Tesla terá frota de 'robotáxis' já em 2020, afirma Elon Musk

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O CEO da Tesla — Elon Musk — afirmou durante a celebração do Autonomy Day que a Tesla irá lançar a sua primeira frota de 'robotaxis' já em 2020. O grande objetivo da empresa é conseguir implementar uma rede de ride-sharing de carros autónomos. Esta seria sem qualquer dúvida, uma verdadeira ameaça ao popular UBER.

Esta não seria a primeira vez que Musk tornava algumas previsões demasiado ambiciosas oficiais. Ainda assim, o CEO confirmou que tem toda a confiança de que os carros táxis autónomos da Tesla irão estar já nas ruas. No entanto, salientou que a mais difícil tarefa será conseguir aprovação por parte dos vários Estados.

Ainda não foram revelados muitos detalhes sobre a forma como este serviço irá funcionar no que respeita aos utilizadores que decidem colocar o seu Tesla à disposição. Mas, sabe-se que irá ser bastante semelhante ao que vemos implementado na UBER. A Tesla irá tirar entre 25% e 30% das receitas provenientes destas 'boleias'.

Serviço chegará até às zonas onde não existam muitos carros da Tesla

Como será fácil imaginar, existem várias áreas em que a concentração de carros da Tesla está longe de ser ideal para a implementação deste serviço. Por isso, Elon Musk garantiu que nessas áreas, a fabricante irá disponibilizar a sua própria frota de táxis autónomos.

Este é um projeto que faz parte das ambições de Elon Musk desde 2016, sendo que na altura foi visto apenas como um plano totalmente descabido. Uma vez mais, Musk está a provar ter uma linha de pensamento muito à frente no tempo. O CEO da Tesla vai ainda mais à frente, afirmando que dentro de pouco mais de um ano, iremos ver mais de 1 milhão de robotáxis da fabricante nas estradas.

Durante o evento que decorreu ontem, foi ainda revelado que todos os Tesla a serem produzidos atualmente, chegam equipados com um chip que permite a condução totalmente autónoma. De acordo com Elon Musk, este chip consegue cumprir com todas as necessidades de hardware de um carro autónomo, sendo o melhor do mundo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla Model 3 abaixo dos 50 mil euros chega finalmente a Portugal
  • Tesla ajuda a polícia a apanhar um ladrão com o 'Modo Sentinela'
  • Elon Musk confirma que buracos na estrada não serão problema para os Tesla
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.