Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Poupar energia em casa: 5 vantagens das tomadas inteligentes no controlo do consumo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A conta da eletricidade é uma grande preocupação, sobretudo no inverno. Porém, com as tomadas inteligentes podemos poupar na conta da eletricidade, além de conseguirmos controlar o consumo energético em casa. É mais fácil do que possam pensar.

É normal procurar formas de poupar o máximo possível. Assim, uma das melhores formas de o fazer é com uma tomada inteligente com um contador de consumo. Algo que nos permite controlar o consumo de um aparelho e desligá-lo se necessário.

Em seguida damos a conhecer o seu funcionamento, bem como as principais vantagens imediatas.

1. Ligar e Desligar um eletrodoméstico ou lâmpada com o Smartphone

Tapo

A tomada inteligente parece uma tomada tradicional e funciona da mesma forma, mas esconde uma série de características avançadas que a tornam num gadget IoT realmente útil.

Na prática, este tipo de produtos pode ser utilizado para monitorizar o consumo do produto através da aplicação. Em simultâneo, também pode ser usado para criar tempos de ligar/desligar personalizados e temporizadores de contagem decrescente.

Ao ligar através de uma aplicação, é possível controlar a utilização do dispositivo à vontade. Por exemplo, podemos desligar o carregador do telemóvel antes de dormir para poupar energia ou desligar o aquecimento num momento específico.

Existem também outras funções, tais como agrupar tomadas numa única para não deixar nenhuma luz acesa. Além da opção de ativar um modo de ausência, que acende a luz quando se está longe de casa (ou qualquer aparelho graças ao modo de agrupamento).

2. Usa a tomada inteligente em qualquer eletrodoméstico

As tomadas inteligentes Wi-Fi podem ser utilizadas em qualquer aparelho doméstico ligado à rede elétrica. Isto inclui uma máquina de café, uma lâmpada, uma ventoinha, uma caldeira, uma televisão e muitas outras.

3. Acaba com o consumo fantasma

Há (quase sempre) algum consumo fantasma. Essencialmente é o custo dos aparelhos elétricos quando não estão a ser utilizados, um valor que parece irrelevante, mas que pode representar até 11% da fatura.

Assim sendo, com uma tomada inteligente, este consumo pode ser eliminado, uma vez que funciona como uma faixa de alimentação inteligente.

Porém, a poupança de energia não para por aí. Também podemos poupar energia desligando aparelhos elétricos quando não usamos, evitando deixar o aquecimento ligado quando adormecemos.

Tudo isto, mais as funções para estimar o custo dos aparelhos elétricos e comparar o consumo em horas, poderá poupar muito dinheiro na conta da luz.

4. Ferramenta para estimar o gasto energético dos eletrodomésticos

As tomadas inteligentes com um contador de consumo têm uma função que estima o consumo de energia a partir da própria aplicação. Assim sendo, podemos saber qual o aparelho que consome mais energia, controlando assim o custo.

De igual modo, também podemos detetar se algum aparelho consome mais do que o que a etiqueta diz e alterá-lo se for esse o caso.

5. Comparar o consumo de energia em casa

TP-Link Tapo P100

Conjunto de 4 tomadas inteligentes com ligação Wi-Fi
Compatíveis com Assistente Google e Alexa da Amazon

Através desta tomada podemos comparar o consumo de energia de diferentes aparelhos domésticos e descobrir quais deles consomem energia de forma mais eficiente.

Também podemos descobrir quais são os seus hábitos de consumo de energia. Ou seja, como e quando gasta eletricidade, o que facilitará a sua mudança para um consumo mais baixo.

Se tivermos uma tarifa discriminatória de tempo, pode programar os seus aparelhos para se ligarem nesse momento. Assim, podemos utilizar os aparelhos com o maior consumo durante as horas de vazio e desligá-los durante as horas de pico.

Redmi Note 11 Pro 2023 receives the TDRA certification.#Xiaomi #Redmi #RedmiNote11Pro2023 pic.twitter.com/X3qO7Nllu6

— Mukul Sharma (@stufflistings) 15 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.