Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi 13 review: o mais importante smartphone Xiaomi em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 16 min.

O Xiaomi 13 é um smartphone compacto, elegante e extremamente poderoso, com a benesse das câmaras Leica e a melhor qualidade de construção alguma vez vista nos telefones desta marca. É uma verdadeira mudança de paradigma para a fabricante chinesa.

A chegada da mais recente gama Xiaomi 13 à Europa trouxe-nos um telefone que se demarca pelo design industrial, solidez de construção e estrutura robusta. O preço começa este ano nos 999 €, ou seja, nos mil euros para o flagship compacto da marca, mas já se encontra à venda na Amazon por cerca de 800 €.

smartphone Xiaomi 13

Xiaomi 13: opinião em poucas linhas

É, portanto, o smartphone Xiaomi mais caro na sua categoria, mas possivelmente mais que nunca, este telefone vale a pena pela perfeita harmonia entre os vários atributos que o compõem.

Por outras palavras, a soma das suas partes vale o que é pedido - sobretudo quando olhamos também para as alternativas no mercado em 2023.

Bundle Smartphone Xiaomi 13 8Gb/256Gb

Ecrã: AMOLED de 6,36'' a 120 Hz, Full-HD+
Processador: Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm
RAM: desde 8 GB
Armazenamento: desde 128 GB (UFS 3.1 / UFS 4.0)
Bateria: 4 500 mAh a 67 W
Câmaras: 50 + 10 + 12 MP / 32 MP

Lançamento: março de 2023

Seja pelo uso e melhorias notórias de desempenho com o Snapdragon 8 Gen 2, comportando também uma autonomia melhor que nunca - para um smartphone relativamente compacto - a gostar e elogiar há realmente muito neste novo Xiaomi 13.

smartphone Xiaomi 13

Pontos fortes:

  • Desempenho impecável graças às especificações
  • Design sóbrio e elegante com margens proporcionais
  • Ecrã AMOLED brilhante, rápido e de alta resolução
  • Autonomia de bateria para um smartphone compacto
  • Câmara fotográfica versátil e estimulante com algum ADN Leica
  • Qualidade de construção sólida e acabamento em cerâmica
  • Acessórios incluídos na caixa - capa, cabo e carregador a 67 W

Pontos fracos:

  • Subida de preço face ao modelo de 2022
  • Bateria com carga que podia ser mais rápida
  • Fica repleto de impressões digitais

A (verdadeira) mudança de paradigma

smartphone Xiaomi 13

A Xiaomi é tida, até ao momento, como uma marca custo / benefício, sem qualquer desprimor nesta afirmação. Pese embora tenha lançado smartphones cada vez mais ousados, tanto no preço como nas caraterísticas, até ao momento faltava um lançamento verdadeiramente premium.

O Xiaomi 13 veio para mudar isso com os seus traços singelos, de uma simplicidade que me agradou de imediato. É similar ao iPhone uma vez que temos arestas e estrutura reta, bem vincada e executada na perfeição, sem folgas ou rangidos.

Há uma mesma, ou pelo menos comparável, atenção ao menor detalhe e isso faz a diferença.

smartphone Xiaomi 13

É precisamente nos detalhes que está a diferença, com vários pequenos elementos a contribuir para uma grande melhoria na sensação de construção premium, acompanhada e engrandecida pelas escolhas de design.

O resultado? Na minha opinião o Xiaomi 13 sorveu inspiração em dois dos meus smartphones favoritos dos últimos anos, o Samsung Galaxy S22 (versão base) e no iPhone 12 / 13 / 14 no que concerne ao design. Senão vejamos.

Unboxing ao smartphone com todos os acessórios

smartphone Xiaomi 13

A caixa padrão dos smartphones Xiaomi é simples, em cartão de fundo branco com as letras aqui em cinza. A grande novidade é efetivamente o logótipo da Leica e o seu icónico círculo vermelho.

Abrindo a caixa temos todos os acessórios essenciais, a saber:

  • Capa de proteção incluída (plástico TPU) transparente
  • Película de proteção do ecrã já aplicada
  • Carregador / adaptador USB do Tipo A (saída) a 67 W
  • Cabo USB-A para USB-C, branco e grosso
  • Manuais e Guia de iniciação rápida
  • Ferramenta de remoção (pino) para o tabuleiro dos cartões SIM
  • Smartphone Xiaomi 13

Em suma, temos tudo aquilo que necessitamos para desfrutar do smartphones desde o 1.º dia. Desse modo, tenho apenas que congratular a Xiaomi por não seguir as demais tendências neste aspeto e salvaguardar o interesse dos consumidores.

Design do smartphone Xiaomi 13

smartphone Xiaomi 13

O elegante monólito de arestas retas conjugam a suavidade da cerâmica que o reveste com os ângulos bem definidos na sua estrutura, botões e ilha de câmaras fotográficas. É na traseira que temos os traços mais originais neste smartphone Xiaomi.

Há aqui uma tão necessária identidade visual que gostaria de ver mantida, e naturalmente aperfeiçoada, nas próximas iterações do telefone. Aponta-se, como se mostra necessário, o caráter mais subjetivo deste quesito do design.

Em Portugal podemos adquirir este smartphones em três esquemas de cor:

  • Preto
  • Branco
  • Verde

smartphone Xiaomi 13

Em suma, reconhecemos no design do Xiaomi 13 várias inspirações dos atuais iPhone, nomeadamente na estrutura de arestas retas e bem definidas. Digo-o com toda a franqueza, estas similitudes contribuem para um produto ainda melhor.

O resultado? Um telefone extremamente agradável de segurar com uma mão, elegante e relativamente discreto.

Estrutura em alumínio e solidez em todo o smartphone

O telefone apresenta uma estrutura metálica ou esqueleto em alumínio, com botões perfeitamente recortados e uma integridade estrutural irrepreensível. De imediato, esta melhoria é percetível para as nossas mãos, antes mesmo de o vermos com atenção.

smartphone Xiaomi 13

A sua lateral direita apresenta os botões On / Off e o Seletor de Volume, ambos com um clique muito satisfatório. Ainda que a textura da estrutura e botões sejam a mesma, é fácil encontrar a sua posição e dar uso aos mesmos face às dimensões do telefone.

smartphone Xiaomi 13

A aresta superior do Xiaomi 13 é particularmente povoada. Temos a porta IR, útil para controlar vários dispositivos que possamos ter em casa, desde o Ar Condicionado à Smart TV. Temos também os microfones secundários e as bandas para as antenas.

smartphone Xiaomi 13

A aresta inferior do Xiaomi 13 apresenta o altifalante (temos um total de dois), além da porta USB do Tipo C, microfone principal e tabuleiro para os cartões SIM. O telefone pode usar dois cartões nano SIM com tecnologia dual-SIM Standby.

smartphone Xiaomi 13

A lateral esquerda apresenta-se despida de botões, ou outros elementos funcionais do telefone. Mostra-se limpa e sólida, com o telefone a pesar cerca de 189 gramas nestas versões com traseira em cerâmica (em preto e branco).

Por outro lado, as suas dimensões são bastante compactas, com 152,8 x 71,5 x 8,1 mm, fácil de usar com uma mão. Dito isto, para quem procura um telefone topo de gama compacto, elegante e muito bem construído, este é outro dos seus aspetos positivos.

smartphone Xiaomi 13

Cumpre ainda mencionar a certificação IP68 que lhe confere resistência à água e ao pó. Além disso, temos a porção frontal revestida pelo vidro Gorilla Glass 5 da Corning que, não sendo a mais recente geração, é já um bom garante de durabilidade.

Por fim, a "ilha" de câmaras fotográficas tem uma ligeira protuberância de 2 mm. Não é muito intrusiva e o smartphone consegue assentar perfeitamente de rosto e relativamente bem de costas. Também pode ficar de pé graças às margens retas.

Excelente ecrã no smartphone Xiaomi 13

smartphone Xiaomi 13

O ecrã do smartphone Xiaomi 13 tem 6,36 polegadas de diagonal e atinge os 1 900 nits de brilho em pico (por exemplo sob a luz solar). Tem alta taxa de atualização, variável, até 120 Hz com resolução Full-HD+ de 2400 x 1080 pixeis e formato de 20:9.

Possui ainda certificações Dolby Vision, HDR10+, bem como suporte para HLG. Isto traduz-se numa excelente experiência de visualização. Para ver filmes e séries, ou fotografias e vídeos, adorei a experiência.

smartphone Xiaomi 13

Temos definição, grande intervalo dinâmico de cores, excelentes ângulos de visão e qualidade geral excelente. Foi facilmente um dos parâmetros que mais gostei no telefone e onde senti que estava perante um telefone de uma melhor "fibra".

Em suma, e sentirão a diferença, este é o melhor ecrã usado num smartphone Xiaomi até à data. Os conteúdos parecem "saltar à vista", mais próximos do nosso toque e neste quesito não tenho a menor dúvida de que ficarão extremamente satisfeitos.

Personalização com fartura no interior da MIUI 14

smartphone Xiaomi 13

O Xiaomi 13 é um smartphone relativamente pequeno e compacto. Desse modo, a fabricante optou por colocar um painel com resolução máxima Full-HD+, o que é mais que suficiente. Sobretudo num ecrã relativamente compacto com cerca de 6,4 polegadas.

Não obstante, o utilizador pode acertar vários aspetos da representação de cor e imagem no seio da MIUI 14. Aí temos vários tipos de acertos que nos ajudarão a personalizar o ecrã, ou a poupar energia consoante as nossas prioridades.

Altifalantes duplos completam a experiência multimédia

smartphone Xiaomi 13

Os altifalantes - duplos - são particularmente bons neste modelo. Temos uma dose saudável de graves e baixos, com resposta nítida e clara. Não sendo os melhores altifalantes que já experimentei num smartphone, estão seguramente no patamar de alta qualidade.

Para ver vídeos no YouTube, ou assistir a filmes e séries da Netflix ou HBO são poderosos o suficiente para causar boa impressão. O melhor de tudo? A qualidade do altifalante durante as chamadas telefónicas, com ótimo volume e claridade das vozes.

Snapdragon 8 Gen 2 garante um novo patamar de desempenho para 2023

smartphone Xiaomi 13

O "coração" do telefone é o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. À data, o melhor chipset disponível para smartphones Android e, pese embora o digamos quase todos os anos, há efetivas melhorias. Mesmo face ao Snapdragon 8+ Gen 1, senti que todo o telefone estava mais rápido, ágil e leve.

Temos também desde 8 GB de memória RAM (até 12 GB), e 128 GB de armazenamento (até 512 GB) com os padrões LPDDR5X e UFS 4.0 para a RAM e armazenamento. As melhorias de geração para geração são notórias e todo o telefone está mais rápido.

Todas as tarefas, aplicações, jogos e demais aspetos do telefone estão mais ágeis. Ademais, este é um chipset muito poupado, ou melhor, energeticamente eficiente, garantindo que a bateria dura ainda mais no quotidiano.

smartphone Xiaomi 13

O meu principal receito, face ao tamanho reduzido do telefone era o potencial sobreaquecimento. Felizmente, tal não se manifestou, com o telefone a manter-se no máximo morno em sessões de jogo mais intenso.

Ao colocar vários jogos nas definições máximas de qualidade visual, não notei diminuição da taxa de quadros ou frame rate, nem aquecimento em demasia. Em suma, este é um telefone que podem usar e abusar neste início de 2023.

smartphone Xiaomi 13

Especificações técnicas do Xiaomi 13

  • Ecrã: 6,36 polegadas AMOLED a 120 Hz, resolução Full-HD+ a 1080 x 2400 pixeis, densidade de 414 PPP
  • Proteção com vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Processador: Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm
  • Armazenamento: desde 128 GB UFS 3.1 (128 GB) / 256 GB ou 512 GB (UFS 4.0)
  • RAM: desde 8 GB
  • Câmaras: 50 MP + 10 MP + 12 MP (grande angular, telefoto e ultra grande angular)
  • Câmara frontal de 32 MP
  • Bateria: 4 500 mAh de capacidade com carga a 67 W
  • Gravação de vídeo: até 8K a 24 fps
  • Certificação IP68 (resistente à água até 1,5 m de profundidade por 30 minutos)
  • Dimensões: 152,8 x 71,5 x 8,1 mm
  • Peso: 189 gramas
  • Preço: desde 999 € em Portugal

Autonomia de bateria muito respeitável para um smartphone compacto

smartphone Xiaomi 13

O telefone traz um adaptador / carregador de 67 W incluído na caixa e aqui sinto que devia trazer um padrão superior, tal como na gama Xiaomi 12T, ambos mais baratos e com carga a 120 W. Não obstante, temos já um padrão de carga bastante rápida.

Em primeiro lugar, uma carga completa do Xiaomi 13 demora cerca de 40 minutos, mas em pouco mais de 15 minutos temos já bateria para quase um dia. Felizmente, temos também carregamento sem-fios até 50 W para maior versatilidade.

smartphone Xiaomi 13

A autonomia propriamente dita foi outra boa surpresa. Note-se que esta célula de 4 500 mAh é grande, mas temos baterias de 5 000 mAh na maioria dos telefones Xiaomi.

Dito isto, contava com sensivelmente um dia de uso mediano, mas tive um dia de uso intenso. Ou seja, podemos usar o telefone sem dó nem piedade sem ter receio de ficar sem bateria a meio, ou ter que pedinchar um carregador ou powerbank.

smartphone Xiaomi 13

A própria MIUI 14 também dispõe de vários modos de poupança de energia que nos ajudam a "espremer um pouco mais de energia desta célula". Em suma, fiquei agradavelmente surpreendido com a autonomia graças, sobretudo, ao Snapdragon 8 Gen 2.

Por fim, temos também o carregamento reverso sem-fios até 10 W que pode ser usado, por exemplo, para carregar os auriculares Bluetooth em caso de necessidade. Tudo isto resulta numa nota muito positiva para o quesito da autonomia de bateria.

MIUI 14 traz-nos o Android 13 e alguns excessos...

smartphone Xiaomi 13

A interface MIUI 14 é a mais recente iteração da UI própria da marca. É baseada no Android 13 da Google e, regra geral faz um bom trabalho em respeitar e ampliar as suas capacidades. Temos, porém, vários elementos de cariz despiciente que nada acrescentam.

Redundâncias como várias das suas aplicações de sistema, desde o browser, ou navegador, ou a presença de elementos demasiado "asiático" na sua loja de aplicações, plataforma de Temas, entre outros pontos que não considerei úteis ou engrandecedores.

smartphone Xiaomi 13

Reconhecendo-lhe vários méritos como a agilidade, fluidez e sons inspirados na natureza, há muito para gostar na MIUI. Em destaque, acima, temos o centro de controlo tão inspirado no iOS mas mais uma vez o digo - se funciona, é bom!

Em suma, este é um smartphone Xiaomi e temos várias instâncias a "puxar-nos" para a sua redoma, para o seu ecossistema. No entanto, é relativamente fácil ignorar desde apps repetidas (e agora podemos remover ainda mais apps de sistema).

smartphone Xiaomi 13

Há, porém, espaço para melhoria neste quesito. Numa outra nota, a gama Xiaomi 13 receberá 3 grandes atualizações de sistema - portanto até ao Android 16, ou a plataforma da Google mais recente em 2025.

Em suma, teremos 4 anos de atualizações do sistema operativo Android. Além disso, temos 5 anos de atualizações de segurança garantidas pela Google.

Câmaras fotográficas co-desenvolvidas pela Leica no Xiaomi 13

smartphone Xiaomi 13

A câmara fotográfica principal do Xiaomi 13 é composta por 3 sensores de 50, 12 e 10 MP para as óticas grande angular, ultra grande angular e telefoto, respetivamente. Ou seja, temos o seguinte alinhamento:

  • 50 MP - grande angular - f/1,8 com OIS
  • 12 MP - ultra grande angular - f/2,2
  • 10 MP - telefoto - f/2.0 com OIS
  • Frontal de 32 MP - f/2.0
smartphone Xiaomi 13
Imagem captada com a câmara grande angular.

Podem observar alguns exemplos de imagens casuais captadas com as várias câmaras e principais modos proporcionados pelo smartphone Xiaomi 13. As captações foram feitas a partir de um mesmo ponto fixo.

smartphone Xiaomi 13
Imagem captada com a câmara ultra grande angular.

Testei as suas capacidades em vários cenários, optando por usar esta sequência por melhor ilustrar um uso despreocupado e casual do dispositivo móvel. O sol incidia com bastante força, configurando um dos cenários desafiantes para qualquer máquina.

smartphone Xiaomi 13
Imagem captada com a câmara telefoto com alguma aproximação (ótica).

Analisando os resultados, fiquei surpreso com o processamento e representação de cor proporcionada pela câmara principal. Muito mais que a contagem de MP's, é neste processamento de cores que notamos já o auxílio da Leica nestas câmaras.

smartphone Xiaomi 13
Imagem captada com a câmara telefoto com alguma aproximação máxima de 3,2x (ótica).

Porém, por muito impressionante que seja a câmara, temos situações em que as imagens ficam algo deslavadas - quando incide diretamente a luz - cenário difícil. É aqui que a câmara luta para manter o equilíbrio entre detalhe, definição e saturação.

smartphone Xiaomi 13
Imagem captada com a câmara telefoto com alguma aproximação máxima de 3,2x (ótica) - Modo Retrato.

Ainda assim, no Modo Retrato temos já estes problemas solucionados. Ou seja, o destaque vai para a câmara principal de 50 MP e para a boa versatilidade já proporcionada pela câmara auxiliar com zoom ótico de até 3,2 x que nos permite aproximar sem perder detalhe nas imagens e vídeo.

Mas, afinal, o que é a "magia" Leica?

smartphone Xiaomi 13
Imagem captada com a câmara grande angular.

Imagens com textura, grão ou ruído digital adicionado, com bom peso e medida. Captações que nos inspiram a treinar o olhar, a composição e a tentar contar uma história com cada registo captado. É isto, na minha opinião, que pode cristalizar o espírito Leica.

Vários "filtros" ou perfis, além do Modo Vibrante ou Realista

Temos, em primeiro lugar, dois modo gerais, o Leica Autêntico e Leica Vibrante. A partir daí, podemos escolher outros "filtros" ou fórumulas para dar asas à nossa criatividade.

Sendo certo que qualquer fotógrafo profissional o dirá muito melhor que eu, é na fotografia de rua que a Leica brilha. Ora, parte desse ethos foi digitalmente transplantado para o smartphone Xiaomi 13 sob a forma de otimizações, filtros e modos de captura.

smartphone Xiaomi 13
Imagem captada com a câmara grande angular.

Sentimos a textura da calçada e a delicadeza com que a luz incide nas pedras tão caraterísticas das nossas ruas portuguesas. O exemplo acima, uma cena de rua em que apenas temos tempo de enquadrar genericamente a cena, exemplificou o que de novo e excelente há nesta série de smartphones.

Simulações digitais de Perfis de Cor são fieis ao ADN Leica

Temos um processamento de imagem superior a tudo o que já vi em smartphones Xiaomi. Aliás, esta é uma das câmaras mais capazes - em modos de captação, filtros e guias que podem usar.

smartphone Xiaomi 13
Imagem captada com a câmara grande angular.

Optei por captar as imagens acima no modo Leica Vibrante com o "filtro" B+W aplicado, existindo vários outros à disposição do utilizador. Dito isto, encontrei aqui uma câmara que me inspirava mais a captar imagens e só lamento não ter tido mais tempo com o smartphone propriamente dito.

Em suma, temos um sistema de câmaras realmente muito bom. O modelo Pro terá seguramente mais ampliação ótica e maior versatilidade, mas estou grato pelo que encontrei neste Xiaomi 13. Um grande salto em qualidade face à geração anterior.

Excelente smartphone para fotografia em 2023

smartphone Xiaomi 13

Por fim, temos também uma ótima câmara frontal para selfies, além da possibilidade de gravar vídeo até 8K com bons resultados, mas confesso que aí estava à espera de (ainda) melhor. Temos também a estabilização EIS e OIS a ajudar.

Importa notar, porém, que a captação de vídeo a 8K está limitada a 6 minutos de gravação e a 24 fps.

Veredito

4gnews

Design 4,4
Construção 4,4
Ecrã 5
Desempenho 5
Áudio 4,5
Interface 4
Câmara 5
Bateria 4,5
Qualidade-preço 4,5
Pontuação 4,5 - Excelente

O Xiaomi 13 é um arauto nas mudanças operadas pela Xiaomi com o intuito de se afirmar no segmento premium. Fá-lo com sérios argumentos para fotografia, qualidade de construção, desempenho e até autonomia num smartphone compacto e agradável.

smartphone Xiaomi 13

A quem procura um telefone fácil de usar com uma mão e incrível para fotografia, esta é uma escolha fácil de fazer. O preço está mais ousado, mas em troca temos efetivamente mais valor acrescentado.

Este é o mais importante smartphone Xiaomi em 2023. A fórmula a partir da qual serão construídos os próximos modelos e o novo paradigma e prosseguir pela marca, um garante de excelência e qualidade até então inédita no seio desta marca.

Bundle Smartphone Xiaomi 13 8Gb/256Gb

Ecrã: AMOLED de 6,36'' a 120 Hz, Full-HD+
Processador: Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm
RAM: desde 8 GB
Armazenamento: desde 128 GB (UFS 3.1 / UFS 4.0)
Bateria: 4 500 mAh a 67 W
Câmaras: 50 + 10 + 12 MP / 32 MP

Lançamento: março de 2023

Saudamos a marca pelas melhorias em todos os aspetos do Xiaomi 13, genuinamente elegante e capaz!

A 4gnews agradece à Xiaomi Portugal a cedência do dispositivo para efeitos de teste, usado durante cerca de uma semana.

Podem encontrar mais registo do smartphone no álbum respetivo via Google Fotos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.