Tesla Model Y recebe "micro" alteração para ensinar os utilizadores a abrir a porta!

Vitor Urbano
Comentar

Depois de ter começado recentemente a comercializar o novo SUV Tesla Model Y, a empresa de Elon Musk viu-se obrigada a implementar uma pequena, mas importante, alteração no interior do carro elétrico. Para quem nunca entrou num Tesla Model Y ou mesmo o Model 3, não existem os tradicionais "puxadores" para abrir as portas.

Para abrir as portas existe um botão eletrónico que aciona o mecanismo de desbloqueio da porta e no caso das portas frontais, têm um sistema adicional para abertura manual da porta. No entanto, este sistema deve ser utilizado apenas em casos excecionais, quando o carro não tem energia.

Tesla Model Y abertura da porta

O problema é que a grande maioria dos utilizadores acaba por ter uma inclinação natural para utilizar o sistema manual, em vez do simples botão automático. Para evitar confusões e dar maior destaque ao botão automático, os Tesla Model Y chegam agora com um pequeno autocolante que claramente demonstra a sua funcionalidade.

Tesla Model Y

Abertura manual da porta no Tesla Model Y pode dar origem a problemas desnecessários

Tal como salienta a própria Tesla no manual do carro, "a abertura manual da porta foi concebida para ser utilizada apenas em situações em que o Model Y não tem energia. Sempre que o Model Y tem energia, utilize o botão posicionado no topo da pega interior da porta."

O site Electrek avança ainda com uma explicação mais concreta do motivo pelo qual a abertura manual da porta pode acabar por causar problemas. Os carros da Tesla tem um design frameless, significando que antes da porta ser aberta é preciso baixar ligeiramente o vidro. Obviamente, quando é utilizado o mecanismo manual, isso não acontece, podendo acabar por causar danos em todo o sistema.

Este é um problema tão comum que, um dos "acessórios" mais populares e recomendados por inúmeros sites especializados em carros da Tesla é um pequeno autocolante com um design semelhante ao que agora está a ser implementado pela marca.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.