Tesla: travagem de emergência vai em breve funcionar com peões e ciclistas (vídeo)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Tesla lançou em 2017 o seu sistema de travagem de emergência (AEB) para todos os seus veículos com o sistema Autopilot (piloto automático). Em novos vídeos, a fabricante revelou que na próxima geração o AEB vai funcionar com peões e ciclistas.

O sistema já conseguia prever possíveis acidentes entre veículos e travar de forma a evitar uma colisão. Nos vídeos agora revelados pela Tesla, o sistema consegue detetar quando um peão ou um ciclista se atravessa no seu caminho, e assim travar de emergência.

Or a cyclist: pic.twitter.com/CGH44L9Vbo

— Tesla (@Tesla) 4 de julho de 2019

Obviamente que nenhum carro consegue prevenir todos os acidentes. No entanto, estas características vão tornar a condução de um Tesla ainda mais segura. A marca revelou mais dois vídeos, onde atesta a segurança do seu sistema de assistência ao condutor. Nestes, o carro corrige a direção do condutor para prevenir um acidente.

Emergency Lane Departure Avoidance applies corrective steering if it detects the driver is drifting into another lane with oncoming traffic: pic.twitter.com/aVuO8bx2pB

— Tesla (@Tesla) 4 de julho de 2019

Neste caso não é o Autopilot que é ativo, mas sim o seu sistema de emergência. Estas são características de segurança, e estão asseguradas em todos os veículos da fabricante.

O que pode ser melhorado

O Autopilot envia trimestralmente um relatório aos seus condutores acerca da sua segurança. Algo que poderia ser implementado no relatório era o número de vezes que o sistema teve de ser ativado durante um determinado período de tempo.

Este tipo de prática iria promover o Autopilot, mas também fazer o consumidor entender melhor como funciona todo o sistema de assistência à condução na Tesla.

Sabe mais sobre a Tesla:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.