Review Huawei FreeBuds Pro 3: as maravilhas do Bluetooth Multiponto

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 9 min.

Os novos auscultadores Huawei FreeBuds Pro 3 estão a chegar hoje ao mercado e o 4gnews tem já uma análise completa para partilhar contigo.

Correndo o risco de spoiler, estes foram os melhores auriculares da Huawei que eu já experimentei. Os controlos estão um pouco diferentes, mas significativamente mais precisos e eficientes. Mas o melhor de tudo é mesmo a funcionalidade Bluetooth Multiponto. Para saberes tudo, partilho aqui a experiência de uma semana a andar de transportes públicos com os FreeBuds Pro 3 nos ouvidos.

Unboxing e primeiras impressões

imagem de todos os itens presentes na caixa dos Huawei FreeBuds Pro 3

A caixa dos novos FreeBuds Pro 3 é igual a qualquer outra de auriculares da marca chinesa, mas quando a abrimos e retiramos a base de carregamento começamos a ver as diferenças face a outros modelos.

Os auriculares que testei têm a cor “cinza geada”, mas não é isso que chama a atenção. A Huawei explica que a base de carregamento deste modelo combina vidro fosco com películas de nano-textura para proporcionar “uma textura semelhante à do gelo”. Não posso garantir que seja a mesma experiência porque não fiz a comparação direta com uma bola de neve.

Mas a sensação ao toque é bastante agradável e diferente de outros modelos da marca. É confortável tocar nesta caixa e, em simultâneo, parece que as mãos agarram melhor. O que significa que corremos um risco mais reduzido de escorregadelas acidentais. Este parece ser um pormenor de menos importância, mas para quem utiliza este tipo de equipamentos diariamente percebe que estes dispositivos mais pequenos primam por ser bastante escorregadios.

A abertura da caixa de carregamento combina elegância, robustez e o espaço necessário para retirar à vontade os auriculares. Por outras palavras, parece ter a resistência necessária para suportar as 100 mil aberturas testadas pela marca, como permite que quaisquer tamanhos de dedos consigam retirar os pequenos auriculares.

De resto, a caixa inclui ainda o cabo de carregamento e quatro pontas em silicone de vários tamanhos e é isso que vamos analisar de seguida.

Conforto na utilização

imagem das pontas de silicone dos Huawei FreeBuds Pro 3

Neste modelo, a Huawei introduziu um novo tamanho nas pontas de silicone dos auriculares. Junta-se agora o tamanho XS, ao Small, Medium e Large já disponíveis em outros modelos. E esta foi uma boa opção da marca chinesa.

Por vezes, o tamanho small é demasiado grande para alguns ouvidos. Esse é o meu caso e com os FreeBuds Pro 3 consegui (finalmente) encontrar uma ponta de silicone que resolve o problema de “auriculares saltadores”.

Comecei por experimentar o tamanho M integrado, de origem nos auriculares. Mal consegui colocá-los no ouvido, visto que saltaram logo. Passei para o tamanho S e lá ficaram alojados no canal auditivo. Mas quando comecei a movimentar a cabeça de forma mais energética, os auriculares saltaram logo.

Por fim, sucesso com o novo tamanho XS. Mesmo com movimentos rápidos de cabeça, os auriculares mantiveram-se no lugar a cumprir a sua função.

Muitos utilizadores queixam-se que estes auscultadores intra-auriculares são desconfortáveis de usar, em sessões mais prolongadas. Não senti tal. Nem sequer fiquei com a impressão que tinha o auricular no ouvido, depois de retirá-lo.

Senti sim algum desconforto, quando deitei a cabeça em cima de uma almofada e fiz pressão sobre os ouvidos. Nesse caso bastante específico, o volume do auricular no ouvido não foi confortável.

O admirável mundo do Bluetooth Multiponto

imagem dos FreeBuds Pro 3 com a caixa de carregamento aberta

Os FreeBuds Pro 3 podem ser emparelhados com dois dispositivos diferentes em simultâneo (Bluetooth Multiponto) e conectam-se aos equipamentos também de duas formas diferentes. Experimentei as duas situações.

Liguei-os a um smartphone Huawei através da app Huawei AI Life e através de Bluetooth a um smartphone não Huawei. Neste último caso, é necessário abrir a caixa de carregamento e pressionar durante alguns segundos um botão – praticamente invisível – na zona lateral direita.

Ambos os processos são simples e rápidos, mas claro que a app Huawei AI Life vai fornecer mais informações sobre o estado da bateria e as funcionalidades dos auriculares.

Passemos a falar de forma mais pormenorizada sobre a funcionalidade Bluetooth Multiponto que os FreeBuds Pro 3 têm integrada. Com este recurso, podes ter dois dispositivos ligados aos auriculares e alternares entre essas duas fontes de som, sem necessidade de configurar o que quer que seja.

E funciona às mil maravilhas. Posso dizê-lo de forma convicta, já que passei uma boa meia hora da minha vida a alternar entre os dois smartphones emparelhados com os auriculares e nunca falhou. A única coisa que tive de fazer foi escolher a música que ia reproduzir com cada um dos terminais móveis.

Esta funcionalidade é muito bem-vinda, sobretudo porque funciona na perfeição. Neste ponto específico, nota máxima para este modelo Huawei por ter incluindo a funcionalidade e por esta corresponder às mais altas expetativas.

Autonomia anunciada comprovada ao minuto

A autonomia é um dos pontos cruciais quando se trata da análise a um modelo de auscultadores. Para estes FreeBuds Pro 3, a Huawei anuncia que os auriculares fornecem de até 6,5 horas de reprodução e de até 31 horas com a caixa de carregamento. Em ambos os casos, com o ANC desativado.

Já com a tecnologia ANC ativa, estes valores caem para 4,5 horas nos auriculares e de até 22 horas com a caixa de carregamento. Durante sete dias, por um período de meia hora diária usei este modelo na rua, alternando entre as três opções de controlo de ruído – cancelamento ativo, som ambiente e desativado –, junte-se ainda uma utilização de mais 20 a 30 minutos dentro de casa. Resolvi levar o modelo ao limite e o volume foi “travado” alto, para puxar mesmo pela bateria.

Ao fim dos sete dias, ainda tinha mais de 50% de bateria na caixa de carregamento dos auriculares. Os FreeBuds Pro 3 comprovam a autonomia anunciada pela Huawei. Mais: mostram que são uma boa opção para utilizadores que estão constantemente em movimento e precisam de equipamentos com baterias que acompanhem o seu ritmo de vida.

Tal como outros modelos da marca, trazem consigo um cabo de carregamento para ligação a um adaptador. O seu carregamento é rápido, demorando pouco mais de meia hora a ficar com carga completa.

Bom cancelamento de ruído, mas não funciona em autocarros

imagem da caixa de carregamento e auriculares Huawei FreeBuds Pro 3

A Huawei afirma que melhorou a sua tecnologia de cancelamento de ruído ativo e, face a outros modelos testados, nota-se uma otimização nos FreeBuds Pro 3. Também alternando entre as três opções de controlo de ruído anteriormente referidas notam-se bem as diferenças de som.

Mas há uma situação curiosa. Este modelo bloqueia melhor o ruído de fundo do metro do que o do autocarro. E estamos a falar daquele barulho constante do motor do veículo e não dos restantes passageiros a falarem uns com os outros.

Com as pontas de silicone do tamanho certo e com o cancelamento de ruído ativo a funcionar, o barulho do metro parece que faz parte da música; já o “guinchar” do autocarro é ainda audível e retira aquela envolvência desejada.

Num ambiente mais controlado, dentro de casa, com a televisão ligada com um volume considerado alto, a tecnologia ANC faz o que promete: bloqueia o som exterior e deixa o utilizador “mergulhar” na sua playlist de música favorita.

Uma nota positiva para a vertente deste cancelamento de ruído para as chamadas telefónicas. O interlocutor é capaz de ouvir, de forma nítida e clara, a nossa voz, sem a interferência de sons ambiente como o do vento.

Chamadas telefónicas mais nítidas com uma melhoria significativa

imagem dos auriculares Huawei FreeBuds Pro 3

Aliás, um dos principais melhoramentos que a Huawei fez com este modelo foi com as chamadas telefónicas. Agora, somos ouvidos perfeitamente, sem cortes e sem estarmos sempre a ouvir do outro lado “o que é que disseste? Estou a ouvir-te mal”.

Os microfones captam bem a nossa voz, assim como a voz do nosso interlocutor é debitada de forma nítida para os nossos ouvidos.

Outros modelos que testei da Huawei não forneciam a nitidez e clareza que os FreeBuds Pro 3 oferecem e esta é uma melhoria muito bem-vinda.

Som nítido e repleto de detalhe

imagem do auricular na mão

Mas não é apenas nas chamadas telefónicas que sentimos a qualidade sonora dos novos FreeBuds Pro 3. Também na reprodução de música, o modelo fornece som nítido e repleto de detalhe.

Essa qualidade sobe de patamar quando ativamos o cancelamento de ruído ativo. Se estivermos num ambiente com um barulho de fundo controlado, chegamos mesmo a experienciar uma total envolvência na sua playlist de eleição.

Os graves fazem-se sentir e a clareza das vozes transporta-nos para uma experiência sonora de bastante qualidade para este tipo de auscultadores intra-auriculares. Outro ponto positivo é que se dão bem com vários tipos de música.

Por estas razões, estes auscultadores são uma boa opção para audiófilos amadores que frequentem, com regularidade, os transportes públicos.

Notas finais

Estes auriculares da Huawei têm Pro no nome e fazem jus a esta designação. Face a outros modelos por mim testados, constato que os FreeBuds Pro 3 resolveram algumas questões que outros auriculares Huawei apresentavam. Mais especificamente, foi melhorada a qualidade de som nas chamadas telefónicas. Também o ANC está otimizado, ainda que, curiosamente, se debata com o barulho do motor do autocarro, mas não com os carris do metro.

Mas o destaque vai diretamente para a funcionalidade Bluetooth Multiponto que permite alternar entre dois dispositivos emparelhados, em simultâneo, sem o mínimo de esforço por parte do utilizador. O recurso funciona e muito bem. É também bem-vindo pelo conforto e facilidade de utilização que fornece.

Pelo lado menos positivo, estes auscultadores custam 199,99 euros. Estamos numa faixa de preço elevada para um modelo intra-auricular. Têm qualidade é verdade, mas podem ser acessíveis a menos carteiras do que desejável.

quatro estrelas em cinco

A favor

Bluetooth Multiponto

Auriculares leves

Emparelhamento simples e rápido

Chamadas telefónicas nítidas

Boa qualidade de som

Controlos táteis mais eficientes

Contra

Preço elevado

ANC funciona menos bem com alguns ruídos

Especificações técnicas:

Formatos de áudio suportados: SBC, AAC, LDAC, L2HC2.0

Cancelamento ativo de ruído: Sim

Resistência à água: IP54

Intervalo de resposta de frequência: 14 Hz a 48 kHz

Controlos táteis: Sim

Bateria: 55 mAh (auriculares); 510 mAh (base de carregamento)

Autonomia: 6,5 horas (auriculares) e 31 horas (base de carregamento) sem ANC; 4,5 horas e 22 horas com ANC

Conectividade: Bluetooth

Peso: 5,8 g (auricular); 45,5 g (base de carregamento)

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt