Telefone Google: como usar identificador de chamadas e evitar SPAM

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A aplicação Telefone Google é provavelmente a melhor para proteger o número de telefone de chamadas indesejadas, vulgo Spam telefónico, após a instalar e configurar corretamente. A pensar nisso elaboramos esta dica, um guia prático para Android.

Disponível para um grande número de smartphones Android, faz um bom trabalho ao descobrir o número de telefone de várias empresas. Aliás, detetando automaticamente números indesejados e, caso o utilizador queira, bloqueando-os de imediato.

O identificador de chamadas da app Telefone Google

Telefone Google Google Play Store
A app Telefone da Google está disponível na Play Store.

A Telefone Google é a melhor aplicação gratuita para gerir as chamadas telefónicas, sendo um ótimo "discador" muito simples de usar. Além de permitir gerir bem os contactos e os favoritos, tem funções avançadas como o filtro anti-SPAM.

O destaque vai para a capacidade de a app reconhecer números não gravados, sobretudo de empresas e entidades que praticam o tele marketing. Quando queremos saber a quem pertence um número de telefone, a Telefone Google mostra a sua utilidade.

O ID de chamadas da Google, integrado nesta app é capaz de descobrir número de telefone, apresentando o logótipo e nome da empresa. Desse modo, o utilizador passa a saber quem é que lhe está a ligar e se é, ou não uma fonte suspeita.

Começa por instalar a Telefone Google através da Play Store

Telefone Google
Menu de acesso às definições da aplicação Telefone Google.

Feita a instalação, abre a aplicação, familiariza-te com a sua interface e localiza o menu das Definições. Encontrarás esta opção no canto superior direito, sinalizado pelos três pontos verticalmente alinhados, imediatamente à direita da barra de pesquisa. Ao tocar nessa área será apresentado o menu idêntico ao da figura apresentada acima.

É a partir do menu das definições que podemos ativar o filtro de Spam com a aplicação a saber a quem pertence o número. A base de dados da Google está em constante expansão, pelo que a deteção de números indesejados melhorará com o tempo.

Para configurar o filtro de chamadas segue estes passos:

  • Abre a aplicação Telefone Google
  • Localiza e toca no menu das Opções
  • Entre as opções apresentadas, toca em Definições
  • Encontra e toca na opção "Identificação de chamadas e spam"
  • Escolhe e ativa (ou desativa) as funções que necessitares
Telefone Google
As várias opções de ação contra chamadas de spam na aplicação Google.
  1. Ver identificação de chamadas e de Spam - ativação recomendada
  2. Filtrar chamadas de Spam - ativação específica

1. Com base nas necessidades do utilizador é possível tirar proveito de duas funções. A primeira, mostra-te o nome de empresas associadas à prática de spam ou tele marketing através das chamadas telefónicas. A Google analisa vários números de telefone e, com base em várias métricas, avisar-te-á quando um número for suspeito.

2. A segunda, mais avançada, permite bloquear logo estes números de telemóvel ou telefone fixo. Assim que ativada, a função de "Filtrar chamadas de spam", impede que estes números contactem o utilizador, visando diminuir o incómodo.

De forma automática, a aplicação da Google pesquisa os números de telefone em Portugal - e de outros países - para os cruzar com a sua base de dados. Desse modo, o identificador de chamadas pode agir de forma automatizada e precisa.

Antes de ires, vê como bloquear números anónimos, com soluções válidas para Android e iOS. Em caso de necessidade, podes descobrir a quem pertence um número de telefone, com os melhores serviços para esse propósito.

A aplicação Telefone Google está disponível para smartphones com o sistema operativo Android 9.0, ou superior.

Tira mais proveito do teu smartphone:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.