Tesla Model 3 em Autopilot desfez-se contra um camião parado na auto-estrada! (vídeos)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Já há algum tempo que não recebíamos notícias de acidentes causados por falhas no funcionamento do Autopilot presente nos carros da Tesla. O mais recente aconteceu ontem numa auto-estrada em Taiwan, onde um Tesla Model 3 enfiou-se literalmente no tejadilho de um camião que estava "virado" no meio da estrada.

Considerando as imagens, parece óbvio que o carro circulava com o Autopilot ativo e que o condutor não estava a prestar atenção à estrada. Parece que o sistema do Model 3 não conseguiu detetar o grande "objeto retangular" que tinha à sua frente, ainda que tenha acontecido durante o dia e as condições meteorológicas fossem ideais.

Pelo que podemos ver no vídeo em cima, parece que o condutor apenas se apercebe do que vai acontecer momentos antes do impacto, onde se pode ver uma pequena travagem. Não parece existirem grandes dúvidas que qualquer condutor em condições normais iria conseguir evitar este acidente.

Clientes da Tesla continua a ignorar indicações de segurança da marca!

Não é a primeira e certamente que não será a última vez que iremos ver um carro da Tesla envolvido num incidente peculiar como este. A explicação base para este acidente é muito simples, o condutor ignorou as indicações da fabricante e não permaneceu atento enquanto o carro circulava com o piloto automático.

A Tesla e Elon Musk continuam constantemente a relembrar os seus utilizadores que, ainda que o objetivo final seja de oferecer carros com condução autónoma, isso ainda não é uma realidade. O Autopilot da Tesla deve ser utilizado com precaução, e os condutores devem manter as mãos no volante e atenção em todas as alturas.

Estas indicações podem facilmente evitar acidentes deste tipo, onde o sistema de câmaras do Tesla Model 3 falha redondamente no reconhecimento de um grande objeto imóvel no meio da estrada. Não foi a primeira vez que o sistema de travagem de emergência da Tesla tem dificuldades em reconhecer grandes objetos imóveis na estrada, especialmente quando são de cores extremamente claras.

Parece que uma das formas de conseguir facilmente melhorar a sua performance nestas situações seria com a implementação de um sistema LiDAR, mas Elon Musk já recusou essa opção para os seus carros.

Sabe mais sobre carros elétricos:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.