Apple iPhone 7 Plus Review Português | O gigante da Apple

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 6 min.

Está na hora de fazer a review àquele que é o gigante da Apple. O iPhone 7 Plus não vem marcar a perfeição do mercado, contudo, a empresa de Cupertino pretende que este seja um modelo mais cobiçado dos dois.

Depois da review ao iPhone 7 onde apontei determinadas "falhas" naquele que é um modelo exemplo para o mundo mobile, este iPhone 7 Plus não fugiu ao mesmo castigo. Esta review deve ser vista em conjunto com a review do iPhone 7, sendo assim deixarei a nossa análise ao modelo de 4.7" polegadas da Apple no vídeo abaixo.

Depois do desaire do rival direto Samsung Galaxy Note 7, este iPhone 7 Plus tem mais do que nunca a possibilidade de liderar o mercado dos phablets e embora seja um smartphone de qualidade há coisas que precisam de ser limadas.

iphone-7-plus-4gnews-15

Design e qualidade de construção

Perdoem-me Apple fãs mas eu não consigo gostar deste design. Lembro ainda que o design é algo completamente subjectivo, mas quando me dão um terminal com um ecrã de 5.5" polegadas com bezells enormes sem funcionalidade, ou mesmo uma corcunda gigante na parte traseira, a minha sobrancelha levanta na altura de gastar dinheiro.

O iPhone 7 Plus não foge muito ao seu antecessor e não fosse o setup de duas câmaras e as linhas das antenas arrastadas para a extremidade, muitas pessoas teriam dificuldade em ver a diferença face ao iPhone 6S Plus. O telefone é impossível de trabalhar apenas com uma mão e se te aventurares a tal, verás que passado uns 20 minutos dói-te o pulso de tão pesado que o smartphone se torna.

No que toca à qualidade de construção não posso apontar o dedo. O dispositivo tem uma construção de classe e desde o seu aluminium ao pormenor da qualidade dos botões de volume, sabemos que este é um flagship.

iphone-7-plus-4gnews-11

Performance e User Interface

Este iPhone 7 Plus é neste momento o melhor smartphone na lista de benchmark do AnTuTu, isto significa que os seus 175 mil pontos valem-lhe neste momento uma consideração maior no que toca à performance. Terás uma utilização fluída e rápida como esperado. Este é provavelmente o telefone mais rápido que já alguma vez utilizei, principalmente quando o multi-tasking entra em acção.

Contudo, o seu User Interface está longe da perfeição face à concorrência. Não vou reclamar que o iOS é limitado, que é, ou que não é personalizável, que não é. Este UI está longe de ser o mais adaptável a um ecrã de 5.5" polegadas com margens desconfortáveis. O User Interface e Sistema Operativo obrigam a uma utilização com duas mãos e o iOS está longe de igualar as funcionalidade que, por exemplo, o TouchWiz oferece na gama Note. Embora tenhas um ecrã maior, não consegues tirar mais proveito deste, o que me irrita bastante. Atenção que na sua utilização e fluidez o smartphone é irrepreensível, mas lá está... Limitado, sem nada de extraordinário para tão desconfortável que é.

  • Ecrã de 5.5″ polegadas IPS
  • Resolução FHD 1080p
  • Processador Apple A10 Fusion
  • 3GB de memória RAM
  • 32/128/256GB de armazenamento interno
  • Bateria de 2900 mAh
  • iOS10
  • Câmara principal Dual 12 MP (28mm, f/1.8, OIS & 56mm, f/2.8)
  • Câmara frontal de 7MP f/2.2

iphone-7-plus-4gnews-10

Ecrã

Embora a Apple não tenha apostado num ecrã AMOLED ou OLED, este ecrã IPS do iPhone 7 Plus é excelente. Funcionalidades como o 3D Touch ficam perdidas no meio do Sistema Operativo e se te preocupas com qualidade de imagem, não terás qualquer problema. O telefone mostra uma qualidade singular e dá gosto consumir multimédia nesta tela. O haptic-feedback é perfeito como seria de esperar.

iphone-7-plus-4gnews-5

Câmaras: Fotografia e Vídeo

Este é um tema importante. A Apple dá-nos aqui uma dual-câmara de 12MP com possibilidades diferentes das que temos no mercado até ao momento. A Huawei apostou na distância focal, a LG na grande angular e a Xiaomi também foi pelo mesmo caminho da Huawei.

Fotografia com qualidade reduzida para melhorar velocidade do site
Fotografia com qualidade reduzida para melhorar velocidade do site

A Apple jogou de uma forma diferente. A próxima atualização que chegará em dezembro dará aos utilizadores a possibilidade de modificar a distância focal da fotografia (igual ao da Huawei) e tenho de admitir que gosto da ideia, as fotografias ficam mais elegantes e o tal de "modo retrato" mudará a forma como utilizadores "Plus" vêem o mundo, porém, a empresa Americana não ficou por aqui.

Vê as fotografias com qualidade máxima aqui

A segunda câmara de 12MP é de 56mm e fará com que as tuas fotografias com ampliação (2X) tenham exactamente a mesma qualidade da câmara principal. É algo que posso admitir que me deixou satisfeito, isso e a fotografia noturna, que nos dá mais contraste e menos ruído. Espero honestamente que este tipo de dual-câmara venha para ficar e esperemos que no próximo ano ambos os terminais contem com esta característica.

Fotografia com qualidade reduzida para melhorar velocidade do site
Fotografia com qualidade reduzida para melhorar velocidade do site

As cores das fotografias são vivas e mesmo contra a luz a câmara consegue focar o importante dando um glamour de qualidade à fotografia final.

A câmara principal de 7MP é também de qualidade e terás prazer de tirar umas selfies esporádicas.

iphone-7-plus-4gnews-3

Autonomia

A autonomia do iPhone 7 Plus é mais do que decente, é de qualidade. O smartphone é grande e pesado, mas quando chegas ao fim do dias com 30 a 20% de bateria, sabes que este peso extra afinal até compensa. Com uma utilização moderada conseguirás fazer com que te dure para um dia e meio de utilização, mas mais importante do que isso, não te terás de preocupar se te esqueceres do powerbank em casa, algo que utilizadores do iPhone 7 não se podem gabar.

iphone-7-plus-4gnews-2

Extras

Era esperado que este smartphone nos desse qualidade de topo no que toca a chamadas e mais uma vez tal aconteceu. O facto de nos oferecer som stereo dá-nos também uma qualidade de chamada em alta-voz perfeita e uma experiência de multimédia finalmente decente num smartphone, algo que já não via desde o HTC One M8.

O equipamento tem também resistência a água e poeiras com certificação IP67 e escusado dizer o quão importante isso é nos dias de hoje. De referir que o botão não é mais um botão e que se ao início se estranha, depois se entranha.

Para terminar, se és um amante de música ficarás um pouco desiludido com este iPhone 7 Plus. O terminal, tal como o seu irmão mais pequeno, não conta com esta entrada 3.5" para headphones e o adaptador fez o favor de me avariar logo na primeira semana, por isso, não te fies muito nele. A qualidade dos EarPods é idêntica aos antecessores, serve perfeitamente para situações banais, mas se queres uma experiência de áudio séria, este iPhone 7 Plus, ou mesmo o iPhone 7, não deverão ser para ti.

iphone-7-plus-4gnews-e-iphone-7

Conclusão

Embora não seja perfeito este iPhone 7 Plus anda lá perto. É um equipamento com um valor pouco convidativo mas acredito que quem gastar dinheiro nele ficará satisfeito com o produto. Tem uma excelente câmara, uma qualidade de imagem impecável e uma qualidade de construção premium.

Espero honestamente que a Apple melhore o seu User Interface para o modelo com 5.5" polegadas já para o ano e que este modelo iPhone 7 Plus venha a receber novas funcionalidades no OS, caso tal aconteça, valerá ainda mais a sua aquisição.

Vê outras reviews:

Smartwatch NO.1 G5 Review | Desportivo e a um bom preço

UMi Max Review / Análise Português – Tudo o que precisas de saber!

Samsung Galaxy Note 7: Unboxing e primeiras impressões em Português

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.