Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Review Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G: smartphone competente, mas sem o fator UAU!

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 9 min.
Redmi Note 12 Pro 5G
★★★★☆4Bom

O Redmi Note 12 Pro 5G chega com bons argumentos, fornecendo um desempenho bastante competente em qualquer tarefa que lhe seja solicitada. Mas carece do fator UAU! Sendo bom em praticamente todos os pontos avaliados, nunca deslumbrou verdadeiramente.

Prós
  • Boa autonomia
  • Carrega suficientemente rápido
  • Desempenho competente
  • Caixa inclui cabo e adaptador de 67 watts
  • Suporte 5G
Contras
  • Som carece de graves
  • Peso
  • Painel traseiro escorregadio e permeável a dedadas

A Xiaomi tem vindo a apostar na sua submarca Redmi e acaba de ampliar a série Redmi Note com vários novos modelos, nos quais se inclui este Note 12 Pro. A aposta tem seguido dois sentidos em simultâneo: mais e melhores modelos com a chancela Redmi Note. E aqui estou eu com um dos terminais mais recentes para testar.

A premissa do teste vai concentrar-se exatamente no ponto de ser melhor. Este Redmi Note 12 Pro faz jus ao nome? Será um Pro do segmento de gama média? Em que pontos mais se destaca? Convido-te agora a leres o relato da minha experiência com um dos modelos mais recentes que a Xiaomi fez chegar ao mercado português.

Unboxing e primeiras impressões

Caixa de venda do Redmi Note 12 Pro 5G

“Desembrulhar” um novo smartphone entusiasma qualquer adepto de tecnologia, mas esse mesmo entusiasmo pode esfriar assim que o modelo é retirado da caixa e percebemos o que traz consigo.

Não é esse o caso do Redmi Note 12 Pro. Além do smartphone, claro, inclui um cabo de carregamento e um adaptador para carregamento rápido de 67 watts. Melhor: na caixa está também “escondida” uma capa de proteção transparente que é sempre bem-vinda.

Especialmente no caso deste terminal. O painel negro profundo com acabamento brilhante é um verdadeiro íman para dedadas. Por outro lado, as laterais de linhas direitas são um pouco escorregadias, o que pode dar origem a alguns percalços.

Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G

Ecrã: AMOLED de 6,67 polegadas
Resolução: Full HD+
Taxa de atualização: 120 Hz
Processador: MediaTek Dimensity 1080
Comunicações 5G: Sim
Memória RAM: 8 GB (versão testada)
Armazenamento: 128 GB (versão testada)
Câmara: 50 MP + 8 MP + 2 MP
Frontal: 16 MP
Bateria: 5.000 mAh
Carregamento rápido 67 watts

Felizmente, a capa protetora resolve as duas questões e também permite que o Redmi Note 12 Pro fique mais estável quando pousado numa superfície plana, não o deixando “dançar” se estiver em modo vibração.

Quanto ao design, este é um modelo bastante elegante, sendo que a cobertura negra profunda ajuda (e muito) ao estilo. Mas atenção, trata-se de um terminal que pesa nas mãos e que é grande. Para os utilizadores que têm por hábito guardar o smartphone no bolso, vai ser necessário um período de adaptação. Isto se o terminal conseguir entrar e ficar completamente dentro do bolso. As boas notícias é que numa mala de mulher nunca se perde…

No que respeita a design, o Redmi Note 12 Pro destaca-se pelo seu design elegante com algumas aspirações a modelo premium. Se não fosse pelo painel traseiro ser tão permeável a dedadas e escorregadio, teria pontuação máxima.

Bom ecrã, mas o áudio não consegue acompanhar as imagens

Ecrã do Redmi Note 12 Pro 5G

Concentremo-nos agora na parte da frente do terminal. O ecrã de AMOLED de 6,67 polegadas fornece área de visualização suficiente para vermos vídeos, séries ou filmes. A resolução Full HD+ a trabalhar em conjunto com a taxa de atualização de até 120 Hz fornecem conteúdos ricos em cor e detalhe.

E o ecrã mostra-se competente a lidar com qualquer um destes três conteúdos, além de lidar bem também com jogos menos exigentes.

No entanto, nos cenários mais escuros, o modelo debate-se um pouco. Mesmo quando estamos em frente ao ecrã, há zonas em que os objetos ou pessoas não estão tão nítidos como seria desejável e perdemos detalhe nas imagens. Aumentar o brilho, ajuda a melhorar, mas claro que temos de estar dispostos a sacrificar a autonomia de bateria.

Mas temos de ter em conta que estamos perante um modelo do segmento médio e, nesse sentido, o terminal tem um ecrã competente, como é hábito da Xiaomi, de resto. A marca chinesa é conhecida por fornecer ecrãs de qualidade e recheados de tecnologia para proporcionar uma boa experiência aos utilizadores.

Áudio carece de profundidade

Já no que diz respeito à qualidade de áudio, a conversa é ligeiramente diferente. O som emitido pelo Redmi Note 12 Pro carece de profundidade, seja na reprodução de playlists de música ou na reprodução de filmes e/ou séries. Lida muito bem com vozes humanas, as palavras são bastante percetíveis, mas o mesmo não acontece com os graves.

Não consegue proporcionar uma experiência imersiva através das suas colunas. O som debitado parece saído de… um smartphone! Pessoalmente, gosto que um smartphone me forneça uma boa experiência sonora, visto que demasiadas vezes recorro ao terminal para ter momentos de entretenimento e, nestas altura, a qualidade sonora pode fazer toda a diferença. Neste ponto específico, não estamos perante um modelo Pro.

Desempenho competente de um Pro de gama média

Caixa Redmi Note 12 Pro 5G

O Redmi Note 12 Pro 5G está equipado com o processador Dimensity 1080 da MediaTek e dispõe de até 12 GB de memória RAM e de até 256 GB no armazenamento interno UFS 2.2. A versão deste teste conta com 8 GB de memória RAM e 128 GB no armazenamento.

Bem, relativamente a este último, a opção de 256 GB poderá ser insuficiente para alguns utilizadores. Tendo em mente a denominação Pro, a Xiaomi poderia ter disponibilizado uma variante de 512 GB. Especialmente se tivermos em conta que o novo Redmi Note 12 Turbo chegou ao mercado chinês com 1 TB de armazenamento e posicionado na gama média e respetivo preço acessível.

Pelo sucesso e recorde de vendas que o Turbo alcançou percebe-se que mais armazenamento a um preço mais simpático é do agrado dos utilizadores e também neste modelo a Xiaomi podia ter dado uma opção mais generosa em gigas.

Quanto ao desempenho propriamente dito, o Note 12 Pro 5G é rápido, fluido e executa de forma eficiente as tarefas, ainda que estas sejam exigentes. Na realidade, apresenta um desempenho competente digno de um modelo Pro, no segmento de gama média.

Por outras palavras, é bom naquilo que faz. Mas será superado por modelos premium com processadores mais poderosos, tal como é esperado. No entanto, dentro do seu segmento poderá ser um dos smartphones mais competentes do ano.

Tudo melhora se pensarmos que fornece suporte para comunicações 5G por um custo de 319,99 euros, em pacote bundle com a Xiaomi Band 7, na Xiaomi Store Portugal. Um preço acessível para abraçarmos a próxima geração de comunicações móveis que está já na sua fase de massificação e ainda com direito a uma smart band.

Outro ponto positivo é que mesmo a lidar com uma tarefa exigente, o Redmi Note 12 Pro 5G nunca atinge uma temperatura excessiva. O sistema de refrigeração integrado controla devidamente a temperatura do terminal e não deixa que este escalde, ou sequer aqueça as mãos do seu utilizador.

Por sua vez, aplicações que utilizamos a título diário – como o Instagram, Twitter, Netflix ou Spotify – carregam rapidamente e funcionam de forma fluida e rápida.

Quanto à interface MIUI, aqui na sua versão mais recente, temos uma navegação suave e fluida, além de nos permitir desinstalar várias aplicações que chegam com as definições de fábrica. Perante as opções de armazenamento de 128 e 256 GB, este é um atributo inteligente, ao qual será inevitável recorrer no futuro.

Autonomia para um dia inteiro e carregamento suficientemente rápido

adaptador para carregamento rápido Redmi Note 12 Pro 5G

Este modelo Redmi Note é alimentado por uma bateria de 5.000 mAh, o que é um tamanho já considerável que ajuda na autonomia. Mesmo num dia em que solicitamos mais tarefas ao modelo, não sentimos que a bateria esteja a ser sugada.

Esta aguenta todos os pedidos, chegando ao final desse dia ainda com energia para mais uma ou outra tarefa.

Tal como já referi, na caixa de venda do Redmi Note 12 Pro 5G está incluído um cabo e um adaptador de 67 watts. Carregar a bateria também não faz ninguém desesperar. Com este carregador, a bateria vai dos 10% aos 100% em cerca de 40 minutos. O que é suficientemente rápido para nunca faltar energia a este Pro.

Câmara conta com um bom sensor primário, mas não deslumbra

Câmara Redmi Note 12 Pro 5G

Este modelo Redmi Note 12 Pro apresenta uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular de oito e um sensor macro com dois megapixéis de resolução.

Em relação ao seu antecessor, este modelo baixa significativamente o número de megapixéis do seu sensor principal, visto que o do Redmi Note 11 Pro tinha 108 megapixéis. Mas nem tudo se resume ao número de pixéis.

foto de árvores captada pelo Redmi Note 12 5G

O Redmi Note 12 Pro 5G é capaz de fornecer imagens com qualidade, detalhadas e com cores realistas, como se pode constatar nos exemplos. A copa das árvores está bem definida e o pequeno malmequer amarelo solitário é bem visível no conjunto numeroso dos malmequeres brancos.

Foto de malmequeres captada pelo Redmi Note 12 5G

Mas é tudo mérito do sensor primário aqui incluído. O sensor ultra grande angular não é tão competente e o macro faz-nos questionar a necessidade da sua presença. Apesar disso, como conjunto funcionam bem.

Foto de árvores com flor captada pelo Redmi Note 12 Pro 5G

Esta câmara não vai deslumbrar os fotógrafos amadores mais exigentes, mas vai cumprir a sua função eficazmente. Esta é mais uma funcionalidade em que o Redmi Note 12 Pro 5G mostra a sua competência, mas não consegue transmitir o fator UAU desejável.

Notas finais

O Redmi Note 12 Pro 5G chega com bons argumentos, fornecendo um desempenho bastante competente em qualquer tarefa que lhe seja solicitada. Mas carece do fator UAU! Sendo bom em praticamente todos os pontos avaliados, nunca deslumbrou verdadeiramente.

Há um argumento imbatível: por um preço inferior a 500 euros, o utilizador fica com um smartphone com comunicações 5G e capaz de responder eficientemente a todas as suas necessidades. Mas não vai seduzir ao ponto de ficarmos perdidamente apaixonados.

É um terminal Pro, mas que não confere a sensação de Pro. Não porque seja ineficiente, mas antes porque não é fantástico. As melhorias face ao modelo anterior são úteis e bem-vindas, mas falta-lhe um “bocadinho assim” para chegar ao ponto de não conseguirmos resistir.

quatro estrelas

Design 4
Construção 4
Ecrã 4
Desempenho 4
Áudio 3
Interface 3,5
Câmara 4
Bateria 4,5
Qualidade/Preço 4
Pontuação 3,8 - Bom
Xiaomi Redmi Note 12 Pro 5G

Ecrã: AMOLED de 6,67 polegadas
Resolução: Full HD+
Taxa de atualização: 120 Hz
Processador: MediaTek Dimensity 1080
Comunicações 5G: Sim
Memória RAM: 8 GB (versão testada)
Armazenamento: 128 GB (versão testada)
Câmara: 50 MP + 8 MP + 2 MP
Frontal: 16 MP
Bateria: 5.000 mAh
Carregamento rápido 67 watts

Também te poderá interessar:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt