Review Huawei FreeBuds 5i: quando a qualidade tem um preço acessível

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 9 min.

Os Huawei FreeBuds 5i acabam de ficar disponíveis em Portugal e o 4gnews teve oportunidade de testar os novos auscultadores antes de estes chegarem às prateleiras das lojas. Agora é o momento de partilhar esta experiência contigo.

Neste tipo de equipamento, há três pontos essenciais para avaliar: autonomia da bateria, conforto na utilização e qualidade de som. Sem querer desvendar já muito das conclusões retiradas, posso avançar que estes auscultadores são capazes de conquistar os utilizadores mais céticos na utilização de modelos intra-auriculares. Acresce ao seu “charme pessoal”, o custo de 99 euros num modelo com cancelamento de ruído.

Agora vamos à análise mais pormenorizada que foca cada um dos pontos referidos anteriormente.

Primeiras impressões remetem para o seu cariz de utilização diária

Huawei FreeBuds 5i caixa

Aberta a caixa dos FreeBuds 5i e vimos a base de carregamento com os auriculares lá dentro. O conjunto caracteriza-se pelo seu design simples e bastante semelhante ao modelo FreeBuds Pro.

Mas o que imediatamente é sentido é o peso leve do modelo. A base de carregamento com os auriculares lá dentro regista cerca de 34 gramas na balança. O tamanho é também pequeno e fácil de arrumar em qualquer canto da mala ou mochila.

Com estas características, os FreeBuds 5i estão perfeitamente indicados para uma utilização diária. São fáceis de transportar porque não ocupam muito espaço ou pesam sequer.

Mas o plástico da base de carregamento retiram um pouco de glamour a estes auscultadores. Por outro lado, este mesmo plástico leva-nos a pensar na longevidade e resistência da base de carregamento que tantas vezes no futuro será aberta e fechada. Claro que sendo este um equipamento com um custo abaixo dos 100 euros, não esperamos material premium, mas ainda assim, um plástico mais resistente seria bem-vindo.

Fáceis de emparelhar

Huawei FreeBuds 5i botão

Passemos então à fase de emparelhar os FreeBuds 5i com a parafernália high-tech que é usada diariamente. O emparelhamento via Bluetooth é muito fácil de fazer. Basta abrir a tampa da base de carregamento e pressionar o botão localizado na lateral direita.

Desta forma, os equipamentos comunicam entre si e ficam ligados até que o utilizador os separe. Este processo simples e rápido é válido para dispositivos Huawei e não Huawei, mas quando utilizamos os FreeBuds 5i com a aplicação Huawei AI Life é que o verdadeiro potencial deste modelo surge. O que nos leva ao ponto seguinte.

App Huawei AI Life permite uma utilização plena e eficiente dos FreeBuds 5i

Aplicação Huawei AI Life dados bateria

Comecemos pelo básico. A aplicação Huawei AI Life está disponível, a título gratuito, na Huawei App Gallery. A Play Store da Google tem disponível a app FreeBuds Assistant (também gratuita) que vai ajudar os utilizadores a melhorar a utilização de quaisquer modelos de auscultadores FreeBuds. Mas, obviamente, que a app AI Life é mais completa e, pelas razões já conhecidas (sanções) não está disponível para download na loja da gigante norte-americana.

Uma vez instalada a app AI Life, é todo um admirável mundo novo que se estende sobre nós que temos colocados nos ouvidos os FreeBuds 5i. As opções para otimizar e personalizar a utilização do modelo são muitas e fazem maravilhas se investirmos um pouco do nosso tempo a selecionar o que é melhor para nós.

Basta abrir a app e, de imediato, temos a percentagem de autonomia para cada um dos componentes: auricular esquerdo, auricular direito e base de carregamento. Com esta informação sempre disponível, não há como ficar sem bateria.

Aplicação Huawei AI Life gestos

Depois podemos definir o tipo de gestos que sejam mais fáceis para executarmos os comandos diretamente no auricular. Pessoalmente, deixei estar os dois toques para atender/terminar chamadas ou para reproduzir ou colocar em pausa a música. Tudo funcionou na perfeição.

É também nesta aplicação que escolhemos se desejamos estar com o cancelamento de ruído ativo ou não ou se queremos estar conscientes do som ambiente que nos rodeia. Saliente-se que dentro do cancelamento do ruído ativo temos três opções à nossa escolha – “acolhedor, geral e ultra” – adequados a espaços mais ou menos barulhentos. Nota de rodapé: a opção ultra é capaz de nos isolar do barulho do recreio de uma escola primária com 40 crianças em modo efusivo.

Aplicação Huawei AI Life cancelamento de ruído

Outro ponto a favor, a app AI Life tem uma opção que vai ajudar o utilizador a ter a melhor experiência sonora com os FreeBuds 5i. Chama-se Teste da Borracha do Auricular e vai avaliar se o utilizador tem os auriculares bem posicionados nos tímpanos para não haver perdas de som e para que o cancelamento de ruído ativo seja mesmo eficiente na sua função.

Este teste dura apenas alguns segundos e alerta, se for caso disso, para o facto de o auricular estar mal posicionado num dos ouvidos ou em ambos.

Na mesma aplicação é ainda possível equalizar o som ao nosso gosto, afinar a latência e, como bónus, a opção localizar auriculares que nos ajuda a encontrar o pequeno auricular perdido na mala ou na secretária.

A app Huawei AI Life é o complemento ideal e quanto a mim essencial para que o utilizador tenha uma experiência plena com os FreeBuds 5i. É um ponto a favor, assim como é contra. Passo a explicar.

É possível fazer um bom uso destes auscultadores sem recorrer a esta aplicação. Mas não será uma utilização tão rápida, fluida e personalizada. E é exatamente aqui que funciona tanto a favor como contra: para quem consegue instalar a aplicação a experiência será plena, já para quem não consegue a experiência será boa e coerente com o preço acessível que estes auscultadores têm.

Confortáveis de utilizar, sem necessitar de toques constantes para encaixe no tímpano

Huawei FreeBuds 5i auriculares

Nem todos os utilizadores anseiam por ter uma experiência de longa duração com auscultadores intra-auriculares. Confesso que sempre senti algum ceticismo quanto a este tipo de modelo. O problema maior são as minhas orelhas pequenas que, invariavelmente, expulsam os auriculares dos tímpanos.

Claro que a situação pode ser resolvida com as pontas de silicone mais pequenas. Mas nem sempre esta opção resulta. Bem, os FreeBuds 5i mudaram totalmente a minha experiência. São ergonómicos e adaptam-se na perfeição ao canal auditivo com a ponta de silicone adequada.

No meu caso, optei pelas proteções mais pequenas e fiz o teste na aplicação AI Life da Huawei para avaliar se o encaixe estava correto. Pelo som que ouvia parecia-me que sim e a aplicação concordou.

Mesmo estando um bom par de horas a utilizar os FreeBuds para ouvir música e atender chamadas, não senti qualquer tipo de desconforto. Quando ao final do dia os retirei, não senti os ouvidos dormentes ou doridos pela utilização mais prolongada.

Também nunca me saltaram das orelhas, por muitos movimentos que fizesse. Não cheguei a praticar exercício físico com estes auscultadores, mas seriam o modelo que escolheria para uma corrida ao ar livre. Este é o enorme ponto a favor deste modelo: são bastante confortáveis de utilizar.

Qualidade de som surpreendentemente boa para este segmento de preço

É possível ajustar os graves e agudos dos FreeBuds 5i na aplicação AI Life. Para fazer este teste mantive as definições vindas de fábrica e a qualidade de som que recebi foi surpreendentemente boa para o segmento de preço de 99 euros, assim como para um modelo intra-auricular.

Claro que a experiência não é tão imersiva como acontece com uns auscultadores completos do segmento premium, mas os FreeBuds 5i fornecem som com detalhe e bastante nítido, em qualquer género musical.

Nas chamadas telefónicas, a qualidade de som é efetivamente boa. Várias vezes fui obrigada a descer o volume de som, devido à franca qualidade que este modelo apresenta. O ruído exterior do nosso interlocutor não se sobrepõe à sua voz, assim como o nosso interlocutor nos ouve com nitidez. A qualidade sonora é, sem dúvida alguma, um ponto a favor.

Autonomia para seis horas com cancelamento de ruído ativo

Huawei FreeBuds 5i base de carregamento

A Huawei anuncia que os FreeBuds 5i têm autonomia para seis horas com o cancelamento de ruído ativo ligado. Na minha utilização diária dos auscultadores comprovei este valor que, sem esta opção ligada, consegue estender a vida útil da bateria até às sete horas e meia de reprodução.

Claro que a base de carregamento amplia ainda mais este período para entre 18 e 28 horas de reprodução, consoante esteja ligado ou não o cancelamento de ruído ativo.

O carregamento da base leva cerca de duas horas enquanto os auriculares carregam em apenas uma. Para uma utilização diária, os tempos de carregamento podiam ser melhores, sobretudo da base. É preciso não esquecer de carregar a base à noite, se pretendermos usá-los todos os dias nos transportes.

Notas finais

Em jeito de conclusão, os FreeBuds 5i da Huawei fornecem uma qualidade sonora surpreendentemente boa para um modelo que custa 99 euros. E essa qualidade de som é apresentada tanto na reprodução de música, como nas chamadas telefónicas.

Outra enorme vantagem destes auscultadores é o conforto. São mesmo ergonómicos e adaptam-se ao canal auditivo do utilizador. Mesmo após uma utilização mais longa, os tímpanos não vão sentir que foram atropelados.

Os FreeBuds 5i fornecem uma experiência plena se forem associados à aplicação Huawei AI Life que apenas está disponível na loja de aplicações da marca chinesa. Se não forem associados a esta app, oferecem uma boa experiência adequada ao seu segmento de preço.

Mais uma vez, a Huawei provou que consegue fazer bons equipamentos que têm em atenção as necessidades e conforto do utilizador. E, mais uma vez, comprova-se que se não fossem as sanções de que é alvo, esta marca chinesa podia ser uma das mais vendidas em cada segmento que se encontra, graças aos produtos que desenvolve.

Pontuação 4gnews

O 4gnews atribui quatro estrelas aos Huawei FreeBuds 5i em cinco possíveis.

A Favor

Preço acessível

Confortáveis de usar

Cancelamento de ruído ajustável

Boa qualidade sonora para o segmento de preço

Contra

Base podia ter um material mais premium

Carregamento da base demora um pouco mais do que desejado

Aplicação Huawei AI Life apenas está disponível na Huawei App Gallery

Especificações técnicas

Peso: 34 g base de carregamento; 4,9 g cada auricular

Conectividade: Bluetooth 5.2

Codecs: AAC, SBC, LDAC

Microfones: 2 em cada auricular

Autonomia: De até 6 horas com cancelamento de ruído ativo, 7,5 horas com opção desligada

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt