Já é oficial: a Tesla apresentou a sua versão atualizada do Model Y “Juniper”, na China. Recorde-se que, nas últimas horas, vimos algumas fotografias do carro serem vazadas online. Esta sexta-feira, dia 10 de janeiro, o automóvel foi oficialmente revelado.
De acordo com a Electrek, algumas das melhorias visíveis nesta versão atualizada do veículo incluem uma cabine mais silenciosa, mais eficiência do veículo, melhor desempenho, luz ambiente e até um ecrã traseiro.
Na China, o veículo é posto à venda a partir de 263.500 yuans, ou seja, perto de 35.000 euros.
Algumas especificações do Tesla Model Y “Juniper”
Começando pela autonomia, o site oficial da Tesla dá a informação que o novo Model Y pode chegar a um alcance máximo de 719 quilómetros na especificação long-range AWD e 592 quilómetros na versão Rear-Wheel Drive (RWD).
Outro aspeto em que o veículo também foi melhorado tem a ver com a sua aceleração. Segundo a Tesla, o automóvel AWD pode ir dos 0 aos 100 quilómetros por hora, em cerca de 4,3 segundos. Antes, era feito em cerca de 4,9 segundos. A versão RWD faz o sprint em 5,9 segundos.
Ao que tudo indica, as entregas na Europa deverão começar a acontecer em abril ou maio de 2025. Sabemos ainda que a velocidade máxima de carregamento contínuo é de 250 kW e que a parte frontal tem uma “barra de luz”, semelhante à do Cybertruck.
Segundo a mesma fonte, há ainda uma câmara frontal no pára-choques da frente, que serve de auxílio ao estacionamento, entre outras funções. Espera-se que também seja essencial para a melhor execução das funções do Autopilot.
Importa ainda referir o facto dos assentos terem ventilação e haver um volante com um design circular, ao contrário do que se fazia prever, a certa altura. O carro é também equipado com vidro acústico, de forma a reduzir o ruído.