Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Review Redmi Note 12 5G: modelo base com aspirações a Pro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 9 min.
Redmi Note 12 5G
★★★★☆4Bom

O Redmi Note 12 5G tem argumentos convincentes para um modelo posicionado no segmento de gama média. Fornece um desempenho bastante razoável, uma câmara que cumpre com o esperado e um design bastante atraente e apelativo.

Prós
  • Bom ecrã
  • Desempenho eficiente
  • Autonomia de bateria
  • Design atraente
  • Boa qualidade de construção
  • Preço bastante acessível
  • Comunicações 5G
Contras

  • Qualidade de som pouco poderosa
  • Interface baseada no sistema operativo Android 12
  • Especificações técnicas

Depois de termos testado o modelo Pro, é agora a vez do Redmi Note 12 5G passar pelo nosso escrutínio. Toca a alterar a configuração cerebral de versão Pro para variante base para descobrir se este modelo é assim tão “base” face ao seu irmão mais avançado.

À primeira vista, no que respeita a toque e dimensões são gémeos idênticos, registando apenas uma diferença milimétrica. E no resto? Será que o Redmi Note 12 5G tem argumentos para, de alguma forma, ofuscar um pouco o brilho da variante Pro?

Em que pontos se diferenciam? E, mais importante, em que parâmetros se aproximam e se confundem este modelo base e o Pro ? Na última semana fiz do Redmi Note 12 5G meu companheiro diário para descobrir as respostas a estas perguntas e avaliar o seu potencial enquanto modelo base desta série Redmi.

Imagem do smartphone Redmi Note 12 5G

Ecrã: AMOLED de 6,67 polegadas

Resolução: Full HD+

Taxa de atualização: 120 Hz

Processador: Snapdragon 4 Gen 1

Comunicações 5G: Sim

Memória RAM: 8 GB (versão testada)

Armazenamento: 256 GB (versão testada)

Câmara: 48 MP + 8 MP + 2 MP

Frontal: 13 MP

Bateria: 5.000 mAh

Carregamento rápido: 33 watts

Primeiras impressões

Imagem do conteúdo da caixa do Redmi Note 12 5G

A Xiaomi é uma das marcas que continua a fornecer um adaptador de carregamento, assim como cabo, juntamente com um novo smartphone. O Redmi Note 12 5G cumpre a tradição e ainda oferece ao utilizador uma capa protetora transparente que é sempre útil para evitar “cicatrizes” devido à utilização diária.

E aqui encontramos logo a primeira diferença entre os modelos base e Pro desta série. O Note 12 conta com um adaptador de 33 watts enquanto o Redmi Note 12 Pro fornece um com 67 watts. É uma diferença que vai fazer toda a diferença nos tempos de carregamento, mas já lá vamos.

Imagem do painel traseiro do Redmi Note 12 5G

O modelo base que testei exibe um painel verde-esmeralda que é atraente e que chama as atenções para si. Mas sem ser ostensivo ou demasiado vistoso, conquista antes com um charme apelativo que nos faz olhar uma segunda (e terceira e quarta…) vez.

Ainda que o painel seja em plástico, visto que estamos perante um modelo de entrada de gama, não confere essa sensação. Pelo contrário, transmite segurança e robustez.

No frente a frente com o “irmão” Pro, o Redmi Note 12 vence em dois pontos importantes. O seu painel não é tão escorregadio e, graças à sua pintura verde, não é tão permeável a dedadas. Os dedos ficam marcados, é certo, mas o facto de ter uma cor mais viva, consegue dissimular bem.

E agora vamos para algo peculiar. O Redmi Note 12 pesa 188 gramas enquanto a variante Pro tem um peso de 187 gramas. No entanto, quando temos os modelos na mão, a versão base parece ser mais leve. Suspeito que tal se deva ao facto de o painel de plástico ser capaz de conferir essa sensação. Mas foi algo que me surpreendeu; ainda que a diferença de um grama seja praticamente impercetível, o facto é que a experiência entre os dois modelos é diferente, sendo que o mais “rechonchudo” ganha a batalha como "peso-pluma".

Ecrã com bom desempenho ao contrário do áudio

O Redmi Note 12 5G exibe um ecrã AMOLED de 6,67 polegadas com uma resolução de 2400x1080 pixéis, uma taxa de atualização de 120 Hz e um brilho máximo de 1.200 nits. O modelo Pro conta com o mesmo tamanho de ecrã, mesma resolução e taxa de atualização, mas diferencia-se no brilho e na integração de suporte Dolby Vision e HDR10+, além de ser um painel OLED.

Ambos os ecrãs fornecem uma boa qualidade de imagem seja qual for o conteúdo exibido. São rápidos na atualização do conteúdo, fornecem cores reais e lidam bem com conteúdo mais exigente ao nível gráfico.

imagem de vídeo a correr no ecrã do Redmi Note 12 5G

No entanto, à semelhança do modelo Pro, também o Redmi Note 12 debate-se um pouco com os cenários mais escuros. Mais uma vez, recorri ao velho truque de aumentar o brilho no ecrã. E resulta bastante bem neste modelo base. Mas esta solução vai afetar a autonomia de bateria, por isso é aconselhável que seja usada durante um período de tempo reduzido.

Ainda assim, estamos perante um ecrã competente que vai responder às exigências dos utilizadores que gostam de visualizar conteúdos de entretenimento no painel do seu smartphone.

Imagem da coluna do Redmi Note 12 5G

Quanto à qualidade de som, bem herda o calcanhar de Aquiles do modelo Pro. O som debitado é pouco poderoso e não transmite a vivacidade suficiente para acompanhar um conteúdo com mais ação no ecrã. Com a música, a mesma situação. Reproduz bem a nossa playlist de eleição, mas sem conseguir provocar- nos aquela vontade de saltar da cadeira para dançar.

Redmi Note 12 não desilude no desempenho

O Redmi Note 12 5G está equipado com o processador Snapdragon 4 Gen 1. O modelo aqui testado conta com 8 GB de memória RAM e 256 GB de capacidade no armazenamento interno. E o seu desempenho não desilude. Está ao melhor nível de um smartphone posicionado na gama média.

Como não podia deixar de ser, está um pouco abaixo da variante Pro da mesma série. Mas, ainda assim, para uma utilização diária que não assente na produtividade “pura e dura”, este modelo é capaz de responder, de forma rápida e fluida, a tudo o que lhe é solicitado.

imagem da interface do Redmi Note 12 5G

Chega a executar a interface MIUI 14 e estas são as boas notícias. Do lado menos positivo é que esta versão da mais recente interface da Xiaomi está baseada no sistema operativo Android 12. Quando se trata de um smartphone novo é sempre preferível que este conte com o software mais atual, sobretudo no que diz respeito ao sistema operativo.

Outro ponto positivo é que o Redmi Note 12 não atinge uma temperatura elevada, nem quando está a lidar com uma tarefa exigente, nem quando está a carregar durante um período mais prolongado no tempo. O sistema de refrigeração integrado é bastante eficaz e este modelo não vai aquecer as mãos a ninguém.

Comunicações 5G por um preço tão amigo da carteira

Vamos então ao grande e excelente argumento de compra deste modelo Redmi Note. Este smartphone fornece comunicações 5G por um preço mesmo muito amigo da carteira. O seu custo final de venda ao público varia entre os 270 euros e 330 euros – consoante a loja onde é adquirido e a sua configuração de RAM e armazenamento interno.

Estamos a falar de um investimento de menos de 350 euros para termos na mão, a norma de comunicações móveis que está agora em fase de massificação e que irá manter-se predominante por mais alguns anos.

E este é, sem dúvida alguma, um ponto que pode conquistar muitos utilizadores que não são compradores dos modelos premium, mas que querem um modelo de gama média com qualidade que os acompanhe durante alguns anos, até necessitarem de trocar de smartphone.

Boa autonomia que aguenta ações mais prolongadas

Imagem do adaptador para carregamento do Redmi Note 12 5G

Os smartphones da Xiaomi fornecem uma boa autonomia. O Redmi Note 12 5G não escapa à tradição. A sua bateria aguenta um dia inteiro, mesmo quando fazemos ações que são mais prolongadas no tempo, como percorrer todas as redes sociais em que estamos.

Não só aguenta um dia inteiro com este tipo de utilização, como ainda chega à noite com energia suficiente para mais qualquer tarefa que necessitemos de fazer no smartphone. Tudo graças à robusta bateria de 5.000 mAh com a qual está equipado.

Também não demora muito a carregar. Ainda que o adaptador de carregamento de 33 watts esteja longe de ser mais rápido da marca chinesa, o modelo é eficiente a “alimentar-se” e em pouco mais de uma hora consegue assimilar energia para chegar aos 100%.

Câmara pouco se diferencia do modelo Pro

imagem câmara traseira Redmi Note 12

O Redmi Note 12 5G está equipado com uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 48 megapixéis, um ultra grande angular de oito megapixéis e um macro de dois megapixéis.

Nas especificações técnicas pouco se distingue da variante Pro, já que as duas únicas diferenças mínimas estão no sensor principal do Redmi Note 12 Pro que conta com 50 megapixéis de resolução e uma abertura de f/1.9 (face à abertura de f/1.8 do modelo base).

Foto de um cartaz captada com o Redmi Note 12 5G
Foto captada pelo Redmi Note 12 5G

Ambos os modelos também pouco se diferenciam nos resultados entregues. O Redmi Note 12 fornece uma boa qualidade nas suas fotografias, muito graças ao sensor primário integrado. Tal como acontece na versão Pro, o conjunto de três sensores funciona bem, mas em separado tanto o ultra grande angular como o sensor macro têm espaço para melhorar.

Foto de malmequer captada pelo Redmi Note 12 5G
Foto captada pelo REdmi Note 12 5G

As fotos captadas conseguem reproduzir cores bastante próximas da realidade, tal como se pode ver na imagem aqui mostrada que tem o malmequer. Na mesma fotografia, é também possível ver que o modelo consegue captar bem alguns pormenores, como o contorno do campo relvado.

O Redmi Note 12 5G não é o smartphone adequado para adeptos da fotografia, mas também não é esse o seu posicionamento no mercado. Entrega resultados tão bons quanto o modelo Pro e isso é uma vantagem que lhe assiste, visto que o seu custo é mais acessível.

Notas finais

O Redmi Note 12 5G tem argumentos convincentes para um modelo posicionado no segmento de gama média. Fornece um desempenho bastante razoável, uma câmara que cumpre com o esperado e um design bastante atraente e apelativo.

Os pontos a destacar são a boa autonomia que fornece, o facto de carregar relativamente rápido, um ecrã bastante competente a lidar com conteúdos diferentes, mas sobretudo o padrão de comunicações 5G sem ser necessário gastar uma fortuna. Este é, aliás, o seu ponto mais forte.

Do lado menos positivo, a qualidade do som tem espaço para melhorar, assim como seria desejável que a interface MIUI estivesse baseada no sistema operativo 13.

No entanto, saliente-se que este modelo não fica muito atrás da variante Pro da sua série. E este é outro ponto que joga a favor do Redmi Note 12 5G. Ainda que o modelo Pro seja ligeiramente superior, este modelo base oferece uma experiência de utilização muito aproximada, assim como especificações semelhantes. A grande diferença está no processador. Por essa mesma razão, ambos os modelos obtiveram a mesma pontuação nos nossos testes.

Para os utilizadores que costumam adquirir smartphones da gama média, esta é uma opção a considerar, sobretudo por fornecer o suporte para comunicações 5G por um custo bastante acessível.

Imagem do smartphone Redmi Note 12 5G

Ecrã: AMOLED de 6,67 polegadas

Resolução: Full HD+

Taxa de atualização: 120 Hz

Processador: Snapdragon 4 Gen 1

Comunicações 5G: Sim

Memória RAM: 8 GB (versão testada)

Armazenamento: 256 GB (versão testada)

Câmara: 48 MP + 8 MP + 2 MP

Frontal: 13 MP

Bateria: 5.000 mAh

Carregamento rápido: 33 watts

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt