RIP Google+: Em Abril diz adeus à rede social que nunca foi

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Google Plus foi lançado em 2011 numa tentativa da Google unificar todos os seus serviços. No entanto as suas funções e interface não foram suficientes para atrair utilizadores.

Com a competição agressiva por parte do gigante Facebook ou mesmo o Twitter, o Google Plus caiu em irrelevância em pouco tempo. Parece que chegou a altura de acabar com tudo.

Após mais de meio milhão de utilizadores terem os seus dados comprometidos num escândalo de segurança, a Google anunciou no final de 2018 que iria terminar a sua rede social.

Todo o conteúdo na plataforma será eliminado a partir de 2 de Abril

De acordo com o Digitaltrends, a Google afirmou que após o dia 2 de Abril todo o conteúdo na rede social será completamente apagado. Em primeiro lugar conteúdo pessoal das contas, bem como fotos e vídeos que estejam arquivados no Google Plus.

Contudo, a Google salienta que os utilizadores podem fazer transferência de um arquivo que contém toda a sua informação. Esta eliminação irá certamente levar alguns meses. Contudo, alguns conteúdos irão manter-se visíveis para utilizadores da plataforma G Suite.

Em segundo lugar a Google vai remover a habilidade de criar perfis, páginas ou comunidades a partir do início de Fevereiro. Além disso verás os botões de login Google+ a desaparecer em vários sites.

Como justificação para o término da rede social, a Google utilizou o maior factor possível: inactividade. A empresa de Mountain View afirmou que a interacção dos utilizadores era extremamente baixa. Cerca de 90% de quem entrava no Google Plus não ficava mais do que cinco segundos.

Em suma, nada disto nos surpreende. Com opções como Facebook, Twitter ou mesmo Instagram, o Google Plus nunca foi uma rede social atraente. Todos estes anos a suportar um site quase inactivo foi um desperdício de recursos. Esperemos que a Google utilize agora esses mesmos recursos para melhorar os seus serviços existentes.

Editores 4gnews recomendam:

Youtubers são vítimas de extorsão por direitos de autor

Smartphone dobrável da Samsung dá nas vistas em novo anúncio!

Smartphone dobrável: Será este o design apresentado pela Huawei?

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.