Review Huawei Sound Joy: som premium portátil a um preço acessível

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 7 min.

Associamos o nome Huawei a smartphones, portáteis e auscultadores, mas a marca chinesa inclui também no seu portefólio esta coluna portátil Sound Joy. E ainda bem. Trata-se de uma coluna que alia um design robusto a portabilidade, assim como qualidade de som a um preço acessível.

E por falar em preço acessível, anteriormente a Sound Joy tinha um custo de 149,99 euros, mas no momento em que este teste está a ser escrito, a coluna portátil Huawei está com um desconto de 50 euros no seu preço habitual e está agora disponível por 99,90 euros.

Nas últimas semanas, a Sound Joy acompanhou-me no meu dia a dia e provou a sua resistência e portabilidade. Mas para já não revelo mais, convido-te antes a ler todas as conclusões mais em pormenor.

Design robusto com alguns controlos de acesso difícil

Coluna Huawei Sound Joy

Assim que se retira da caixa, sente-se na mão o design robusto da coluna Sound Joy. De imediato, transmite segurança ao espírito de que pode ser transportada para qualquer lugar e viver a aventura. O peso de 680 gramas também é sinónimo da sua portabilidade, assim como o formato circular acomoda-se confortavelmente em qualquer mochila.

A Sound Joy conta com classificação IP67, o que significa que fornece resistência a poeira e água. Pode, aliás, mergulhar de até 1 metro, o que garante que pode ser levada para a praia, piscina ou para um banho de imersão, agora que o tempo está menos convidativo para atividades no exterior.

Portanto, temos garantidos dois pontos cruciais no que diz respeito a este tipo de equipamentos: portabilidade e robustez.

Agora vamos aos comandos. A coluna portátil da Huawei tem os botões de volume (+ e -) no topo superior, sendo que estes estão gravados na malha do altifalante com um material agradável ao toque e, de tal forma, bem sinalizados que é impossível não dar por eles.

Coluna Huawei Sound Joy

Do outro lado, conta com os controlos de reprodução/pausa, botão ligar/desligar, Bluetooth e microfone. Depois uns pés pequenos orientam a coluna para reprodução horizontal. E aqui é que temos uma situação. Ao seguirmos a orientação destes pequenos pés, a coluna fica quase em cima dos controlos de reprodução, ligar, etc, tornando o acesso a estes um pouco difícil.

Não é grave, até porque podemos controlar a playlist no ecrã do smartphone emparelhado. E se quisermos desligar, inevitavelmente vamos pegar na coluna e rapidamente aceder ao botão de desligar.

Coluna Huawei Sound Joy

No entanto, com um design tão bem pensado e funcional para a portabilidade, este tipo de pormenores torna-se mais visível. Bastava estarem um pouco mais acima e tudo se resolvia.

Conectividade: ligação estável com smartphone

A Sound Joy liga-se ao teu smartphone através da ligação Bluetooth 5.2 integrada. A conexão entre ambos é estável, seja em ambiente exterior ou interior, desde que os dois equipamentos estejam no alcance imposto por este padrão.

O emparelhamento entre os dois equipamentos é também bastante simples. Basta tocar no botão Bluetooh da coluna e depois nas definições de Bluetooth do smartphone para procurar a Sound Joy. Assim que se encontram, só é necessário clicar em emparelhar para a relação feliz começar.

A coluna portátil da Huawei também pode ser configurada através da aplicação AI Life, disponível na AppGallery da marca. Não é necessário, uma vez que o processo de emparelhamento é bastante simples e eficaz, mas é mais uma opção disponível.

No entanto, esta opção não está disponível para utilizadores do universo iOS. Infelizmente, estes utilizadores perdem um recurso que não sendo essencial, é bastante atrativo. Falo do anel LED que envolve a extremidade da coluna e que emite luz ao ritmo da música que está a debitar.

É um pormenor, mas muito bem-vindo porque lhe confere aquele toque premium, assim como a coluna consegue ser o centro das atenções, especialmente se estiver inserida num ambiente de festa ou pouca luminosidade.

Autonomia para 26 horas

Coluna Sound Joy

Outro dos pontos cruciais numa coluna portátil é a sua autonomia e a Sound Joy não desilude. A Huawei anuncia 26 horas de vida útil de bateria. Confesso que, por imposições da vida real, não consegui tê-la ligada durante 26 horas consecutivas para testar este número.

Mas usei-a regularmente durante uma semana, com apenas um carregamento. O que significa que é capaz de ser a alma de uma festa, ainda que os festejos se prolonguem por mais tempo do que o inicialmente previsto.

Por outro lado, bastam 40 minutos para ficar com a bateria a 50%, o que é muito útil em aventuras no exterior. Pontuação quase máxima para a bateria de 8.800 mAh integrada.

Mas atenção, na caixa, a Sound Joy apenas inclui o cabo de carregamento USB-A para USB-C. Por outras palavras, vem preparada para ser carregada através do computador portátil, por exemplo, mas não para ser ligada à corrente elétrica. Se o quiseres fazer, terás de adquirir um adaptador à parte.

Qualidade de som premium para o seu segmento de preço

Coluna Huawei Sound Joy

Agora vamos à qualidade de som da Sound Joy. Esta coluna portátil oferece um som premium para o segmento de preço em que está posicionada. Os graves são profundos e os agudos bastante razoáveis.

Tem um bom desempenho em vários géneros de música, mesmo nos sons mais peculiares de World Music e em algumas faixas de eletrónica. A qualidade sonora tanto se sente em volume baixo, como alto. Aliás, apesar de estar concebida para dar som em volume considerável a um grupo numeroso de pessoas, a Sound Joy é também uma alegria para quem está sozinho a ouvir as suas playlists de eleição.

Mas atenção os codecs suportados por esta coluna são AAC e SBC. Não tem suporte para mais. Pessoalmente, utilizei as minhas playlists do serviço Spotify para fazer o teste e não houve problema, uma vez que a Sound Joy reproduziu cada faixa com boa qualidade.

Há ainda outro pequeno pormenor. Atendi uma chamada através da coluna. Confesso que a curiosidade falou mais alto e testei a funcionalidade. Tanto eu como o meu interlocutor recebemos um som um pouco abafado. Mas não houve cortes ou perda de comunicação, apenas umas poucas repetições no diálogo, por não ser tão percetível como acontece na música – todas as palavras cantadas são perfeitamente audíveis e percetíveis.

Como disse, é um pormenor e a Sound Joy não foi feita para atender chamadas, mas antes para nos dar música a alto e bom som. E nesse campo, cumpre com distinção a sua tarefa para coluna portátil acessível

Preço e disponibilidade

A Huawei Sound Joy está disponível para venda no site português da marca.

Tal como já referi, esta coluna portátil tinha um preço de 149,99 euros, mas na altura em que este teste está a ser escrito, está com uma promoção de menos 50 euros no seu preço. O que significa que agora tem um custo de 99,90 euros.

Este é um custo bastante acessível para tudo o que oferece no que respeita a design robusto, qualidade de som, portabilidade e autonomia. Na prática, estes são os pontos fundamentais para um equipamento deste tipo.

Notas finais

A coluna Sound Joy é uma opção excelente para utilizadores em movimento que não tenham um ouvido refinado de audiófilo. Fornece qualidade de áudio premium, mas para o segmento de preço (médio) em que está posicionada.

A portabilidade e o design robusto fazem com que seja ideal para animar festas e o volume que é capaz de debitar é suficiente para chegar a todos os convivas. É igualmente uma boa opção para reproduzir a playlist pessoal nos momentos de solidão. Até porque o anel com luzes LED é um pormenor muito bem-vindo, quer se esteja sozinho ou numa festa rodeado de pessoas.

Por fim, a sua relação qualidade/preço é quase imbatível. O seu custo inferior a 100 euros aliado ao seu desempenho sonoro torna a Sound Joy numa das melhores alternativas disponíveis no mercado. É de facto uma alegria ter esta coluna como companhia nos momentos de lazer e, até se possível, no horário de expediente.

Prós

  • Design robusto
  • Autonomia de bateria excelente
  • Preço acessível
  • Qualidade de som boa
  • Graves profundos

Contras

  • Qualidade de som menos boa em chamadas por Bluetooth
  • Alguns comandos têm acesso difícil

Especificações técnicas

  • Dimensões: 202x73 mm
  • Peso: 680 g
  • Bateria: 8.800 mAh
  • Tweeter: 10 watts
  • Potência de saída: quatro altifalantes com 20 watts cada
  • Conectividade: Bluetooth 5.2
  • Codecs: AAC, SBC

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt