Contactos da Google vai-te ajudar a não esquecer os aniversários

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Os últimos meses têm trazido diversas melhorias para algumas das melhores aplicações da Google. Entre estas, uma das mais discretas e úteis é a sua aplicação de gestão de contactos e lista telefónica, justamente apelidada Contactos, da Google.

Tendo recebido novos widgets e uma renovação geral do design para seguir o mantra Material You, da empresa norte-americana, a nova adição às suas capacidades é algo realmente útil. A aplicação avisará quais são os próximos aniversários dos contactos.

Aniversários dos contactos guardados na aplicação da Google

Contactos Google

Aliás, esta aplicação tem sido alvo de melhorias constantes, desde a introdução do painel Destaques, à facilidade de adição de novos contactos à nossa lista a partir do Workspace da Google. A próxima melhoria, ao que tudo indica, incidirá sobre os aniversários.

As novidades foram detetadas pela publicação 9to5Google na versão 4.2 da app Contactos para Android. Ao que tudo indica, teremos um novo separador ou secção apelidada "Para Ti" onde será apresentada esta informação alusiva aos aniversários.

O utilizador será então presenteado com botões de ação rápida para, se assim quiser, enviar uma mensagem ou fazer uma chamada para estes contactos que celebram o seu aniversário.

Melhorias a caminho da app Contactos da Google

Contactos Google

Acima podemos ver uma das capturas de ecrã associadas à nova funcionalidade e secção de "Destaques" (Highlights) dentro da aplicação propriamente dita. Aí, o utilizador terá acesso a este novo nicho de informação, cruzada também com a Assistente.

Importa frisar que a melhoria será gradualmente introduzida na aplicação de contactos para Android. Dito isto, caso ainda não encontrem esta opção na mais recente área da app, a Destaques, será uma questão de tempo.

Em suma, esta é uma boa adição à aplicação na minha opinião. Um pequeno lembrete rápido dos aniversários dos nossos contactos guardados nos serviços Google. Será, ao que tudo indica, uma boa forma de suprir a principal função atual do Facebook.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.