Como bloquear números de telefone indesejados e anónimos

Jorge Lopes
Jorge Lopes
Tempo de leitura: 6 min.

Acontece-nos a todos: continuamos a receber chamadas de empresas que nos tentam vender algo e de números desconhecidos e anónimos. Quando a situação se torna demasiado aborrecida, é hora de descobrir como podemos bloquear estes números indesejados e sem identificação, algo que é possível tanto em equipamentos Android como iOS.

Para cumprir esta “missão” com sucesso, existem três métodos distintos e igualmente eficazes, que listamos e explicamos já a seguir. As formas mais simples de bloquear números indesejados são as que encontramos nas próprias opções do Android, por exemplo, mas também podemos recorrer a aplicações especialmente criadas para o efeito.

Mais à frente encontras uma lista de cinco apps que servem para bloquear números de telefone anónimos e criar também uma “lista negra” que podemos gerir em função dos contactos indesejados que recebemos. De uma forma ou de outra, o processo é simples e eficaz, e possivelmente vai libertar-te deste incómodo que muitas vezes te interrompe ou faz perder tempo.

Bloquear números nos menus de contactos Android

A interface normal do Android, independentemente da marca e modelo de smartphone, não dispensa a tradicional secção de contactos. Aqui ou na lista de chamadas recebidas (ou não atendidas), basta tocar no número que desejamos bloquear e depois no ícone ‘Mais’ (ou equivalente), que permite abrir o conjunto de opções disponíveis em relação a esse contacto.

Uma das possíveis escolhas nesse menu é ‘Adicionar à lista de assédio’ ou ‘Adicionar à lista de bloqueio’. Em versões mais antigas do Android, a opção em causa pode ser ‘Bloquear’, por exemplo. Ao selecionarmos essa opção, o contacto em causa fica impedido de voltar a ligar-nos ou enviar-nos mensagens a partir desse número telefónico.

E podemos aceder a qualquer momento à lista de contactos bloqueados por esta via, caso desejemos gerir o conjunto de números que estão impedidos de contactar-nos.

Em alternativa, uma ação mais “ligeira”: ao selecionar o número a bloquear como se descreve acima, podemos em alternativa escolher a opção ‘Bloquear chamadas para correio de voz’ (ou algo equivalente, dependendo do modelo de terminal móvel).

Esta ação não bloqueia o contacto de forma concreta, apenas faz com que qualquer chamada proveniente do número vá diretamente para a caixa de correio de voz, sem sequer “chamar” do lado de lá.

O remetente da chamada não dá por isso e do nosso lado veremos apenas a indicação de que o contacto tentou estabelecer ligação. Estes métodos correspondem e foram testados em ambientes Android 8.1 e Android 9.0.

Bloquear números nos menus iOS

O processo de bloquear números e chamadas telefónicas nos iPhone é em tudo equivalente. Podemos chegar à opção em causa através da app Telefone e encontrar o número a bloquear na lista de chamadas não atendidas/recebidas.

Tocar no pequeno ícone de informação no contacto desse chamada dá acesso à opção ‘Bloquear este contacto’. Cada tentativa de contacto vinda deste número passa a ir diretamente para o voicemail e nenhuma das partes será notificada da ocorrência.

O envio de mensagens fica também bloqueado e o remetente dos contactos indesejados não receberá informação de que o seu número está bloqueado no destino, tal como acontece nos smartphones Android.

O mesmo método funciona do mesmo modo no que diz respeito a contactos e chamadas Facetime, uma forma de comunicação exclusiva do iOS.

Bloquear números anónimos

Infelizmente, não existe forma de conseguirmos bloquear números anónimos recorrendo apenas aos menus tanto do Android como do iOS. Estamos a falar dos contactos cuja identificação não aparece no ecrã quando nos estão a ligar, os célebres números que os smartphones indicam como 'Desconhecido'.

Quando tocamos neste contacto nas listas de chamadas perdidas, recebidas ou desconhecidas, o máximo que acontece é vermos a opção para remover essa entrada, não existindo qualquer informação adicional e também não está disponível qualquer opção que permita juntar esse número à lista de contactos bloqueados.

Assim torna-se também impossível fazer com que estes contactos possam ir diretamente para a caixa de correio de voz do lado do remetente sem que ele seja notificado. Para proceder ao bloqueio destes números é necessário usar uma das apps para iOS ou Android que servem para o mesmo propósito e que listamos já a seguir.

Bloquear números com aplicações gratuitas

bloquear numeros

Naturalmente, o que não falta na App Store e na Play Store são apps que servem precisamente para bloquear números indesejados. E a maior parte delas são gratuitas e satisfazem o propósito principal, por contraponto a outras soluções pagas e que acrescentam algumas funcionalidades extra.

Tudo depende dos teus objetivos em particular no bloqueio de números, à partida, mas recomendamos que uses os métodos mais simples possível, sem gastos adicionais.

E relembramos que estas apps são a solução para bloquear números anónimos em geral, dependendo de cada caso específico.

Aqui está uma lista rápida com cinco apps Android e iOS gratuitas que servem para esse propósito e que estão bem cotadas nas respetivas avaliações nas lojas online da Google e da Apple:

Call Control – Para Android ou iOS, além de conseguir bloquear os números que indicamos ainda compara cada chamada desconhecida com uma base de dados de contactos internacionais de spam.

Hiya – Também existe tanto para Android como iOS e inclui um vasto lote de números "duvidosos" para comparação com os números que nos ligam. Permite bloquear qualquer contacto que desejemos e ainda identifica sempre que possível números desconhecidos.

Truecaller – Uma app simples para bloqueio de números indesejados e que também inclui funcionalidade de identificação de contactos desconhecidos. Para iOS e Android.

Bloqueador de Chamadas e SMS - Calls Blacklist – As funcionalidades normais neste tipo de app, incluindo o bloqueio de números individuais ou em grupos, para facilitar. Permite ativar e desativar a “lista negra” como um todo. Para Android.

Bloqueador de Chamadas – Qualquer chamada de número desconhecido é automaticamente bloqueada, mas podemos também bloquear os números que desejamos. Para Android e com várias funcionalidades extra.

Bloquear números com soluções de segurança

bloquear numeros

Por fim, relembramos que o produto e/ou serviço de proteção contra vírus e malware que podes ter instalado no teu smartphone também deve incluir uma funcionalidade para bloquear números indesejados.

Se é esse o teu caso, acede à app que protege o teu terminal e explora-a em busca da secção a que podes adicionar os contactos que desejas bloquear. Junto desses contactos e da eventual presença dos mesmos na lista de chamadas recebidas estará certamente uma opção para bloquear o respetivo número.

Diferenciamos este método do anterior por uma razão principal: estas soluções incluem muitas outras funcionalidades, todas relacionadas com a proteção contra malware, sistemas de fraude online, apps de origens que não sejam certificadam e até opções de controlo parental, por exemplo.

Aqui estão três exemplos de soluções gratuitas do género que incluem funcionalidades para bloqueio de contactos desconhecidos e anónimos:

Kaspersky Mobile Antivirus: AppLock & Web Security – A descrição desta app gratuita faz referência ao bloqueio de chamadas e mensagens, com a eventua colocação de contactos em “lista negra”.

Avast Mobile Security – De download gratuito e com método de bloqueio de spam, apps duvidosas e chamadas indesejadas.

McAfee Mobile Security: Antivirus, Anti-Theft & Safe Web – Também gratuita, esta app permite bloquear números e contactos indesejados, bem como mensagens de spam.

Independentemente do método que utilizes e do smartphone que usas, o nosso conselho final é que acompanhes regularmente os números que vais adicionando à lista de bloqueio no teu telemóvel. Isto porque é fácil assinalar números por lapso e estar assim a "perder" eventuais chamadas importantes.