Uma funerária na Galiza decidiu adotar uma abordagem ecológica para os serviços funerários. A 'Pompas Fúnebres Arosa', na província de Pontevedra, tornou-se a primeira empresa do país a fornecer um serviço fúnebre com um Tesla Model 3 totalmente elétrico.
O carro escolhido para esta iniciativa ambientalmente consciente é um Tesla Model 3. Este passou por modificações significativas para servir o seu novo propósito. O processo de transformação envolveu o alongamento da carroçaria em mais de 850 milímetros e a substituição das portas traseiras por uma cúpula em vidro.
Modificações no Tesla Model 3 reduziram autonomia de 491 para 375 km
Assim é aumentado o espaço interior para acomodar um caixão. Esta modificação acabou por impactar negativamente a autonomia do veículo, que passou de 491 para 375 quilómetros. No entanto, é colocado acima disso o um compromisso com a sustentabilidade, mesmo em momentos de despedida.
A 'Pompas Fúnebres Arosa' lidera o caminho em Espanha, mas a ideia de um Tesla fúnebre não é nova. Na Holanda, a empresa Derk também possui Tesla Model 3 modificados para funerais. A adoção de veículos elétricos no setor funerário apoia a transição para energias limpas e proporciona uma despedida mais serena e respeitosa com o ambiente.
Será possível ver as funerárias portuguesas a fazer esta aposta num futuro próximo, de forma a trazer um dos carros elétricos mais famosos do mundo para este meio no nosso país.
Editores 4gnews recomendam: