Todos os automóveis na estrada deviam ter este sistema dos Tesla (vídeo)

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os Tesla são dos automóveis mais capazes e irreverentes no mercado. Não só pela beleza estética ou por ser 100% elétrico. Mas sim porque compacta uma enorme tecnologia num só veículo. O sistema de segurança do carro é o perfeito exemplo.

Não estou a falar apenas das dashcams que qualquer veículo pode instalar, mas também de como o sistema funciona caso exista algum problema quando o carro está parado.

Sentry Mode é uma segurança extra

O Sentry Mode é uma característica que chegou com uma atualização de software do automóvel e é um dos melhores sistemas de segurança que podes ter no carro. Em síntese, o Tesla começa a filmar assim que os sensores detetam movimento suspeito perto do carro.

Atenção que não é apenas o movimento de uma pessoa passar ao lado. Mas algo que não pareça seja particularmente normal. Estas filmagens ajudam a provar batidelas, arranhões ou até delinquentes como no vídeo que podes ver abaixo.

Mais sobre o Sentry Mode

Este sistema é perfeito em muitas ocasiões e como poderás ver no próximo vídeo nem sempre é ativo. Ou seja, o algoritmo é suficientemente inteligente para perceber quando é que deve filmar.

O vídeo abaixo de Alex Venz está em Inglês mas conseguirás perceber um pouco mesmo sem perceber Inglês. Ainda assim, incentivo-te a ativar as legendas automáticas no Youtube para perceberes um pouco melhor caso necessário.

Alex faz uma quantidade de testes para perceber em que circunstâncias é que o Sentry Mode é ativo. Vemos também Alex a testar o alarme do carro e como funciona as notificações enviadas para o teu smartphone.

O sistema de segurança também funciona enquanto viajas

A maior vantagem deste sistema é que tens dashcams em todos os cantos do carro. Ou seja, não há muita forma dos outros condutores escaparem se fizerem algo de errado.

No vídeo abaixo vais ver um "Camaro" a provocar um acidente simplesmente porque não conseguia ultrapassar o Tesla quando não era permitido nem existia possibilidade. O vídeo mostra-te a situação de embate, porém, também te mostra mais tarde com outras câmaras o quão o condutor do Camaro estava a conduzir.

Já neste vídeo seguinte vemos um condutor simplesmente imprudente que acaba por provocar um grave acidente em plena autoestrada. Mais uma vez, temos a visão de várias câmaras no momento do acidente.

Todos os automóveis deviam ter este sistema

Embora não seja um sistema simples de implementar, este tipo de sistema devia estar presente em todos os automóveis. Principalmente para obrigar condutores como os de cima a ter peso e medida na estrada.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vê Arnold Schwarzenegger a promover carros elétricos de forma hilariante (vídeo)
  • Tesla deverá começar a produzir as suas próprias baterias
  • Lightyear One, o novo carro movido a energia solar. Conhece o conceito em vídeo
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.