Tesla lança atualização para evitar mudanças involuntárias de faixa no Model 3

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Habitualmente as funcionalidades de piloto automático são as que acabam por chamar mais à atenção nos carros elétricos da Tesla. No entanto, essa acaba por ser apenas secundária, se considerarmos todas as suas funcionalidades de segurança. Numa nova atualização de software via OTA (over the air), os utilizadores do Tesla Model 3 começaram a receber duas novas adições às características de segurança ativa.

As duas funcionalidades são a 'Lane Departure Avoidance' e 'Emergency Lane Departure Avoidance'. Na sua essência, têm como objetivo principal evitar toda e qualquer mudança involuntária de faixa enquanto estás a conduzir. Ao detetar este acontecimento, o Tesla começará de forma suave a retornar de forma autónoma ao centro da sua faixa atual.

Esta é uma funcionalidade importante, mas devia ser obrigatória!

No caso da 'Lane Departure Avoidance', poderia ser uma funcionalidade perfeita para educar a grande maioria dos condutores. Uma vez que, deteta como mudança involuntária de faixa também em situações em que não é utilizado o pisca. Este é um hábito apresentado por muitos condutores, que acaba por colocar todos os que estão ao seu redor em perigo. No entanto, esta funcionalidade poderá ser desativada, caso o utilizador assim o decida.

Por outro lado, a 'Emergency Lane Departure Avoidance' apenas é ativada no caso de o Tesla detetar risco eminente de colisão, realizando o mesmo desvio autónomo para o centro da faixa. Ainda que possa também ser desativada, esta funcionalidade volta a ser reativada de forma automática no início de cada viagem.

Não tenho nenhuma dúvida que, estas são funcionalidades extremamente úteis que deveriam estar presentes de forma padrão, sem a possibilidade de ser desativadas (pelo menos a de emergência). Iriam servir não só para evitar milhares de acidentes, mas também para educar os condutores a terem hábitos de condução seguros.

Esta não será uma funcionalidade exclusiva do Tesla Model 3

Assim como foi informado através do site oficial da Tesla, a nova atualização já está a ser disponibilizada a partir de hoje para todos os Tesla Model 3 via OTA (over the air). No entanto, confirmaram também que não será uma funcionalidade exclusiva deste modelo. Após ser enviada para todos os Model 3, irão de forma faseada disponibilizar as novas funcionalidades de segurança para todos os carros Tesla produzidos a partir de outubro de 2016.

Outras funcionalidades de segurança presentes nos carros da Tesla

Ainda que Elon Musk não esconda o seu grande desejo de tornar os carros da Tesla totalmente autónomos, a fabricante continua a apresentar um grande foco nas suas funcionalidades de segurança. Estas duas novidades serão assim adicionadas a uma lista que conta já com 3 características de segurança principais.

Já foram muitos os relatos de orgulhosos donos de carros Tesla que revelaram situações em que qualquer uma destas funcionalidades acabou por (provavelmente) salvar-lhes a vida. Como seria de esperar, estas medidas de segurança chegam integradas nos Tesla de forma gratuita.

Assim, todos os condutores dos populares carros elétricos podem contar com o auxílio do sistema automático de travagem em caso de emergência (AEB). Além do sistema de evitar colisões laterais e também aviso de mudança involuntária de faixa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tesla processada por família de vítima fatal num acidente de Model X
  • Ducati lançará a sua primeira scooter elétrica em parceria com a Vmoto
  • Futura versão do Tesla Roadster terá uma autonomia inacreditável
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.