Apple reforça medidas de privacidade nas AirTags e pisca o olho ao Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os AirTags da Apple estão no mercado há cerca de um mês, tornando-se desde então num dos gadgets mais procurados da maçã. A estes localizadores chega agora a primeira grande atualização de firmware (software de sistema) com reforço sério da privacidade.

A nova atualização altera o modo de notificação emitida pela AirTag quando um utilizador passa pelas imediações de um localizador perdido. É também alterado o intervalo de tempo entre alertas sonoros para alertar os utilizadores de um localizador perdido.

A primeira grande atualização para os AirTags

Até ao momento, antes da atualização, os AirTags emitiam um alerta sonoro após três dias de terem sido perdidos. Este intervalo de tempo (3 dias) fora estipulado para evitar que uma AirTag fosse usada propositadamente para seguir os movimentos de uma pessoa.

Tendo em conta o tamanho, capacidades e autonomia deste produto é relativamente fácil, e certamente não fora da janela de possibilidades, colocar um localizador numa pessoa sem o seu conhecimento. A Apple está ciente de tal risco.

Por isso, com o novo firmware, os AirTags perdidos emitirão um alerta sonoro entre 8 a 24 horas. É uma importante alteração ao funcionamento do produto e, desse modo, a empresa espera evitar possíveis maus usos do seu novo gadget.

A Apple quer evitar o uso indevido dos AirTags

Em declarações recentes, a Apple afirma estar ciente das potenciais implicações do uso indevido dos AirTags. Assim, para desencorajar o rastreamento indesejado, caso alguém encontre uma AirTag será possível desativar o seu funcionamento.

Isto é, se encontrarem uma AirTag perdida poderão, no iPhone ou noutro dispositivo com NFC, após reconhecimento do localizador serão apresentadas instruções no ecrã para ser possível desativar a sua função de rastreamento.

Até ao final do ano teremos mais novidades para Android

Em declarações à CNET, a Apple não elaborou sobre a temática, mas afirmou que até ao final do ano trará mais novidades para os utilizadores Android. Em síntese, podemos ter um maior suporte para controlo dos AirTags "mais para o final do ano".

Para os utilizadores iOS a atualização de firmware para os AirTags já está em curso e será aplicada automaticamente. Para tal, basta que o gadget esteja nas vizinhanças de um iPhone, sendo o processo automático.

Editores 4gnews recomendam:

  • Bill Gates e União Europeia dedicam milhões para a Energia Verde na Europa
  • Huawei P50: design do smartphone é severamente criticado na Internet
  • iPhone 13: característica “Pro” chegará a todos os modelos
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.