Review Huawei Watch Buds: smartwatch que deslumbra pela ideia

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 9 min.

De que forma um smartwatch pode ser inovador? Recursos adicionais de saúde e/ou desporto ou algo totalmente diferente de tudo o que já foi visto neste segmento? A Huawei optou pela segunda hipótese e apresentou o Watch Buds. Um smartwatch que no seu interior esconde um par de auriculares.

Mas será que esta inovação tem argumentos suficientes para conquistar os utilizadores? Mais importante, o equipamento tem um desempenho e utilidade que justifique o custo de 499,99 euros? Na última semana, o Watch Buds “viveu” no meu pulso para responder a estas e outras perguntas igualmente pertinentes.

Convido-te agora a leres a minha experiência com o primeiro smartwatch dois-em-um disponível no mercado.

Design atraente para “o menino e para a menina”

Imagem da caixa do Huawei Watch Buds

Como produto premium que é, o Watch Buds vem embalado numa elegante caixa negra, com apontamentos em dourado que combina com uma das watchfaces disponíveis no mostrador.

À primeira vista, e limitando a análise ao design, o modelo é atraente e tanto apela ao público masculino, como feminino. O seu look negro e o mostrador redondo conferem-lhe uma sensação intemporal que vai agradar a todos os gostos.

A bracelete em couro é confortável de usar e prende bem ao pulso. Este é um facto especialmente relevante se a ideia principal de um potencial utilizador for usar este smartwatch para a prática de atividade física.

O grande fator UAU do Watch Buds

Huawei Watch Buds aberto

Mas claro que qualquer utilizador que tenha nas mãos o Watch Buds vai, de imediato, testar a inovação deste equipamento. Essa é a tampa magnética pop-up que por baixo “esconde” os auriculares que estão integrados neste smartwatch.

Com um simples toque num botão dedicado, o mecanismo é ativado e o mostrador eleva-se cerca de 75 a 100 graus para deixar mostrar os dois auriculares presos, por sistema magnético, à zona traseira do mostrador.

mecanismo pop-up do Huawei Watch Buds

Esta é a inovação e também o fator UAU do Watch Buds. Quando premimos o botão e as pessoas à nossa volta vêem tudo a acontecer, a surpresa e deslumbramento é evidente e ostensivo. Confesso que eu própria, mais habituada às inovações tecnológicas, me deixei levar por esta ideia que tem efetivamente potencial para conquistar utilizadores.

Agora vamos à parte prática. Com o Watch Buds, basicamente nunca andamos à procura dos pequenos (por vezes, em excesso) auriculares. Porque estes estão no relógio. Quando saímos para fazer alguma atividade física no exterior e queremos ouvir a nossa música, o Watch Buds também elimina a necessidade de levar a base de carregamento dos auriculares. Por esta está também inserida no relógio.

E o melhor de tudo é que o mecanismo pop-up da tampa dá segurança ao utilizador. Abri (mesmo) muitas vezes a tampa e, em nenhuma das vezes, o mecanismo falhou ou demorou a abrir. Também nunca senti que seria um mecanismo que funciona muito bem nos primeiros meses, mas que com uma utilização mais prolongada no tempo começaria a falhar.

Pelo contrário, o mecanismo é robusto e competente na função que tem: abrir e fechar de forma suave, e também trancar, em segurança, os dois pequenos auriculares. Como bónus: o fator UAU que provoca na assistência à nossa volta. Este é definitivamente um smartwatch que deslumbra pela ideia.

Pesado e menos elegante que outros modelos Huawei

imagem da espessura do mostrador do Huawei Watch Buds

Claro que para integrar os auriculares e a base de carregamento no próprio smartwatch, alguma especificação tinha de sofrer. E, neste caso, foi a espessura do mostrador que arcou com as consequências de este ser um equipamento dois-em-um.

O mostrador é menos elegante que outros modelos da marca. É também mais pesado. Não chega a pesar o suficiente para ser desconfortável, mas sentimo-lo sempre no pulso. A bracelete em couro ajuda ao fixar bem o modelo ao braço, desta forma acabamos por nos habituar ao peso do equipamento.

No entanto, depois de uma noite passada com o Watch Buds ou da prática de uma atividade física durante uma hora, o peso faz-se sentir e também o suor no local do braço, em que pousa o mostrador. O resultado imediato é que o painel traseiro do mostrado necessita de ser limpo regularmente, com um pano seco, para não ficar com marcas.

Recursos de desporto e de saúde comuns neste segmento

imagem do menu de funcionalidades do Huawei Watch Buds

No que diz respeito aos recursos de saúde e desporto integrados, aqui não há grandes novidades. Faz monitorização do batimento cardíaco, níveis de oxigénio no sangue, stress diário, entre outros igualmente comuns no segmento.

Apresenta os relatórios na App Huawei Health em forma de gráficos, o que facilita a leitura e compreensão dos dados.

Nas funcionalidades de desporto, a mesma coisa. Tem mais de 80 modos de treino, com modalidades para todos os gostos, e inclui também planos de corrida personalizados.

Mas atenção, este não é o smarwatch ideal para nadar. Com a tampa devidamente fechada, o modelo tem a classificação IPX7 para resistência à água; já com a tampa aberta a classificação desce para IPX4. Claro que existem utilizadores corajosos e aventureiros que testam esta especificação do Watch Buds, mas eu optei por não arriscar. Em teoria, podemos tomar banho com o modelo, desde que este esteja com a tampa devidamente fechada.

Estes recursos funcionam bem. Os sensores integrados captam os sinais necessários para fornecer dados com a precisão possível atualmente. Por outras palavras, sei que o meu batimento cardíaco tem os valores apresentados por este relógio, assim como a minha capacidade de respirar sem dificuldades, era o reflexo dos 98% captados pelo SpO2.

Confesso-me uma adepta dos relatórios de sono. E também aí o Watch Buds fez leituras precisas dos meus períodos de descanso.

E a qualidade de som?

imagem dos auriculares presos no Huawei Watch Buds

Claro que os auriculares integrados no Watch Buds foram também alvo de uma análise ao seu desempenho. Os auriculares encaixam bem no canal auditivo e, surpreendentemente, mantém-se posicionados e não caem. Tendo em conta, o pequeno tamanho, seria de esperar que saltassem algumas vezes, mas não aconteceu.

Outra das inovações é que o utilizador não precisa de tentar perceber qual é o auricular direito e esquerdo para os colocar nos ouvidos corretos. Os Buds deste Watch identificam automaticamente o ouvido em que foram colocados e adaptam-se ao canal auditivo.

E resulta. Nunca me preocupei em ver qual o auricular esquerdo ou direito, limitava-me a pô-los nos ouvidos e nunca senti desconforto na utilização ou diferença no som debitado. Esta é uma enorme vantagem e um argumento poderoso para este conceito inovador.

Por falar em som debitado, o Watch Buds fornece uma boa qualidade de som. Tanto na reprodução de playlists de música, como no atendimento das chamadas telefónicas recebidas. As vozes são claras e nítidas e o ruído de fundo dissimulado.

imagem menu de cancelamento de ruído do Huawei Watch Buds

Dispõem também de cancelamento de ruído ativo, no modo imersivo e no modo de ambiente. Na primeira opção, o som vindo do exterior é bloqueado, já o modo ambiente permite ao utilizador ter consciência de tudo o que o envolve.

Aqui há algum espaço para melhorar. O Watch Buds fornece o cancelamento de ruído habitual neste tipo de auriculares. Este design bloqueia logo à partida algum do ruído exterior; afinal estão a tapar o canal auditivo.

No entanto, não podemos estar à espera de um cancelamento de ruído tão eficaz como aquele que é fornecido pelos auscultadores completos com banda para a cabeça. E essa é uma questão de design que terá de ser resolvida pelas marcas através de tecnologia (seja hardware ou software), de tamanho mínimo, para integrar neste tipo muito pequeno de auriculares.

Este tipo de design não abrange toda a orelha, logo algum ruído exterior consegue sempre passar o apertado cerco do cancelamento de ruído integrado.

Outra novidade é que estes auriculares são táteis, mas todos os gestos são feitos na zona exterior da orelha do utilizador. Dois toques na junção entre orelha e cara, param a música e aceitam as chamadas telefónicas recebidas. Este é um sistema que funciona bem e fornece uma conveniência na utilização muito bem-vinda.

Carrega rápido e tem autonomia para mais dias do que esperava

imagem do Huawei Watch Buds com a base de carregamento

A Huawei anuncia que o Watch Buds tem autonomia para três dias na sua função smartwatch. Já os auriculares, com uma carga completa, fornecem música durante quatro horas ou 2,5 horas em chamadas telefónicas sem cancelamento de ruído. Com esta opção ativada, a autonomia cai para três e duas horas, respetivamente.

Durante a minha experiência comprovei a autonomia anunciada em todos os pontos. Confesso que os três dias de autonomia do smartwatch me surpreenderam. Afinal, o relógio está sempre a carregar os auriculares e essa parte podia retirar tempo de vida útil à bateria.

O Watch Buds traz consigo uma estação de carregamento também com sistema magnético. O que significa que basta pousar o painel traseiro na base da estação para o carregamento iniciar. E carrega rápido; em pouco mais de uma hora a bateria já com uma percentagem de autonomia de um dígito, chega aos 100%.

Notas finais

O Huawei Watch Buds é o materializar de uma ideia inovadora que chegou ao mercado como algo único. Este equipamento dois-em-um tem um bom desempenho enquanto smartwatch e também fornece boa qualidade de som enquanto auricular.

É raro a primeira tentativa de um conceito inovador resultar em algo verdadeiramente positivo. Mas o Huawei Watch Buds é efetivamente um bom produto. É ideal para os utilizadores que estão sempre em movimento. A autonomia que fornece, enquanto wearable e auricular, é capaz de acompanhar até a pessoa mais dinâmica do mundo.

Claro que pode melhorar em alguns pontos, nomeadamente o cancelamento de ruído ativo, o seu peso e ainda a espessura do mostrador. Mas, sendo a primeira tentativa da marca, os resultados estão bastante acima da média.

Mas o seu custo de 499,99 euros é elevado. Ainda que o Watch Buds forneça bom áudio e seja um bom smartwatch, este é um preço elevado para as especificações que integra nas suas duas funcionalidades distintas. É sabido que a inovação se paga, mas não seria a Huawei ainda mais inovadora e disruptiva se tivesse definido um preço mais baixo? Isto partindo do princípio que conseguiria baixar o preço final, sem retirar componentes de qualidade ao equipamento.

Na realidade, o Huawei Watch Buds conquistou-me pela sua ousadia e qualidade, mas o seu preço elevado faz até o utilizador mais entusiasta descer com os pés à Terra. Ainda que este wearable se arrisque a ser um dos melhores da Huawei, o custo será sempre um entrave ao seu sucesso pleno.

classificação quatro estrelas

Prós

- Equipamento dois-em-um

- Conceito inovador

- Conveniência dos auriculares guardados no smartwatch

- Design intemporal elegante

- Fator UAU

- Boa qualidade de som

- Identificação automática de ouvidos esquerdo e direito

Contras

- Peso

- Espessura

- Preço

- Cancelamento de ruído pode melhorar

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt