A Tesla lançou em 2017 o seu sistema de travagem de emergência (AEB) para todos os seus veículos com o sistema Autopilot (piloto automático). Em novos vídeos, a fabricante revelou que na próxima geração o AEB vai funcionar com peões e ciclistas.
O sistema já conseguia prever possíveis acidentes entre veículos e travar de forma a evitar uma colisão. Nos vídeos agora revelados pela Tesla, o sistema consegue detetar quando um peão ou um ciclista se atravessa no seu caminho, e assim travar de emergência.
Obviamente que nenhum carro consegue prevenir todos os acidentes. No entanto, estas características vão tornar a condução de um Tesla ainda mais segura. A marca revelou mais dois vídeos, onde atesta a segurança do seu sistema de assistência ao condutor. Nestes, o carro corrige a direção do condutor para prevenir um acidente.
Neste caso não é o Autopilot que é ativo, mas sim o seu sistema de emergência. Estas são características de segurança, e estão asseguradas em todos os veículos da fabricante.
O que pode ser melhorado
O Autopilot envia trimestralmente um relatório aos seus condutores acerca da sua segurança. Algo que poderia ser implementado no relatório era o número de vezes que o sistema teve de ser ativado durante um determinado período de tempo.
Este tipo de prática iria promover o Autopilot, mas também fazer o consumidor entender melhor como funciona todo o sistema de assistência à condução na Tesla.
Sabe mais sobre a Tesla: