As comunicações 5G estão a crescer em Portugal e no final do mês de março, o nosso país já contava com 9999 estações com esta tecnologia móvel.
Para já, só a NOS consegue ter estações nos 308 concelhos do país, superando as concorrentes nesta corrida de infraestruturas e serviços.
Vodafone segue de perto NOS na corrida do 5G
Os novos dados foram agora revelados pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) que avança que a NOS conta com uma estação 5G nos 308 concelhos portugueses.
Logo de seguida, está a Vodafone com estações em 306 municípios e, em último lugar, a MEO que marca presença em 305 concelhos.
No seu relatório, a Anacom esmiúça os dados por operador e avança que “a NOS mantém-se como a operadora que instalou mais estações base 5G (4705), sendo seguida pela Vodafone (3816) e pela MEO (1478)”.
Já quanto à instalação destas estações, as posições de liderança sofrem alterações, face ao trimestre anterior. A Vodafone cresceu 18% com mais 583 estações, a NOS 11%, graças a 470 novas estações e a Meo com apenas mais 19 estações, não vai além do 1% de crescimento.
Ainda de acordo com a Anacom, neste momento há uma estação 5G em cada 10 quilómetros quadrados e, em média, existem 97 estações 5G por cada 100 mil habitantes.
Regiões com mais e menos cobertura 5G
O novo relatório da Anacom revela também quais são as áreas do país com maior e menor cobertura 5G. E as áreas urbanas continuam a ser as privilegiadas.
"Continua a existir uma maioria de estações 5G (55% do total, correspondendo a 5531 estações) localizadas em áreas predominantemente urbanas", mas há notícias animadoras. A autoridade de comunicações refere que as diferenças estão a atenuar.
"Tomando como referência o sistema hierárquico de divisão do território em regiões NUTS III, verifica-se que, para as unidades administrativas Douro, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo, Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral e Baixo Alentejo, o número de estações de base 5G continua a ser significativamente inferior àquele que se verifica nas restantes regiões do país".
Já as regiões autónomas dos Açores e Madeira, diz a Anacom que o número de estações 5G se mantém igual ao registado no final de 2023. Em 161 freguesias existem estações 5G enquanto em 49 freguesias não há qualquer tipo de cobertura 5G. Contas feitas, 77% destes territórios é que conseguem ter acesso a comunicações móveis 5G.