Tesla prepara-se para deixar os seus condutores ainda mais felizes

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

O CEO da Tesla, Elon Musk, confirmou que a função Full Self Driving (FSD) será disponibilizada para proprietários através de uma subscrição. Este serviço chegará perto do final do ano, de acordo com Musk, que fez o anúncio durante a conferência de receitas relativa ao primeiro trimestre de 2020.

Para proprietários de carros não preparados paras as tecnologias de condução autónoma, a Tesla faz a instalação da tecnologia necessária de bom grado. Em fevereiro de 2019, a empresa cobrava 3 mil dólares (2758 euros) para instalar o sistema Auto Pilot ou 5 mil dólares (4597 euros) para o sistema FSD.

Com um sistema de subscrição, proprietários apenas pagariam um valor mensal para usufruir das funções. Valores ainda não foram mencionados, mas dependendo do serviço providenciado, pode ser um bom negócio para proprietários de carros elétricos da Tesla.

Nos últimos anos, os carros da Tesla já vem com o hardware necessário para usufruir das funções Auto Pilot e FSD. Contudo, isto não significa que as funções venham ativas de fábrica. Na verdade, a Tesla opta por vezes ativar essas funções através de atualizações, à semelhança de um smartphone ou computador.

O que é o sistema Full Self Driving?

O Full Self Driving é um sistema de condução autónoma mais avançado que o Autopilot. Este último apenas assiste na direção e controlo de velocidade do carro, de foma a ajustá-lo conforme o trânsito em redor.

Com o Full Self Driving, o carro consegue mudar de faixa, estacionar, sai do estacionamento, parar em sinais e aproximar-se do condutor. Tudo isto de forma autónoma. No entanto, tal como a Tesla, salientamos que a atenção do condutor é sempre necessária, bem como as mãos no volante.

Preço da instalação do sistema Full Self Driving aumentou consideravelmente

A decisão para mudar o modelo de negócio para um sistema de subscrições foi motivado pelos altos preços cobrados pela Tesla. Em agosto de 2019, a Tesla já tinha aumentado o valor de instalação do Full Self Driving para 7 mil dólares (6436 euros). Embora os carros elétricos da Tesla sejam considerados dispendiosos, ainda é um valor bastante salgado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Ford cancela planos para carro eléctrico revolucionário. Sabe os detalhes
  • OnePlus Z aparece em nova imagem real! Design do painel frontal confirmado
  • Google Pixel 4a: smartphone chegará às lojas ainda em maio
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.