A NOS quer estender o teletrabalho até aos seus assinantes, literalmente. Em Portugal a operadora afirma-se como a primeira empresa no setor das telecomunicações a permitir que os clientes façam a própria instalação de boxes e routers.
Segundo operadora, em comunicado à imprensa, a medida visa permitir e garantir "um upgrade tecnológico rápido, simples e em total segurança, particularmente relevante no contexto atual de confinamento", pode ler-se na nota publicada hoje (5).
São já realizadas 200 auto-instalações por dia por clientes da NOS
A iniciativa tem os seus méritos ao agilizar o processo de instalação que, por norma, depende de serviços técnicos contratados pelas operadoras como a NOS, MEO, Vodafone e NOWO. Resulta também em alguma economia para a operadora em questão.
Certo é que atualmente a NOS é a única operadora em Portugal a permitir que os seus clientes façam a própria instalação de boxes e routers. Uma medida particularmente relevante no contexto atual de confinamento, aspeto que reunirá consenso.
A operadora nacional afirma que a instalação pode ser feita em menos de cinco minutos com as boxes UMA TV, Apple TV ou o Power Wi-Fi Plume e Giga Router. Desse modo, não há necessidade de agendar a visita de um técnico a casa.
O Kit de instalação pode ser pedido através da linha 16990
Para avançar com a opção de instalação própria os clientes apenas precisam de um Kit, que pode ser requisitado nas lojas NOS ou através da linha 16990. Esse mesmo kit contém toda a informação e equipamentos indispensáveis para realizar a instalação.
Seguindo também as preocupações atuais como o impacto ambiental, a NOS cita a auto-instalação como vantagem para o ambiente. Efetivamente, ao ser o cliente a tratar desde procedimento não é necessária a deslocação do técnico na tradicional instalação.
Para os clientes que possam ter dúvidas, a NOS já implementou páginas de apoio e guias online. A saber:
Apesar de ser uma opção ainda recente, de acordo com os dados avançados pela operadora, já se contabilizam cerca de 200 instalações por dia da gama de equipamentos TV e NET sem recurso a intervenção técnica.
Mais ainda, no decorrer do mês de fevereiro, a NOS perspetiva que a adesão seja crescente, tendo em conta a comodidade e segurança que a auto-instalação proporciona aos clientes. Face ao contexto pandémico, é algo a considerar.
É, em síntese, uma solução criativa por parte da NOS, permitindo agilizar o processo de instalação, ao mesmo tempo que reduz os gastos com este processo. Para o consumidor, que se sinta à vontade nesta área, pode efetivamente ser uma mais-valia.
Editores 4gnews recomendam: