nela depositadas.

Por fim, apenas frisar que a parceria desta duas entidades vai muito para além dos smartphones. São as infraestruturas de telecomunicações que têm unido a Huawei e a Vodafone. O 5G é o próximo grande capítulo deste tipo de tecnologias, esperando agora para ver se as duas irão unir novamente esforços.

Editores 4gnews recomendam:

LG G8 ThinQ pode ser demasiado parecido com o seu antecessor!

Nokia 1 Plus – Especificações do smartphone Android já são conhecidas

O que pagarias para poder ter acesso à tecnologia 5G?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.