Only You: como usar o novo recurso personalizado do Spotify

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os utilizadores da aplicação e plataforma de streaming de música, Spotify, não precisarão de esperar até ao fim do ano para obter a tradicional retrospetiva sobre a sua atividade e gostos musicais. Chegou o novo recurso Only You e já o podes usar!

As novidades foram introduzidas ao longo desta semana, com a ferramenta a ser disponibilizada de forma gradual e faseada. O Only You mostra-nos aquilo que mais ouvimos, sendo muito similar à recapitulação anual a que podemos aceder anualmente em dezembro.

O Only You já está disponível para os utilizadores Spotify

Nobody listens like you. Get your #OnlyYou listening story now ✨ https://t.co/OL3kJymZ2Opic.twitter.com/X7KnX45lnm

— Spotify (@Spotify) 2 de junho de 2021

Tal como o Spotify Wrapped (resumo anual) se tornou numa das funções mais apreciadas da plataforma, sobretudo para os utilizadores que querem saber mais sobre os seus hábitos de consumo de música, há agora a secção personalizada, o Only You.

O objetivo é informar o utilizador sobre quais foram os artistas mais escutados, as canções favoritas, álbuns recorrentes e outros hábitos de utilização. Este lançamento vem assim capitalizar com a popularidade do Wrapped trazendo ainda mais informações.

Além de nos brindar com uma experiência visual de luxo, ou pelo menos bastante atraente e abrangente, o Only You dá-nos um resumo sucinto dos hábitos de reprodução de música.

Podemos aí ver quais são os nossos artistas ou canais de podcast mais escutados, bem como a possibilidade de criar listas de reprodução com base nos nossos gostos.

Eis como podes usar o Only You do Spotify

Spotify Only You

  • Abrir a aplicação Spotify
  • Procurar pelo banner (imagem) da ferramenta Only You na parte superior do ecrã
  • Explorar o Only You com as métricas e informações agregadas
  • Através da Web - aceder à página dedicada - e explorar o Only You a partir daí.

Esta nova secção dá-nos várias métricas sobre os hábitos de uso sempre que acedemos ao Spotify com bastante animação à mistura e algumas curiosidades peculiares.

Aliás, entre as funções que mais dão que falar é a informação sobre os "artistas mais incoerentes" com o gosto musical perfilado pela plataforma. Isto é, o intérprete que acaba por destoar mais daquilo que, por norma, consumimos mais no Spotify.

De acordo com a própria empresa sueca, o propósito do Only You é determinar até onde vai a diversidade do gosto musical de cada utilizador. É uma plataforma que nos dá uma visão geral (macro) do nosso gosto musical e a forma como este pode variar, refletindo também as nossas variações de humor.

O Only You é um indicador estritamente pessoal dos nossos gostos musicais

Note-se que cada utilizador terá acesso a esta secção personalizada, sendo algo estritamente pessoal. No entanto, é possível partilhar este conteúdo diretamente através da app do Spotify, tal como no Instagram. Para tal bastará pressionar o botão "Partilhar" no final dos cartões de informações similares às Stories apresentadas no Only You.

Relembramos, por fim, que a ferramenta Only You estará disponível até ao dia 30 de junho. Até lá, poderão descobrir mais sobre os vossos hábitos de consumo e gostos musicais.

Quais são os artistas / podcasts e músicas mais ouvidas desse lado?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.