Todas as novidades do Apple iPhone SE - Vale a pena comprar?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Apple tem um novo iPhone e a opinião pública dividiu-se entre os elogios e ironias satíricas para caracterizar o novo iPhone SE justifica o investimento.

Apesar de termos visto alguns rumores que sugeriam um novo design para este iPhone, tal não se verificou e temos aqui um equipamento exactamente igual, no exterior, ao iPhone 5S. Aliás, se pegarmos em ambos ou se os colocar-mos no bolso, não vamos sentir qualquer diferença entre os equipamentos. Tal facto já foi comprovado pelo apresentador/humorista norte-americano, Jimmy Kimmel Live.

Posto isto, muitos de vocês devem-se estar a perguntar: "Será que vale a pena trocar o meuiPhone 5S pelo novo iPhone SE?". Para responder a essa questão temos que ver para além das aparências e do exterior.

iPhone 5s no exterior, 6s no interior

A Apple desenvolveu este iPhone 5S pelo que sou levado a acreditar nas várias razões apontadas pela marca para justificar a ausência de mudanças no design, para além do novo esquema de cor, Rosa Dourado.

Capas e acessórios do iPhone 5/5S são compatíveis com o iPhone SE

O que ficou por dizer?

Depois de vários anos a bater sucessivamente recordes de vendas, com mais de 1 bilião de dispositivos iOS activos, a Apple está no topo! Contudo, agora vem a parte difícil. Chegar ao topo é fácil, o difícil é manter-se lá e não pude ignorar as várias investidas que a Apple fez durante a sua última apresentação, no sentido de cativar o público asiático, de lançar o anzol ao mercado chinês.

Vê também: iPhone SE: Ok Apple já chega, agora lancem algo novo!

Desde os gráficos ilustrativos das tendências e preferências dos consumidores chineses, a vários e vários minutos em que a Apple nos mostrou os seus esforços para tornar várias cidades asiáticas mais responsáveis e eficientes energicamente, zelando pelos interesses do oriente de uma forma muito subtil, passando até por vários "takes" e mensagens em mandarim nos vídeos de apresentação dos vários produtos e serviços apresentados no decorrer do evento.

Estarão as 4 polegadas de novo na moda?

É um facto inegável que a marca está a esforçar-se para solidificar a sua posição nos mercados asiáticos e, se quer manter o ritmo de crescimento (e respectivos lucros), terá que apostar em novas fontes de rendimento e os seus mercados tradicionais (norte-americano e europeu), não devem aguentar este ritmo durante muito mais tempo.

As novidades!?

É verdade, já me estava a esquecer do mais importante. As novidades (ou se calhar não visto serem tão poucas). Uma coisa é certa, a Apple não poderá, nunca mais, apontar o dedo à Samsung por "reciclar" os seus smartphones, por lançar versões Prime, mini ou Value Edition. Se bem que...tendo em conta a arrogância intrínseca à empresa de Tim Cook, não ficaria muito surpreendido se tal viesse a acontecer.

Mas, já chega de considerações pessoais, vamos às novidades propriamente ditas! Em primeiro lugar, poderás usar todas as tuas capas e acessórios do iPhone 5 e 5S neste novo Preços oficiais do Apple iPhone SE

Em termos de tamanho de ecrã temos aqui as ergonómicas 4 polegadas com uma resolução de 640x1136pixels, sem a tecnologia 3D Touch (apesar de isso não fazer muita falta). Já no seu interior temos um potente processador Apple A9 com o co-processador Apple M9 e uns bons 2GB de memória RAM. Infelizmente, o modelo base contará com apenas 16GB de memória interna (dos 16GB parte estará ocupado pelo sistema) e caso queiras mais armazenamento (64GB), terás que desembolsar mais 100€.

No departamento fotográfico temos uma câmara de 12MP isight com flash dual-LED True Tone, além de uma câmara frontal de 5MP para as tuas indispensáveis selfies. Ficarás contente ao saber que a sua câmara principal será capaz de gravar vídeo em 4K Ultra-HD a 30 FPS, em 1080p Full-HD a 60 FPS e até gravar vídeo em câmara lenta a 240FPS em 720p HD ou 120FPS a Full-HD.

No seu interior trará a mais recente versão do sistema operativo da Apple, o iOS 9.3 já instalado, além de vir equipado com a conectividade NFC para que possas experimentar o serviço Apple Pay, nos países disponíveis, entenda-se.

Vê também: Todas as especificações do Apple iPhone SE

A autonomia de bateria do iPhone SE deverá portar-se um tanto melhor que os iPhone's 6 e quiçá, até o iPhone 6s.

Conclusão

O iPhone SE, creio que foi uma demonstração de preguiça por parte da Apple. Não temos aqui nada de novo mas sim, os melhores componentes de ontem, com a qualidade de construção e design mais invejada do mercado...há dois anos atrás.

Claro, não deixa de ser um equipamento atraente, será o iPhone mais barato que encontrarás no mercado e até dei por mim a ponderar seriamente a sua compra . Em boa verdade, não fosse a discrepância de preços para os mercados europeu e norte-americanos, este seria o meu primeiro iPhone.

Agora que já conhecemos bem o novo iPhone, qual é a tua opinião sobre o equipamento?

Talvez queiras ver:

  • iPhone SE: Ok Apple já chega, agora lancem algo novo!
  • Afinal o iPhone SE tem 2GB de memória RAM
  • Versão Galaxy S7 Dual-SIM funciona com dois cartões e com Micro SD (tesouras à mistura)
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.