OnePlus 5: Guia passo-a-passo para aceder ao Root e Bootloader

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.
Root OnePlus 5
Já é possível fazer Root ao OnePlus 5

Um dos grandes trunfos do sistema operativo Android é a possibilidade de personalizar, desbloquear funções, eliminar excessos e alterar praticamente todos os aspectos gráficos e até funcionais dos vários recursos deste OS. Apesar de várias destas opções já estarem nativamente desbloqueadas e nativamente acessíveis aos utilizadores, para alcançar certos patamares de controlo é necessário desbloquear o smartphone. Desbloqueio das permissões "root" ou raíz. Ser um super utilizador. Hoje, o OnePlus 5 já pode ser rooteado. Eis como!

Vê ainda: Samsung Galaxy Note 8: Prepara-te para um preço exorbitante!

O OnePlus 5 foi anunciado no passado dia 20 de junho num misto de euforia e desilusão. Está na hora de reconhecer que o hype tem de acabar. A OnePlus já não é uma start-up e parte da ideologia que lhe deu origem foi claramente posta de lado. A sua ambição é clara, chegar ao grande público. Estar nos grandes mercados. Ser a referência nos smartphones que podes comprar online. Sem problemas com ROM’s ou alfândegas e ainda com uma excelente relação qualidade preço. Contudo, a cognome flagship killer já não se ajusta à marca chinesa. Vamos ao Root?!

Como fazer "root" ao OnePlus 5

Em primeiro lugar, não nos responsabilizamos para qualquer dano ou situação adversa que possa surgir no decurso deste procedimento. Os passos são relativamente simples mas há sempre algum risco envolvido. Se não dominas estas lides pára. Usa a Oxygen OS tal como está. Se conheces as vantagens, desvantagens e potenciais riscos do acesso root e mesmo assim queres prosseguir, então vamos lá. Antes de começar guarda todos os dados e informações que querias manter.

O root para o OnePlus 5 já está disponível graças à equipa do TWRP recovery e é - sempre - a primeira coisa a instalar num dispositivo para aceder às permissões root. O primeiro passo, contudo, é desbloquear o bootloader do OnePlus 5. Portanto, esquematicamente em primeiro lugar temos que 1- Desbloquear o Bootloader; 2- Instalar a TWRP recovery (ou outra semelhante); 3- Aceder ao root do OnePlus 5. Vamos começar?

1- Desbloquear o Bootloader do OnePlus 5

  1. Em primeiro lugar instala - configura - o ADB (Android Debug Bridge) e o Fastboot no teu Computador. Podes descarregar AQUI, o ADB Quick Setup 1.4.3 (9.17mb).
  2. Ativa o USB Debugging no teu OnePlus 5 - para que esta opção fique visível vai ao menu "Definições" - "Sobre o Smartphone" e carrega 7 a 10 vezes no "Número de Compilação". Isto desbloqueará um novo menu no teu OnePlus 5 - "Definições de Programador".
  3. Vai até este novo menu "Definições de Programador" e procura por "Ativar desbloqueio de OEM", ativa essa opção. Na mesma página/menu ativa também o modo "Depuração de USB" (USB Debugg).
  4. Liga o teu OnePlus 5 ao PC e abre a linha de comandos.
  5. Reinicia o teu OnePlus 5 e inicia-o no modo Bootloader/Fastboot ao digitar na linha de comandos do PC o seguinte: adb reboot bootloader Verifica se OnePlus 5 aparece algum aviso para "Permitir a Depuração USB", escolhe SIM ou OK.
  6. Assim que o OnePlus 5 estiver ligado no modo Bootloader insere o seguinte e último comando na linha de comandos do PC para desbloquear o bootloader do teu OnePlus 5: fastboot oem unlock Este comando vai desbloquear o bootloader do teu smartphone e fará também um reset total ao equipamento portanto perderás todos os dados não guardados.
  7. Assim que o bootloader estiver desbloqueado o OnePlus 5 vai reiniciar automaticamente. Caso o smartphone peça permissão para desbloquear o bootloader, concorda. E é tudo. O teu bootloader estará desbloqueado e estarás pronto para o próximo passo, a instalação da TWRP recovery.

2 - Instalar a TWRP recovery

Em primeiro lugar descarrega AQUI, a TWRP recovery para o OnePlus 5.

  1. Faz o download da TWRP recovery.img a partir do link acima e guarda-o numa pasta facilmente acessível no teu PC.
  2. Configura o ADB (Android Debug Bridge) e o Fastboot no teu Computador. Podes descarregar AQUI, o ADB Quick Setup 1.4.3 (9.17mb). Se já tiveres feito isto, salta este passo.
  3. Ativa a Depuração USB no teu OnePlus 5 em Definições - Opções de Programador
  4. Abre a pasta onde guardaste o ficheiro TWRP recovery.img no passo 1.
  5. Agora abre uma linha de comandos dentro dessa pasta. "Shift+clique direito" em qualquer espaço em branco dentro dessa pasta. Seleciona "Abrir janela de comandos aqui".
  6. Liga o teu OnePlus 5 ao PC. Em seguida escreve (digita) o seguinte na janela de comandos que acabaste de abrir para que o teu smartphone entre no modo Bootloader/Fastboot : adb reboot bootloader Caso o smartphone te peça alguma permissão, concede.
  7. Assim que o OnePlus 5 estiver ligado no modo Bootloader/Fastbootestá pronto para flashar a TWRP recovery. Para tal, na linha de comandos ( janela de comandos ) escreve o seguinte: fastboot flash recovery twrp.img Aqui podes ajustar o nome da tua TWRP recovery para que a linha de comandos a encontre facilmente.
  8. Assim que a TWRP estiver flashada no OnePlus 5 digita o seguinte comando na janela para que o smartphone reinicie: fastboot reboot

Posto isto o teu OnePlus 5 estará preparado para a etapa final.

3 - Permissão Root para o OnePlus 5

Agora que o mais difícil já ficou para trás, só falta mesmo tratar das permissões root. Para tal, em primeiro lugar descarrega (faz download) do SuperSU, AQUI.

  1. Descarrega e transfere o ficheiro .zip do SuperSU para o armazenamento interno do teu OnePlus 5.
  2. Liga o teu OnePlus 5 no modo TWRP recovery que acabamos de instalar.
  3. Seleciona "Instalar" e escolhe o ficheiro .zip que acabamos de transferir para o dispositivo no passo 1.
  4. Depois de escolher o ficheiro .zip faz um "Swipe to Confirm Flash" que encontrarás na parte inferior do ecrã. Isto dará início ao processo de instalação (flashar) o processo.
  5. Assim que o SuperSU estiver instalado (flashado) seleciona a opção Reiniciar Dispositivo (Reboot System).

Está tudo pronto! O teu OnePlus 5 já terá acesso root para fazeres tudo o que te apetecer. Podes confirmar se tudo correu bem com qualquer aplicação root checker disponível na Play Store da Google. A 4gnews não se responsabiliza por qualquer dano ou problema que possa ocorrer durante o processo. Apesar de ser simples e estar devidamente explicado, qualquer distração poderá comprometer o sucesso da operação.

O smartphone estará disponível para compra a partir do dia 27 de junho agora que o período de compra antecipada já terminou. Este é o concorrente dos Samsung Galaxy S8 & S8 Plus, iPhone 7 & 7 Plus. Este é o rival do Sony Xperia XZ Premium, do LG G6, do Huawei P10 & P10 Plus. Quer derrubar estes pesos pesados e para tal possui argumentos muito fortes. É um topo de gama com toda a pompa e circunstância a um preço extremamente apetecível. Se este guia te for útil, partilha e já sabes, todos estes procedimentos são por tua conta e risco.

Outros assuntos relevantes:

A publicadora do GTA V volta atrás acerca da decisão sobre o OpenIV

Como a Take Two Interactive baixou a classificação do GTA V em apenas um mês!

Pokémon Go: O que esperar da próxima atualização

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.