Portugal vive uma renascença de festivais de verão após os anos de confinamento e privações. Entre os mais recentes certames de música tivemos o NOS Alive 2022. O evento é um bastião desta operadora de telecomunicações em Portugal, festival que a eleva face às concorrentes MEO (Altice Portugal) e Vodafone Portugal.
No rescaldo do NOS Alive 2022 a operadora nacional deu a conhecer várias métricas alusivas à utilização e consumo de dados móveis durante o evento. Por exemplo, ficamos a saber que os fãs da banda Da Weasel consumiram tantos dados durante o concerto da banda como a cidade de coimbra num só dia.
O festival NOS Alive 2022 foi palco (também) do 5G da NOS
Segundo indica a própria operadora, o concerto de banda portuguesa de hip-hop foi o pico do festival com um consumo de 4 TB de dados móveis. Assim, tornou-se na maior utilização de Internet registada durante os concertos dos cabeças de cartaz.
Em simultâneo, a rede social Instagram foi a app mais utilizada para partilhar e visualizar conteúdos. Estas foram apenas algumas das conclusões divulgadas pela NOS, dando a conhecer os hábitos dos festivaleiros.
Segundo a NOS, o pico de maior partilha de emoções do NOS Alive foi o concerto dos Da Weasel. Aqui considerando os dados relativos aos clientes NOS que visitaram o Passeio Marítimo de Algés entre os dias 6 e 9 de julho. Com efeito, os fãs da banda portuguesa consumiram quatro Terabytes de dados. É o equivalente à utilização diária de uma cidade com a dimensão de Coimbra.
24 TB de dados foram gastos pelos clientes NOS em 4 dias
No total, ao longo dos quatro dias do festival, foram consumidos mais de 24 Terabytes de dados pelos clientes NOS que passaram pelo recinto. Foi, portanto, quatro vezes mais do que o verificado na última edição do NOS Alive, em 2019.
Além disso, os picos das interações verificaram-se sempre durante as atuações dos cabeças de cartaz, em cada dia. Assim, a seguir aos Da Weasel, as bandas que geraram mais interações e que provocaram o maior consumo, foram, por ordem, Metallica, Florence and The Machine, e The Strokes.
Instagram foi a rede social favorita durante o NOS Alive 2022
Para partilhar os momentos mais emocionantes, a rede social mais usada foi o Instagram. Esta app foi responsável por 33% de todos os uploads. Logo em seguida, as redes mais utilizadas foram o WhatsApp e o Facebook.
Aliás, o Instagram foi, também, a app preferida para visualização de conteúdos, registando 35% de todos os downloads, seguida pelo Facebook, Tiktok, WhatApp e YouTube.
Todavia, apesar do grande acréscimo de consumo de dados, durante todo o evento conseguiram-se velocidades médias 5G acima de 400 Mbps para downloads, e 40 Mbps para Uploads.
Ou seja, uma velocidade idêntica à média da rede 5G da NOS em Portugal. Algo que só foi possível graças à instalação no terreno de 10 Antenas 5G. Infraestrutura que permitiu oferecer serviços nos picos de utilização extrema de rede, minimizando falhas.
Comunicações dos clientes NOS durante o NOS Alive 22
- 4x mais dados consumidos face a 2019 – total de 24 Terabytes
- 2x mais utilizadores da rede em simultâneo face a 2019
Aplicações mais usadas para partilhar conteúdos (% face aos uploads conhecidos por dia):
- Instagram (33%)
- WhatsApp (20%)
- Facebook (15%)
- Google Photos (13%)
- Tiktok (3%)
Aplicações mais usadas para visualizar conteúdos (% face aos downloads conhecidos por dia):
- Instagram (35%)
- Facebook (15%)
- Tiktok (7%)
- WhatsApp (6%)
- YouTube (4%)
Editores 4gnews recomendam: