A série LinkBuds da Sony era conhecida pelos seus auriculares até que a marca japonesa decidiu integrar nesta família uma coluna Bluetooth portátil. E é exatamente a Sony LinkBuds Speaker que nos traz hoje aqui.
Depois de duas semanas a ter esta pequena e compacta coluna a fazer-me companhia, estou preparada para partilhar contigo toda a experiência sonora.
Unboxing
Como já vem sendo habitual nos equipamentos high-tech, o unboxing é rápido, permitindo ver quase de imediato tudo o que está incluído.
Ao abrir a caixa, a coluna é exibida orgulhosamente. Já uma pequena exploração dá a conhecer a base de carregamento assim como o cabo USB-C para USB-A. Sim, não há adaptador para carregamento, mas isso também já não é novidade.
Design e construção
A palavra que melhor define esta coluna Sony é compacta. Tudo graças às suas dimensões reduzidas: 84 x 110 x 90 mm, com 520 gramas de peso. Para efeitos de contexto, a coluna em si tem o tamanho de uma lata grande de leguminosas.
O revestimento de tecido, no caso do modelo em teste cinzento, tapa-a por completo e confere-lhe um estilo tão neutro que lhe permite passar totalmente despercebida entre a decoração de uma casa. Mas, o mesmo revestimento, parece ser permeável a acumulação de pó que, ao longo do tempo, pode ser difícil de remover.
Mas há uma vantagem. Se queremos ter som ambiente sem dar nas vistas, esta Sony LinkBuds Speaker é a candidata ideal, já que se “perde” entre livros e adereços numa estante ou móvel, graças ao seu estilo e design em tudo discreto.
No topo, temos os botões para aumentar ou diminuir o volume do som, reproduzir ou fazer pausa, atender chamadas telefónicas e ainda o botão para emparelhamento Bluetooth. Mais uma vez, a discrição impera. Os botões estão dissimulados pelo revestimento cinzento, mas graças ao facto de serem em borracha torna-os bastante confortáveis e responsivos.
Na zona traseira – sim, há uma zona traseira e isso deve-se ao som direcional, mas já lá vamos – está o botão de ligar/desligar, uma entrada USB para carregamento (na falta da base própria) e uma pega em borracha para transporte ou para pendurar o dispositivo.
Tudo está bem arrumado e, no seu conjunto, a Sony LinkBuds Speaker é bastante agradável à vista com o seu estilo discreto, prático e funcional. Pode não apaixonar à primeira vista, mas vai conquistar o coração dos utilizadores com a prática utilização diária que fornece.
A construção é robusta e acredito que suporte bem alguns “safanões e cotoveladas” nas suas saídas para o exterior. Conta com certificação IPX4, o que significa que se dá bem com salpicos de água, mas não com mergulhos em profundidade, por isso cuidado nas festas à beira de água.
Agora umas palavras para o LED no topo desta coluna que assume a cor branca quando está a debitar música ou a ser emparelhada via Bluetooth e fica vermelha quando a coluna é desligada. Sempre! Sim, não há forma de desligar o pequeno LED vermelho e, se tiveres a coluna na mesa de cabeceira, terás de aprender a viver com isso nos momentos de descanso.
Aplicação SoundConnect
Assim que instalares a app Sound Connect da Sony no teu smartphone, podes personalizar mais esta coluna. Podes mexer no equalizador e na opção qualidade da ligação Bluetooth, dando prioridade à qualidade de som ou a uma ligação estável.
Neste tipo de casos, por hábito, dou sempre prioridade à qualidade som e faço por garantir que o dispositivo tem um acesso estável e com a Sony LinkBuds Speaker, esta fórmula resultou na perfeição.
É também nesta aplicação que podes concluir as configurações com serviços de streaming de música, o que é bastante útil e fica válido para qualquer sessão futura de áudio. Mas atenção, apenas podes usufruir desta funcionalidade no Spotify, Amazon Music e Endel, se usas outras plataformas, nada feito.
A aplicação tem uma interface intuitiva e dá-te outras informações como o teu histórico de música ouvida, o estado da bateria, além de permitir que alternes entre a Sony LinkBuds Speaker e modelos de auriculares da mesma família. Infelizmente, na falta destes últimos não me foi permitido testar a funcionalidade.
No geral, a app Sound Connect funciona bem ao ajudar-te a colocar o som à tua medida. Também facilita o acesso a plataformas de streaming de música, mas infelizmente só algumas é que estão incluídas nesta benesse.
Qualidade de som
A Sony LinkBuds Speaker conjuga um tweeter com um woofer num sistema direcional e é aqui que está a explicação para esta coluna ter parte frontal e traseira. Graças a este sistema, o som acaba por sair por um lado da coluna que, obviamente, passamos a designar por parte da frente.
Para desfrutares da qualidade de som desta coluna, terás de te posicionar adequadamente em frente ou, pelo menos, estares nessa direção. Caso contrário, o som parece-te um pouco abafado e nem consegues perceber de onde vem.
A qualidade de som é bastante razoável, com os agudos a serem claros e os graves a sentirem-se. Mas tudo num nível que não deslumbra, nem nos faz perder a cabeça. A própria Sony tem outras colunas que superam esta pequena LinkBuds na potência sonora.
E é por esta razão que esta é a coluna ideal para ter em casa. No conforto do lar, a sua qualidade de áudio cumpre com a potência necessária para te fazer dançar, sem acordar ou incomodar os vizinhos. Também te permite trabalhar com a tua playlist de eleição em fundo, proporcionando um ambiente muito agradável, sem afetar a tua concentração ou provocar vibrações no estômago.
Ao ar livre, cumpre com o necessário, mas acaba por perder protagonismo, devido ao seu sistema direcional. Mas ainda assim obriga os convivas a falarem mais alto para se sobreporem à sua potência sonora.
Também podemos atender as chamadas com a Sony LinkBuds Speaker e a conversa é clara e com detalhe a um nível bastante bom. Ouvimos claramente o nosso interlocutor. Nada a apontar.
Em resumo, esta coluna compacta gosta do conforto do lar, onde pode brilhar. Fora de portas, terá de ser conjugada com outra unidade Sony LinkBuds – sim, é possível – para se tornar a alma da festa.
Autonomia e carregamento
No ponto específico da autonomia, a Sony LinkBuds Speaker brilha e de que maneira. Fornece umas incríveis 25 horas de reprodução de música e receção de chamadas telefónicas.
Algumas rivais não vão além das 10 ou 15 horas e a pequena LinkBuds mostra aqui o quão gigante é neste campo. Para quem a vai utilizar em sessões curtas diárias, aguenta à vontade uma semana.
Outro ponto bastante positivo é a base de carregamento, sobretudo se a utilizarmos em casa. Falo por experiência própria. Deixei a base de carregamento na divisão em que passo mais tempo e quando ali estava a LinksBuds estava aí colocada. Quando saía da divisão, transportava a coluna comigo.
Claro que não a deixei permanentemente a carregar para não afetar a bateria, mas sempre que foi necessário, só tive de ligar o cabo à tomada elétrica. Tal mostrou-me a utilidade da base de carregamento.
Notas finais
A Sony LinkBuds Speaker é a coluna Bluetooth ideal para ter em casa. Tudo devido ao seu design discreto que se adapta a qualquer decoração, mas sobretudo devido ao seu sistema direcional que dá tudo em casa, mas fica um pouco aquém das expetativas fora de casa.
A autonomia de 25 horas é incrível e faz desta coluna uma campeã. A base de carregamento facilita imenso e vai evitando carregamentos mais longos no tempo.
Funciona às mil maravilhas com as plataformas de streaming de música, mas está limitada ao Spotify, Endel e Amazon Music.
O seu tamanho compacto é uma maravilha para a transportar, com a pega a ajudar a que tudo seja ainda mais fácil e confortável.
Em resumo, a Sony LinksBuds Speaker é a coluna Bluetooth ideal para ter em casa e é no conforto do lar que brilha no seu design discreto, no seu som convincente e na sua facilidade de transporte de uma divisão para a outra.
Se quiseres ver outras opções, não percas o nosso guia com as melhores colunas bluetooth!