WhatsApp garantirá que estas chamadas inconvenientes passam à história

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente versão de testes da aplicação WhatsApp para Android vem agora revelar um recurso potencialmente útil. Conforme as informações a plataforma de comunicações instantâneas bloqueará, ou pelo menos desativará as notificações de certas chamadas. O controlo ficará entregue ao respetivo utilizador.

Mais concretamente, aplicará, de modo automático, um mute, silenciando as notificações e alertas de chamadas recebidas de contactos não identificados. Ou seja, se um número desconhecido te tentar ligar através do WhatsApp, ser-lhe-á aplicado um mute automático.

WhatsApp ficará ainda melhor com este resguardo de privacidade

WhatsApp
Opção já a figurar na versão de testes da app. Crédito: WABetaInfo.

As novidades foram detetadas pela publicação WABetaInfo, sempre atenta aos desígnios da plataforma de comunicação instantânea, sobretudo nas versões em teste. Aliás, este novo recurso está presente na mais recente versão beta para Android da aplicação.

Na prática, poderemos ter uma redução das chamadas não desejadas através do WhatsApp, reduzindo também as distrações e potenciais chamadas Spam. Importa frisar, porém, que o recurso está atualmente em desenvolvimento como aponta a fonte.

Até ao momento não há uma data exata para o início da distribuição deste recurso. Não obstante, os responsáveis pela publicação supracitada acreditam que a mesma não tardará a chegar aos utilizadores Android com uma atualização via Play Store.

Utilizadores poderão silenciar chamadas de números desconhecidos

WhatsApp is working on a feature to mute calls from unknown numbers!WhatsApp is developing a new feature that allows users to silence calls from unknown numbers, for a future update of the app.https://t.co/Us5Bm11snF

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 5 de março de 2023

O novo recurso de silenciamento de chamadas vem, potencialmente, solucionar um dos problemas ampliados pelas Comunidades do WhatsApp. Essencialmente, ao entrar numa comunidade, podemos receber chamadas de outros membros dessa comunicada.

Tal facto veio gerar um aumento significativo nas chamadas de SPAM através desta plataforma, algo que não passou despercebido aos responsáveis pela plataforma. Agora, com a introdução deste "filtro", o flagelo poderá ser mitigado com relativa facilidade.

A chegar primeiramente à versão para Android da app, o utilizador poderá definir o comportamento predefinido a assumir pela aplicação. Este pode ser, por exemplo, o de silenciar as chamadas de contactos não guardados na nossa Lista.

Em suma, este é um recurso que, na minha opinião, virá melhorar a experiência de utilização da app. Agora, resta-nos aguardar pela sua chegada, na certeza porém de os utilizadores da versão Beta terem acesso prévio aos recursos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.