Motorola Moto G3 já pode usar o Android Oreo 8.1 - Pixel ROM

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.
Motorola Moto G3 Android Oreo Motorola Moto G 2015 smartphone
Já podes instalar todas as novidades no teu Moto G3 / Moto G 2015.

A sua expressão continua a ser insignificante em pleno mês de novembro. A sua apresentação e distribuição começou no dia 21 de agosto. Refiro-me à nova versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. Chama-se Android Oreo e agora o Motorola Moto G3 ou Moto G 2015 já dele poderá usufruir. Como? Vem daí e ficarás a saber!

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 trará o Snapdragon 845 da Qualcomm e um belo ecrã OLED

Foi e continua a ser um dos smartphones Motorola mais populares no mercado Android. Chama-se Moto G3 ou Moto G 2015, uma dupla identidade para um belíssimo smartphone quando foi lançado. Agora, volvidos mais de 2 anos sobre a sua chegada, se ainda utilizas um destes equipamentos tenho boas e más notícias para ti.

Android Oreo no Motorola Moto G3, sim, é possível!

As más notícias em primeiro lugar. A Motorola já divulgou a sua lista oficial de dispositivos que receberão a atualização da marca para o Android Oreo.

O Moto G3 ou Moto G 2015 não faz parte desta lista. As boas notícias? Nem tudo está perdido e poderás usufruir desta nova versão por via não oficial, claro.

Voltemos às boas notícias. Já podes instalar o Android Oreo no teu Motorola Moto G3 com a ROM Pixel Experience. Note-se, o teu dispositivo ficará com uma aparência muito semelhante à dos Google Pixel, espero que não te importes.

Tal proeza é possível devido ao trabalho dos programadores independentes da comunidade XDA Developers. Graças ao esforço de programadores como o "psychicboy", "althafvly", e do "rahul9999", os seus nicknames naquela comunidade.

Este novo firmware (software de sistema) que compõe a Pixel Experience ROM está perfeitamente funcional no Motorola Moto G3. Todos os principais aspectos do smartphone estão a funcionar como seria de esperar. Note-se que inicialmente esta ROM foi concebida para o Moto G5 Plus, tendo sido operada uma portabilidade para este modelo mais antigo.

Ficheiros necessários:

  • Download da Pixel ROM - todas as Apps já incluídas
  • Guia de instalação: XDA

Motorola-Moto-G3-Android-Oreo-1.jpgMotorola-Moto-G3-Android-Oreo-2.jpgMotorola-Moto-G3-Android-Oreo.jpg

Em boa verdade, ao instalar esta ROM ficarás com a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android Oreo 8.1.1. No seu interior terás o novo motor de temas com vários Wallpapers, o launcher do Google Pixel 2. Sem esquecer o novo menu On/Off, as novas animações de encerramento e inicialização do smartphone, os novos ícones redondos e o novo menu das definições.

Para instalar esta ROM no teu Motorola Moto G3 precisarás, em primeiro lugar, de um Bootloader desbloqueado. Em seguida, necessitas de uma Custom Recovery como a TWRP para instalar a ROM. O restante procedimento é simples.

Todo este procedimento será feito por tua conta e risco. De qualquer forma será uma forma simples e eficaz de dares nova vida ao teu dispositivo. Aproveita!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia – um autêntico exemplo a ser seguido nas atualizações do Android

Android Oreo – atualização oficial chegará a todos estes Samsung Galaxy

Bitcoin – Quase 4 Milhões de Bitcoins foram perdidos para sempre!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.