Estas são as caraterísticas do melhor processador mobile para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Surgem os primeiros detalhes e caraterísticas técnicas apontadas para o sucessor do Snapdragon 888 da Qualcomm. As informações foram avançadas por uma das fontes com melhor histórico de fiabilidade, Evan Blass, responsável pelo perfil de Twitter @evleaks.

O novo chipset pode marcar a transição entre a arquitetura (litografia) de 5 nm para 4 nm com melhoria significativa no desempenho do processador, bem como da eficiência energética. Em síntese, seria mais veloz e consumiria menos energia, poupando a bateria.

Evan Blass (@evleaks) avança os detalhes do próximo Snapdragon

"SM8450 is Qualcomm's next-gen premium system-on-chip (SoC). It has an integrated Snapdragon X65 5G Modem-RF system. It is fabricated on a 4nm process." pic.twitter.com/u1GXMhOWBf

— Evan Blass (@evleaks) 3 de junho de 2021

O Snapdragon 888 é relativamente novo, tendo sido anunciado em dezembro último, mas já se fala no seu sucessor. Com efeito, temos agora os primeiros detalhes, apontados por esta fonte de confiança, para o próximo SoC de topo da Qualcomm.

Este processador será anunciado no próximo mês de dezembro, caso a Qualcomm não decida alterar o seu calendário de apresentações, e acima podemos ver a sua ficha técnicas.

Note-se, por exemplo, que o seu número de modelo é o SM8450, ao passo que o Snapdragon 888 tem o número de modelo SM8350. Isto para ilustrar a grande probabilidade de este chip em questão ser efetivamente o sucessor do atual topo de gama.

O primeiro chip mobile com arquitetura de 4 nm

Blass avança ainda que este será o primeiro chip da Qualcomm com litografia de 4 nm. Será um salto considerável de 5 nm para 4 nm, dando-nos mais desempenho e menor consumo de energia numa transição altamente desejada.

Este processador pode também contar com o novo modem integrado da empresa, o Snapdragon X65 5G, um pequeno salto face ao atual X60 5G que temos agora no Snapdragon 888.

O novo modem pode entregar, teoricamente, até 10 Gbps para download em 5G, para além de prometer uma conexão mais estável à quinta geração de redes móveis.

The CPU configuration will most likely be with arm v9.Arm Cortex X23× ARM Cortex A7104× ARM Cortex A510Amd even for Samsung Exynos 2200

— Hareesh (@Hareesh936) 4 de junho de 2021

A demais configurarão para o processador está nos moldes esperados. Entre as melhorias teremos a gráfica Adreno 730 GPU, bem como a Spectra 680 ISP, sendo a unidade de processamento gráfico e processador de sinal de imagem, respetivamente.

De acordo com as informações avançadas por Blass teremos novos núcleos Kryo 780 CPU baseados na arquitetura ARM V9.

A configuração usada pode assentar num núcleo para tarefas intensas - Cortex-X2, o Cortex-A710, bem como os núcleos para tarefas mais ligeiras, Cortex-A510.

Seguindo a fórmula / organização do Snapdragon 888, podemos ter um núcleo Cortex X2 CPU, três núcleos Cortex-A710, bem como quatro núcleos A510.

Possivelmente o melhor SoC para Android em 2022

Os primeiros rumores sobre este processador surgiram em março último, chegando agora à Internet uma grande tranche de informações. Ainda de acordo com os rumores, este novo "coração" terá o nome de código "Waipio" no seio da Qualcomm.

Podemos ainda dar a saber que a Qualcomm estará a testar este SoC num dispositivo had hoc com 12 GB de memória RAM LPDDR5, bem como 256 GB de armazenamento interno.

Há ainda o peculiar rumor que aponta a presença de um chip Leica 1 nos processadores Snapdragon. Isto não significa que todos os próximos topos de gama trarão câmaras Leica, mas pode trazer um processador de sinal de imagem (ISP) otimizado pela Leica.

O sucessor para o Snapdragon 888 deve ser apresentado pela Qualcomm no próximo mês de dezembro no Hawai.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.