Snapdragon 8 Gen 3 supera chips dos Apple iPhone na Geekbench

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Snapdragon 8 Gen 2 é atualmente o melhor processador para tablets e smartphones Android no mercado. Porém, está já em desenvolvimento, no seio da Qualcomm, a próxima iteração, os Snapdragon 8 Gen 3 a chegar no final deste ano de 2023.

Este chipset, ainda em fase de desenvolvimento, revelou já os primeiros resultados de benchmarks com indicadores impressionantes. Os números colocam este possível Snapdragon 8 Gen 3 confortavelmente à frente dos chipsets atuais da Apple.

Snapdragon 8 Gen 3 supera os atuais chipsets da Apple na Geekbench

Qualcomm

O mercado de dispositivos móveis tem assistido a uma renascença no segmento dos processadores próprios. De um lado, a Qualcomm e MediaTek com melhorias graduais e consistentes ao longo dos últimos anos. Do outro, a Apple com os seus chipsets.

Nesta área, apesar de os atuais Snapdragon 8 Gen 2 ficarem atrás dos mais recentes processadores Apple A, a próxima geração de SoC's da Qualcomm deverá superar os rivais da maçã. Em boa verdade, nem de outra coisa estava à espera.

Por outro lado, e em plena justiça, a Apple também deverá apresentar uma nova geração de processadores em setembro próximo a equipar os telemóveis Apple iPhone 15 Pro. Não obstante, vejamos os primeiros benchmarks do possível Snapdragon 8 Gen 3.

Qualcomm pode superar até os próximos Apple A17

Snapdragon gen 3 is indeed strongBigger jump compared to last genApparently the main contributor was arm itself, especially X4 & 1,4,3 configi think it's almost confirmed that gen3 for galaxy will beat bionic 17 frequency"on paper"up to 3.7+ghz for mobile

— RGcloudS (@RGcloudS) 3 de março de 2023

Face ao exposto, temos uma imagem com a suposta pontuação do Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm ao passar nos testes da Geekbench. Segundo consta, a pontuação single core chega aos 1930 pontos. Por outro lado, a pontuação multi core atinge os 6236 pontos.

Estes resultados mostram-se superiores ao inicialmente esperado com base nas melhorias previstas. Note-se que a atual geração Snapdragon 8 Gen 2 "fica-se" pelos 1491 pontos em single core. Por outro lado, a pontuação multi core atinge os 5164 pontos.

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3

Em suma, contamos com melhorias de 30% no poder de processamento para a próxima geração no desempenho single core. Já a melhoria multi core cifra-se nos 20% o que ainda assim é extremamente significativo.

Configuração única trará vantagens ao processador Snapdragon

Por "configuração única" entenda-se a disposição de núcleos deste chipset. Ao que tudo indica teremos a "tática" 1 + 5 + 2 núcleos para um total de 8 núcleos neste próximo "motor" da Qualcomm. Já a atual geração conta com 1 + 4 + 3 núcleos.

Em suma, contamos com uma efetiva melhoria no poder de processamento para a próxima geração de processadores Qualcomm. Entretanto, recomendamos vivamente os novos smartphones a integrar o Snapdragon 8 Gen 2 nos quais encontramos e notamos realmente uma maior velocidade em toda e qualquer tarefa mundana.

confirmed theoritically "by paper"gen 3 have higher "frequency"A16 already supports ray tracing, but just like exynos 2019 amd hypeleaked score compared to final product was dissapointing. Due to lack of coolingiP15 can't handle raytracing, yet

— RGcloudS (@RGcloudS) 4 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.