Huawei Watch GT 4 Review: o smartwatch que é um Companheiro de Vida

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 11 min.

O Huawei Watch GT 4 acaba de ser lançado, a nível global, e o 4gnews teve já oportunidade de testar o novo smartwatch. Na última semana, o modelo foi a minha companhia e pude experienciar as novidades da sua interface e também as muitas funcionalidades com que está equipado.

Devido ao meu pulso de pequenas (ou mesmo minúsculas) dimensões testei o modelo de 41 mm, designado comercialmente por Two Tone Piano Key. Agora conto-te a experiência de sete dias a viver com este smartwatch que, inesperadamente, se transformou em um companheiro de vida. Spoiler alert: a Huawei sabe fazer bons wearables.

Quando abrimos a caixa…

imagem de tudo o que está incluído na caixa do Huawei Watch GT 4

É sempre entusiasmante abrir a caixa de um novo equipamento tecnológico, mas tendo em conta o fator novidade do Huawei Watch GT 4, o entusiasmo foi bastante maior… assim como as expetativas.

Mas quando abrimos a caixa, as expetativas não são goradas. Vimos de imediato o smartwatch e o seu design elegante e moderno. Uma vez que a nova série Watch GT 4 chega sob o slogan “moda na vanguarda”, a beleza intemporal do modelo é um ponto a favor.

Depois é tempo de colocar tudo a funcionar. O emparelhamento com um smartphone é simples e este modelo fornece compatibilidade com Android e iOS. No meu caso, foi ainda mais fácil, visto que tenho um smartphone Huawei. Através da app Huawei Health rapidamente os dois dispositivos estavam ligados e a comunicar.

Depois vem a fase dos ajustes na bracelete. O modelo em teste é o Two Tone Piano Key de 41 mm, uma variante concebida especialmente para o público feminino. Tal como já referi, tenho um pulso bastante pequeno, por isso tive necessidade de ajustar a bracelete.

O método para o fazer revelou-se simples e teria sido mais rápido, tivesse eu jeito para tudo o que implique algo semelhante a bricolage. Basta deslocar a bracelete do mostrador, através dos botões e sistema de encaixe para depois retirar as tiras de metal necessárias também através de um mecanismo de pressionar, desencaixar e voltar a encaixar.

Todos estes mecanismos garantem que qualquer pessoa consegue usar este smartwatch, independentemente do tamanho do seu pulso. Na caixa estão também incluídas mais tiras para acrescentar, no caso de os utilizadores terem pulsos maiores. Este pode parecer um pormenor insignificante, mas um smartwatch é para ser usado em movimento e, se implicar a prática de atividade física mais exigente, é crucial que esteja bem preso ao pulso para não correr o risco de voar.

Design de vanguarda ou intemporal?

imagem do Huawei Watch GT e caixa

Vou reservar neste teste um espaço dedicado ao design, visto que o conceito do Huawei Watch GT 4 é “moda na vanguarda”. Ao nível da estética, estamos a falar de um modelo com look e materiais premium que efetivamente remetem os utilizadores para a relojoaria tradicional, tal como nos é prometido pela marca.

O mostrador redondo em conjunto com qualquer uma das braceletes reservadas para o público feminino torna este modelo adequado para todas as ocasiões, conferindo sempre um toque de elegância. Não tem um aspeto desportivo, mas também não é isso que pretende.

Quanto ao elemento vanguarda, o design deste modelo é moderno, não há dúvidas neste ponto. Mas, na minha opinião, um adjetivo melhor para o caracterizar será o intemporal. As suas linhas curvas e as opções que dispõe nas braceletes apresentam um design que poderá resistir no tempo pela sua discrição, elegância e estética.

Smartwatch um pouco pesado que pode deixar marca

Um smartwatch pode ser usado 24 horas por dia, sete dias por semana. Dada esta possibilidade é importante analisar o conforto na sua utilização. E sim, é confortável para usar um dia inteiro a trabalhar com os braços pousados na secretária.

Na altura do descanso, também não é um impedimento para uma boa noite de sono, igualmente por ser confortável de usar.

imagem da marca do pulso depois da utilização do smartwatch

Mas o Watch GT 4 é um pouco pesado. Damos sempre pela presença dele no nosso pulso, assim como quando o tiramos depois de uma utilização contínua de 48 horas, ficamos com a sua marca no pulso. Atenção que o modelo não magoa, nem deixa a área dorida. Apenas deixa umas marcas semelhantes às deixadas por uma pulseira quando apertada, com força, contra o pulso.

Neste caso, a marca que fica é a da saliência na traseira do mostrador que assenta na base de carregamento. Suponho que seja aí que está a bateria. Mais uma vez, não magoa e é confortável de usar, mas se fosse um pouco mais leve, seria perfeito.

Carregamento feito através do sistema magnético da marca

imagem do Huawei Watch GT 4 e base de carregamento

Outro dos pontos cruciais na análise a um smartwatch é a sua autonomia. Afinal este é um equipamento para usar durante as 24 horas do dia. No caso do Watch GT 4, a Huawei anuncia autonomia diferentes para as duas variantes do modelo.

A versão de 46 mm tem uma autonomia de 14 dias enquanto a versão de 41 mm fornece um funcionamento contínuo de até sete dias. A versão que testei foi a mais pequena e, por isso, a que tem menos tempo de vida útil de bateria.

Ponto a favor: os sete dias anunciados foram confirmados pela minha experiência pessoal, com uma utilização diária (24 sob 24 horas) mediante uma utilização ora moderada ora intensiva ao máximo nível.

O carregamento do modelo é também muito fácil de fazer e rápido. Tudo graças ao suporte com sistema magnético, sobre o qual basta colocar o mostrador para o dispositivo começar a carregar “baterias”. Durante o carregamento o cabo e o relógio aquecem um pouco, mas não chega a atingir temperaturas escaldantes, ficando apenas mais quente do que acontece quando está a ser utilizado.

Navegar na Interface e uma funcionalidade AOD imprecisa

recursos de desporto do Huawei Watch 4

A interface dos wearables Huawei é uma das mais intuitivas e fáceis de utilizar que conheço. E esta presente no Watch GT 4 não foge à regra e até traz consigo uma novidade fantástica que depressa se revelou muito útil.

Falo do facto de agora a Huawei ter junto os principais recursos de saúde e de desporto num só ecrã. Basta fazer deslizar o ecrã inicial para chegar a um outro ecrã que junta os dados do batimento cardíaco, do oxigénio no sangue, da temperatura da pele, níveis de stress, entre outros. Deslizamos outra vez e damos com os recursos para o desporto que aqui junta os modos caminhada, corrida, bicicleta e natação.

É uma alteração que pode parecer pequena e insignificante, mas numa utilização diária deste smartwatch vai revelar-se bastante útil pela rapidez com que fornece acesso a algumas das suas principais funcionalidades.

Claro que podemos ir pelo caminho tradicional, através do menu completo, onde estão disponíveis todos os seus recursos. Mas convenhamos todos os que usam wearables têm preferências e usam mais uns recursos em detrimento de outros. E esta novidade permite um acesso imediato a algumas das funcionalidades mais usadas neste tipo de dispositivo. Esta é uma novidade muito bem-vinda e merece destaque nos pontos a favor deste modelo.

O ecrã, que no caso do modelo de 41 mm tem 1,32 polegadas, fornece uma visualização das informações bastante boa, ainda que o sol esteja forte e a brilhar. O modelo conta também com a funcionalidade Always-On-Display. No entanto, este recurso mostrou-se um pouco impreciso. Nem sempre quando eu mexia o pulso, o ecrã ficava iluminado.

Sistema de medalhas para incentivo da prática física

imagem dos anéis de atividade do Huawei Watch GT 4

O Huawei Watch GT 4 está equipado com mais de 100 modos de desporto. Obviamente não testei todos, mas os de caminhada e corrida funcionam bastante bem. Durante uma sessão destas atividades, o modelo vai debitando, em inglês, algumas informações quando atingimos um marco.

Por exemplo, quando fazemos um quilómetro, o Watch GT 4 assinala, motivando-nos a continuar e assim por diante. Outro ponto que é bastante motivador é o sistema de medalhas. Sempre que o utilizador supera alguma métrica registada em sessões anteriores, recebe uma medalha. A recompensa chega quando damos por terminada a atividade física e incentiva mais do que esperado.

Os novos anéis de atividade estão também num ecrã conjunto e mostram ao utilizador o tempo que esteve em movimento, de e a fazer exercício. Mais uma vez, quando é atingido o objetivo diário, o relógio emite uma notificação a informar sobre o feito. De resto, mostra de forma simples e rápida os dados através de um sistema de cores e de meio círculo que vai sendo preenchido até cumprir o que é recomendado.

Recursos de saúde têm novidades

imagem dos recursos de saúde do Huawei Watch GT 4

Quanto aos recursos de saúde começamos por um ponto importante. O Watch GT 4 está preparado para medir os níveis de glucose no sangue. Mas esta funcionalidade não está ainda disponível em nenhuma região do mundo. A Huawei espera atualmente por uma análise detalhado do equipamento pela parte das autoridades de saúde de cada país e da respetiva aprovação.

Isso acontece porque, cada vez mais, a fronteira entre smartwatch e dispositivo médico fica confusa e ténue e as autoridades médicas querem garantir que as duas categorias de equipamentos continuam a ter uma fronteira distinta.

Ressalva feita, vamos aos recursos de saúde efetivamente disponíveis. Tal como já foi dito, os principais estão agora juntos num único ecrã e, de imediato, temos informações, em tempo real, da temperatura da pele, batimento cardíaco, níveis de stress, níveis de oxigénio no sangue e até dados sobre o sono e avaliação da respiração. O modelo segue também a saúde feminina, fazendo uma estimativa dos dias de ovulação.

imagem dos recursos de saúde do Huawei Watch GT 4

Ah, e agora o Stay Fit do Watch GT 4 faz a contagem de calorias, monitoriza o défice calórico e até ajuda os utilizadores a cumprir um plano com objetivos. Por experiência própria, posso dizer que funciona bem, mas que também exerce alguma pressão, sobretudo durante o fim de semana em que somos confrontados diretamente com o “pecado da gula”.

De uma forma geral, os recursos de saúde funcionam bem e as novidades do Stay Fit e anéis de atividade facilitam não só a leitura, como também motivam a um esforço maior da nossa parte para nos mantermos saudáveis. E é exatamente esse o objetivo.

Boa qualidade de chamadas

O Watch GT 4 quando emparelhado com um smartphone permite atender chamadas com um simples toque no ecrã.

Mais uma vez, parece uma funcionalidade secundária, mas dá imenso jeito no dia a dia, visto que não temos de andar à procura do telefone – por exemplo, na mala – para atender a chama a tempo.

A qualidade é boa para nós e para o interlocutor, mas não devemos afastar demasiado o pulso da nossa cara. Não há necessidade de falar diretamente para o ecrã do smartwatch, mas também não convém estar com o braço estendido para baixo.

Notas finais

O Huawei Watch GT 4 é o mais recente smartwatch da Huawei. Este ano, a marca lançou já modelos bastante apetecíveis e originais, como o Watch Buds. Mas curiosamente que não se canibalizam no mercado por cada um dos modelos estar direcionado para um público diferente.

imagem dos recursos de saúde do Huawei Watch GT 4

O novo GT 4 é adequado para quem valoriza a estética e design. O seu design intemporal corresponde ao slogan de “relojoaria tradicional” e consegue adaptar-se, seja através das diferentes watchfaces ou pulseiras, a qualquer ocasião.

É também um modelo adequado para os utilizadores que gostam do desporto, com muitas opções disponíveis, e é sobretudo adequado para quem se preocupa com a saúde e bem-estar. Os dados fornecidos estão agora com uma visualização mais fácil de ler e mais rápida de aceder. Um dos pontos mais positivos é a nova interface que conjuga os recursos num único ecrã.

Os preços variam entre os 269,99 euros e os 399,99 euros. Esta faixa de custo consegue ser acessível a muitas carteiras e os recursos que integra acabam por justificar o seu preço, assim como os materiais utilizados e o design.

Por todas estas razões, rapidamente o Huawei Watch GT 4 pode tornar-se um companheiro de vida e mostrar-te como podes melhorar o teu bem-estar através de mecanismos simples, como são os anéis de atividade, que motivam a que os utilizadores se “mexam” mais.

Este é mais um wearable Huawei que prova que a marca chinesa sabe fazer este tipo de equipamento e dar-lhe bons argumentos suficientes para se destacarem no mercado face aos seus rivais mais diretos. Afinal, o Huawei Watch GT 4 é compatível com iOS, Android e, claro, HarmonyOS.

quatro estrelas

Prós

  • Nova interface junta recursos saúde e desporto no mesmo ecrã
  • Bom desempenho
  • Autonomia anunciada confirmada
  • Design elegante e intemporal
  • Conforto na utilização

Contras

  • Mostrador é um pouco pesado
  • Funcionalidade Always-On-Display imprecisa

Especificações técnicas

  • Ecrã: 1,43 polegadas (46 mm); 1,32 polegadas (41 mm)
  • Resolução: 466x466 pixéis
  • GPS: QZSS, GPS, Glonass, Galileo, Beidou
  • Autonomia: De até 14 dias no Watch GT 4 de 46 mm; de até 7 dias no Watch GT 4 de 41 mm
  • Compatibilidade: HarmonyOS, Android 6.0 ou superior e iOS 9.0 ou superior

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt