Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Tesla vai dar carregamentos grátis para sempre a 9 sortudos no mundo

Concurso dá acesso a carregamentos vitalícios. Abre em dezembro e vai premiar quem usa a rede de Superchargers da marca de Elon Musk, numa altura em que a rede em Portugal continua a crescer.

Adicionar 4gnews como fonte preferida

Tesla

A Tesla decidiu transformar a experiência de ser dono de um carro elétrico num autêntico jogo competitivo. A marca norte americana acaba de anunciar a competição global de 2026 focada na sua rede de carregamento rápido.

O grande prémio é nada menos do que o acesso totalmente gratuito e ilimitado aos Superchargers, um benefício que durará enquanto o vencedor mantiver a propriedade do seu veículo.

Como funciona o concurso

A empresa vai avaliar a utilização de toda a sua rede de carregamento ao longo deste ano civil. Vão ser selecionados três vencedores em três regiões globais distintas, o que perfaz um total de nove premiados em todo o mundo.

A competição está dividida em três categorias principais que vão exigir um planeamento cuidado e muitos quilómetros no asfalto. A primeira categoria premeia a viagem mais longa. Para ganhar aqui é necessário construir uma sequência ininterrupta de visitas a localizações diferentes.

A regra principal exige que a sessão de carregamento no novo local comece no prazo máximo de 24 horas após o final do carregamento no posto anterior. É possível repetir paragens num posto onde já se tenha estado durante essa mesma viagem, mas isso não vai reiniciar o cronómetro das 24 horas nem somar para o tamanho final da sequência.

Tesla

A segunda categoria vai galardoar o condutor que visitar o maior número de Superchargers únicos ao longo do ano. Esta modalidade permite uma maior flexibilidade por não ter o limite de tempo a correr. A terceira e última categoria destina-se aos clientes mais assíduos e vai premiar a pessoa que consumir o maior valor total de energia em quilowatts hora através da rede oficial da marca.

Podes ficar a conhecer melhor o comportamento e a eficiência energética destes veículos na minha análise ao Tesla Model Y de tração traseira em mais de 1900 km ao volante.

Portugal fica de fora desta competição devido às leis e regulamentações locais

O globo foi dividido em três regiões para efeitos de competição: as Américas, a região da Ásia e Pacífico e a zona EMEA, que engloba a Europa, o Médio Oriente e África. Contudo as notícias para o nosso país não são nada animadoras.

A leitura atenta aos regulamentos oficiais revela que vários países europeus ficaram totalmente excluídos desta competição devido às suas leis e regulamentações locais. Portugal encontra-se expressamente na lista negra de exclusões, ao lado de países como a Itália, a Grécia, a Polónia e a Roménia.

Isto significa que os clientes nacionais estão legalmente impedidos de vencer o prémio máximo, mesmo numa altura em que a marca continua a expandir a sua rede no nosso território, com a aguardada abertura do Supercharger de Matosinhos.

Os automóveis que já beneficiam de carregamentos gratuitos vitalícios estão igualmente excluídos da competição. A regra aplica-se também a viaturas utilizadas para fins comerciais como táxis, plataformas TVDE ou serviços de entregas. Todos os funcionários da empresa tecnológica e os seus familiares diretos não podem participar no desafio.

Se quiseres acompanhar as tuas estatísticas, terás de esperar pelo lançamento da funcionalidade Passaporte 2026 na aplicação oficial da marca, previsto para o mês de dezembro. Apesar de a interface só ficar disponível no final do ano, todos os carregamentos efetuados desde o dia 1 de janeiro já estão a ser contabilizados pelo sistema.

Os nove grandes vencedores serão contactados por email em janeiro do próximo ano e o prémio de carregamento vitalício será associado exclusivamente à conta do utilizador e à viatura vencedora, não podendo ser transferido no momento da venda do carro.

Sabe tudo sobre este concurso no site oficial da Tesla.

Tesla Wall Connector
Tesla Wall ConnectorCarregador universal Tipo 2, até 22 kW, 7,3 m de cabo, instalação fácil
535,00 €Amazon
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre tecnologia. Já fez mais de 300 reviews a produtos, visitou fábricas de smartphones na China e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA. É editor-chefe desde 2025.