Review Huawei Watch GT 3 SE: pequeno no preço e grande em atributos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 8 min.

Recentemente, a Huawei lançou em Portugal o Watch GT 3 SE, posicionado como um smartwatch de entrada de gama da sua série bem conhecida dos adeptos de wearables. O preço de 199 euros garante a sua posição no mercado.

E as especificações? Serão também de entrada de gama? Estas são as primeiras perguntas que surgem na minha cabeça. Logo de seguida, interrogo-me se o seu desempenho ficará posicionado a uma distância significativa de outros modelos desta série, afinal este é um modelo supostamente menos avançado do que outros desta marca.

Com estas premissas em mente, “faço-me à estrada”, literalmente, para testar os atributos deste novo smartwatch e perceber que tipo de desempenho conseguimos obter deste Watch GT 3 SE de entrada de gama. Agora convido-te a ler as respostas a todas estas perguntas.

Design desportivo com um estilo próprio e tamanho adequado a pulsos maiores

Huawei Watch GT 3 SE

Quando abrimos a caixa, encontramos no seu interior o Watch GT 3 SE que se caracteriza pelo seu mostrador redondo, preto e com um tamanho considerável. Este último atributo será um inconveniente para os pulsos mais pequenos (como o meu).

O seu design com um estilo muito próprio e, quanto a mim, bonito, não vai brilhar num pulso pequeno, porque reflete a realidade de o mostrador ter um tamanho considerável. No entanto, não nos deixemos enganar pelo tamanho, o Watch GT 3 SE é leve. Sem bracelete, pesa apenas 35,6 gramas e, verdade seja dita, a bracelete em silicone não acrescenta muito peso a estes parcos gramas.

Huawei Watch GT 3 SE

E, por falar na bracelete e em pulsos pequenos. O Watch GT 3 SE apresenta uma boa vantagem. A bracelete conta com perfurações para prender o fecho ao longo de todo o seu comprimento. Tal significa que por mais pequeno que o pulso seja, este smartwatch vai sempre servir. Mais: a fivela adicional para prender a fita da bracelete, fixa muito bem e nunca temos a sensação de que o wearable vai cair. Nem mesmo em situações em que nos mexemos mais, como durante a prática de atividade física mais ritmada.

Huawei Watch GT 3 SE

O modelo conta também apenas com um botão físico que dá acesso ao menu principal. A saliência não incomoda durante uma utilização prolongada e também não afeta negativamente o design desportivo do modelo. Pelo contrário, está bastante bem localizado e é uma forma simples, eficaz e rápida de acedermos a qualquer funcionalidade integrada.

No que diz respeito aos mostradores, o GT 3 SE inclui 12 faces que podem ser alteradas, consoante a nossa disposição. Permite também adicionar mais mostradores, através da aplicação Saúde da marca, mas estes mostradores adicionados têm um custo entre os 49 cêntimos e 1,99 euros. O preço é acessível, mas verdade seja dita, os mostradores incluídos e gratuitos oferecem já um bom leque de variedade.

Confortável de usar, mas deixa a sua “marca”

À semelhança de outros wearables da Huawei, o GT 3 SE é bastante confortável de usar. Seja durante a atividade física, seja durante uma (boa) noite de sono. Já o disse, é leve, por isso não atrapalha o exercício físico e muito menos incomoda durante o período de descanso.

Huawei Watch GT 3 SE

Aliás, nem se daria por este smartwatch… não fosse a saliência que apresenta no painel traseiro do mostrador e até nos esqueceríamos que o estamos a usar. É verdade que não magoa, mas deixa a sua “marca” no pulso, depois de uma noite de utilização.

Esta época invernosa também não ajuda, devido ao facto de se usar manga comprida que exerce mais pressão sob o pulso e, consequentemente, sob o relógio. É um pormenor, mas estes pequenos “ses” também contam.

No entanto, é necessário salientar que o Watch GT 3 SE é bastante confortável de usar e apresenta um design muito funcional para a prática de atividade física.

Campeão de autonomia

Huawei Watch GT 3 SE

Outros dos pontos sempre em teste quando se trata deste tipo de equipamento é a autonomia. E neste ponto em específico só podemos dar-lhe o título de campeão de autonomia.

A Huawei anuncia sete dias de autonomia numa utilização intensiva e 14 dias numa utilização moderada. Esta afirmação é cumprida na perfeição pelo Huawei Watch GT 3 SE.

Carreguei-o à chegada e apenas sete dias depois, com uma utilização “pesada”, precisei de “o alimentar” novamente. Mais uma semana de utilização moderada e não necessitou de ser ligado à corrente.

Huawei Watch GT 3 SE

Por outro lado, é também rápido a carregar e melhor do que tudo, é carregado através de uma simples base de carregamento que funciona por sistema magnético. Basta pousar o smartwatch na base para de imediato começar a carregar. Este é um processo simples, ao contrário de outros sistemas utilizados pela Huawei e que necessitam de algum jeito.

Aliás, o modo de carregamento do Watch GT 3 SE é igual ao do modelo GT 3 Pro. Este é um atributo premium que este equipamento de entrada de gama fornece por um custo bastante mais acessível que o seu congénere Pro.

Boa variedade de recursos de saúde e de desporto

Este smartwatch da Huawei conta com uma boa variedade de recursos direcionados para o desporto e para a saúde. Inclui mais de 100 modos de exercício, tanto ao ar livre como em espaços interiores.

Para os utilizadores que gostam de mais disciplina, dispõe de cursos e planos de treino. Na primeira opção inclui 13 cursos predefinidos que vão desde a caminhada básica até à corrida HIIT, mais intensa. Mas claro que, sobretudo esta última opção, vai necessitar de uma deslocação até ao exterior.

Já os planos de treino necessitam da aplicação Saúde da marca para serem definidos. É exatamente na app que o plano será definido. Após algumas perguntas simples, o plano é rapidamente criado e sincronizado com o relógio. O processo é bastante intuitivo e simples, o mais difícil é cumpri-lo, sobretudo para desportistas pouco motivados.

App Huawei Saúde

De resto, em espaço aberto o Watch GT 3 SE funciona bastante bem. Recolhe todos os dados a que se propõe e apresenta-os, sob a forma de números e gráficos, na aplicação saúde.

Mas, em espaços fechados, pode criar alguns constrangimentos. E digo-o por experiência própria. Depois de uma caminhada para testar este modelo Huawei, acabei por fazer compras numa grande superfície com o wearable no pulso. E assim que se “viu” fechado, o GT 3 SE alertou, em alto e bom som, que estava a perder o sinal de GPS e que eu tinha de ter cuidado com os obstáculos.

Passado o susto inicial – o meu e das restantes pessoas presentes na loja que se encontravam próximas de mim –, percebi que este modelo não se dá bem com perdas de sinal de GPS. Nada que não se resolva com uma redução de volume, mas atenção se baixarmos muito o som, não vamos ouvi-lo durante a prática de exercício físico.

Por isso, o melhor é concluir o tempo de prática física no próprio modelo para que não aconteçam situações peculiares semelhantes.

App Huawei Saúde

Na saúde, o Watch GT 3 SE conta com os recursos já habituais neste tipo de equipamento. Monitorização de batimento cardíaco, níveis de oxigénio no sangue, stress e qualidade do sono.

Relativamente a esta última opção, todos os dias ao acordar, o smartwatch da Huawei dá um relatório pormenorizado sobre o período de descanso que inclui horas dormidas e todas as fases do sono (leve, pesado e REM). Fornece também recomendações para um descanso com mais qualidade e ainda oferece dados sobre a qualidade respiratória e até pontua a qualidade do sono.

Uma nota positiva ainda para a eficácia na entrega de notificações recebidas no smartphone emparelhado. Pela minha experiência, todas as mensagens de texto e alertas de compromissos foram assinaladas no Watch GT 3 SE. Este é um atributo muito bem-vindo que ajuda os utilizadores a cumprirem com todas as suas tarefas e a receberem a informação que (realmente) interessa.

Prós

  • Autonomia excelente
  • Rápido a carregar
  • Bom desempenho
  • Ecrã fornece boa visibilidade
  • Eficaz na entrega de notificações
  • Boa relação qualidade/preço

Contras

  • Saliência no painel traseiro do mostrador
  • Mostrador de tamanho considerável

Selo 4 estrelas

Notas finais

O Huawei Watch GT SE é um smartwatch com imensos recursos para o desporto e para a saúde. O seu posicionamento no segmento de entrada de gama não inibiu a Huawei no que diz respeito às funcionalidades integradas neste smartwatch.

Da mesma forma, o seu desempenho é também muito bom para o seu posicionamento no mercado. Funciona tão bem e é tão competente que o Watch GT 3 SE pode tornar-se no modelo a superar para as restantes marcas.

Por estas razões, apresenta uma excelente relação qualidade/preço. Tem um custo acessível, mas é grande em atributos.

O Huawei Watch GT 3 SE só não recebe a pontuação máxima (5 estrelas) devido ao tamanho do mostrador e também pela saliência que inclui no painel traseiro desse mesmo mostrador.

Mas para todos os utilizadores que, neste Natal, desejam receber (ou comprar) um smartwatch, o Huawei Watch GT 3 SE é uma excelente opção, tanto pelo seu desempenho competente, como pelo seu preço amigo da maior parte das carteiras.

Especificações técnicas:

  • Peso: 35,6 gramas (sem bracelete)
  • Ecrã: AMOLED 1,43 polegadas
  • Sensores: Acelerómetro, giroscópico, magnetómetro, ótico de frequência cardíaca, barómetro
  • Conectividade: Bluetooth, GPS
  • Autonomia: 7 dias em uso intenso; 14 dias em uso moderado
  • Resistência à água: Sim, até 50 metros (5ATM)

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt