Apple iPhone 7 Review Português | Um passo não tão surpreendente

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 6 min.

O iPhone 7 e iPhone 7 Plus foram os smartphones escolhidos para representar a Apple no final de 2016 e quase todo o 2017. Estes smartphones, para além de uma concorrência feroz, enfrentarão a futura gama de terminais que será maioritariamente apresentada em fevereiro de 2017. Isto significa que estes iPhones tem de ser bons a dobrar. Terão de melhorar a qualidade face aos flagships do mercado, mas também terão de olhar em frente para os próximos bad boys.

Na apresentação oficial, a empresa de Cupertino deu-nos algumas boas razões para fazer a atualização do nosso daily driver para o mais recente iPhone, mas será este um passo certo?

Como podes ver no título, este smartphone não me surpreendeu, contudo, não entendas as minhas palavras de forma errada, pois este Apple iPhone 7 é um dos smartphones mais potentes e interessantes do mercado neste momento.

Quando a Apple manda um "número" cá para fora, isto é, iPhone 4, iPhone 5 ou iPhone 6, vemos uma mudança de visual interessante, algo que não foi constatado neste iPhone 7 que segue as mesmas linhas e padrões do antecessor.

Mas vamos começar a detalhar o bad boy e perceber o porquê das minhas afirmações.

Design e qualidade de construção

Aqui o assunto é simples, ou se gosta ou não se gosta do design. Honestamente não desgosto, no entanto, esperava mais da Apple. Está na hora de nos dar um equipamento diferente, um terminal mais adaptado ao mercado que já evoluiu 3 anos.

Na altura em que o iPhone 6 saiu para o mercado, o concorrente direto era o Galaxy S5, um smartphone mal construído e com um design questionável, mas desde então, a Samsung evoluiu de uma forma surpreendente na sua gama de flagships, enquanto que a Apple, deu-nos pequenas melhorias em 3 anos consecutivos.

Os bezells frontais são grandes demais sem razão aparente, não temos nenhum led de notificações para justificar o tamanho e se em 2014 até conseguia aceitar, em pleno 2016 é algo que não consigo perceber.

No que toca a qualidade de construção este Apple iPhone 7 é de facto cativante. Mostra-se metálico no seu todo e segurar este smartphone na mão é sentir que o dinheiro foi bem gasto. O modelo Preto faz com que as antenas sejam disfarçadas, um pormenor que valorizo bastante.

Performance e User Interface

No aspecto de performance não terás nada com que te preocupar, o Apple iPhone 7 dar-te-á uma qualidade suprema no que toca a multi-tasking ou exigência gráfica. Em toda a minha utilização o iPhone 7 sentiu-se sempre à vontade e com capacidade de satisfazer os meus desejos de uma forma rápida e eficaz.

No que toca ao User Interface vai depender se gostas ou não de iOS. O Sistema Operativo da Apple consegue ser o extremo. Perfeito para quem gosta, um pesadelo para quem prefere Android. A falta de customização e liberdade é frustrante para quem migra para este SO, mas isso permite à Apple dar-nos uma experiência mais fluída e capaz, sendo assim, uma mão lava a outra.

O iOS 10 continua, na minha opinião, a falhar em pormenores que me deixam irritado, como a obrigatoriedade de retroceder no canto superior esquerdo do ecrã, ou mesmo nas definições como na câmara. Para teres uma ideia, se estiveres na câmara e decidires que queres gravar em FHD 60fps em vez de 4K, terás de sair da câmara ir às definições gerais e fazer essa mesma alteração. Considero tal medida inadmissível para uma empresa como a Apple que é reconhecida por olhar ao mínimo pormenor.

Todas as especificações

  • Ecrã de 4.7″ polegadas IPS
  • Resolução HD 720p
  • Processador Apple A10 Fusion
  • 2GB de memória RAM
  • 32/128/256GB de armazenamento interno
  • Bateria de 1960 mAh
  • iOS10
  • Câmara principal 12MP f/1.8
  • Câmara frontal de 7MP f/2.2

Ecrã

O ecrã é um outro debate que podemos ter. O iPhone 7 mostra uma qualidade de imagem com super qualidade e o ecrã é também surpreendente, mas o facto de nos dar definição 720p deixa-me triste. Este é um smartphone topo de gama e devia-se comportar como tal. A diferença seria pequena, mas seria certamente o suficiente para me ver mais feliz.

O haptic feedback do ecrã é perfeito e a possibilidade de 3D Touch é também interessante, embora não consiga encaixar esta tecnologia de uma forma válida no meu dia-a-dia.

Câmaras: Fotografia e Vídeo

Este é um outro ponto interessante que focaremos o nossos olhos! O Apple iPhone 7 tem uma excelente qualidade fotográfica, porém, na minha opinião, continua abaixo do outro flagship do mercado (S7). As fotografias mostram uma certa palidez pouco desejada para quem quer relembrar um momento inesquecível.

Já falei do tal "problema" de alterações de definições na câmara e numa altura onde a concorrência aposta forte em definições manuais para as câmaras dos smartphones, a Apple continua um passo atrás.

Na situação de vídeo, o estabilizador de imagem melhora muito a qualidade comparado ao antecessor e acredito que fiques satisfeito com a sua qualidade.

Vê todos os exemplos de fotos aqui com qualidade máxima

Fotografias noturnas ou com pouca luz ficarão com ruído, mas mesmo assim, uma das melhores que já vi no mercado até então. Em si as câmaras mostram qualidade, mas esperava que a Apple superasse a concorrência como tem feito no passado, algo que não aconteceu.

A câmara frontal de 7MP é de qualidade e em situações de luz ficarás bastante satisfeito com os resultados, já em situações de pouca luz nem o "flash de ecrã" fará um trabalho digno de orgulho, mas isso é normal nos telefones dos dias de hoje.

Autonomia

Este iPhone 7 mostra-nos uma bateria um pouco maior que o seu antecessor e um processador que promete salvar mais umas horas de utilização. Na prática, funciona como na teoria. O telefone dura para um dia de utilização, algo que não poderia dizer do iPhone 6. Numa utilização um pouco mais forte a bateria esgota-se pela hora de jantar (20.30h) presumindo que o estou a utilizar desde manhã.

Mesmo com isto em mente não te faria mal adicionar um powerbank ao carrinho de compras, haverá de chegar o dia que me vais agradecer.

Extras

Esta é a parte onde foco o meu olhar em coisas que este iPhone 7 mostra-se relevante de uma forma positiva. A resistência à água com IP67 é de facto uma maior valia, o áudio stereo é também um passo que tenho de aplaudir, consumir multimédia é agora muito mais agradável e a qualidade de chamadas é simplesmente perfeita.

Um outro extra que gostei de ver foi o novo botão Home. Este deixou de ser um botão e embora no início seja algo estranho, passado uns dias não vais querer outra coisa, a própria vibração do smartphone ficou mais agradável.

Algo que a Apple deixou de lado foi a entrada 3.5" jack. Os EarPods com lightning vão-te dar qualidade idêntica aos antigos EarPods, porém, o bluetooth continua longe das expectativas. Compreendo o porquê da Apple abandonar esta entrada e honestamente sou a favor, contudo, ainda não temos nada no mercado que possa sequer igualar a qualidade de uns bons headphones.

Conclusão

Em suma, este iPhone 7 é uma excelente aquisição se quiseres entrar no mundo Apple. Se tiveres de comprar um iPhone neste momento vai para o iPhone 7 e não um inferior, todavia, se já tens um 6S certamente aguardar para o próximo ano seria uma jogada interessante.

Este é um telefone com um valor alto mas não desvaloriza tanto quanto os da concorrência e este é um ponto muito importante.

O iPhone 7 compensará se viveres no ecossistema Apple, mas se queres este iPhone para "viver só" sem o tal ecossistema, acredito que consigas melhores opções no mercado por preços mais apelativos.

Vê outras reviews:

UMi Max Review / Análise Português – Tudo o que precisas de saber!

Leagoo M5 Review Português | Valerá os 60€ ?

Huawei P9 Plus : Análise / Review em Português

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.