Afinal quais são os melhores recursos do Android Oreo?

Rui Bacelar
Android Oreo recursos Top
Sem sombra de dúvida, estes serão os melhores recursos do Android Oreo (8.0)

O Android Oreo é a mais recente versão do sistema operativo da Google, lançado no dia 21 de agosto a nova versão começará a chegar aos utilizadores no final do ano. Até lá temos bastante tempo para investigar a origem dos melhores recursos deste Android Oreo e para nos podermos pronunciar sobre tal sem cair na mera especulação bacoca e vazia.

Vê ainda: Nova Launcher já tem mais de 50 milhões de Downloads na Google Play Store

Neste momento o Android Oreo está presente numa quantidade insignificante de smartphones, tal como pode ser visto pelos relatórios oficiais da Google. Contudo, uns desses casos raros são os Google Pixel de 2016, os originais e um deles pertence ao nosso CEO Filipe Alves que já teve oportunidade de utilizar esta nova versão há umas boas semanas / meses.

Do Pixel para ti, estes são os melhores recursos do Android Oreo

À excepção dos bugs iniciais o Android Oreo chega agora também nos seus novos embaixadores, os Pixel 2 e Pixel 2 XL que, mais uma vez, não serão vendidos em território nacional mas não desanimem! Pelo menos o Oreo chegará à grande maioria dos smartphones recentes e trará tudo isto com ele.

Android Oreo Top recursos
Esta é a 8ª versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis

As novidades chegarão a partir de dezembro para alguns utilizador e se tens um smartphone Huawei, ASUS, LG ou da Motorola então já podes consultar quais os smartphones que, provavelmente serão atualizados e a respetiva data de chegada. Para tal basta seguir o link em cada nome da marca.

Entretanto, se não quiseres esperar pela chegada da atualização oficial, ou se o teu dispositivo não for um dos eleitos para receber todos os recursos do Android Oreo podes sempre optar por uma Custom ROM como a LineageOS 15 que já será baseada nesta versão do OS.

Passemos agora ao elenco e descrição dos melhores recursos do Android Oreo.

1 – Mais bateria para o teu smartphone graças aos "Limites de Fundo"

Se existia quesito em que o sistema da Google perdia para o iOS da Apple era mesmo na gestão feita pelo sistema no que toca às exigências das aplicações e, consequente, ao desempenho da bateria. O Android Oreo será, nesse ponto, a versão mais próxima em termos desempenho ao funcionamento do iOS.

recursos Android Wear Google Motorola Moto smartphone Top 10 Android Oreo smartphone
Mais bateria, este é um quesito obrigatório e será uma das melhorias para os utilizadores

Quando um certo conjunto de aplicações abertas em plano de fundo, o sistema vai inexoravelmente ter de gastar muito mais bateria em modo repouso do que deveria e isto alertou os engenheiros da Google.

Com o Android Oreo, para além de uma melhorada fluidez na experiência de utilização, o sistema agora impedirá que essas mesmas aplicações em plano de fundo exijam demasiado da bateria e da performance, limitando as funcionalidades ativas que as mesmas poderão manter.

Em suma, teremos um limite automático ou barreiras automáticas para aquilo que uma App pode fazer quando não está a ser utilizada. Trata-se de uma forma eficaz, ainda que não inédita, de controlar o gasto de bateria e otimizar a fluidez do sistema.

2 – Mais segurança no Android Oreo

A segurança dos nossos smartphones e dos nossos dados é sempre uma das principais preocupações de qualquer utilizador. A pensar nisso mesmo, o Android Oreo, estará também, mais seguro com o Google Play Protect.

Esta nova função irá identificar e prontamente remover Apps (aplicações) que possam ser prejudiciais aos dispositivos. Incorporará também funcionalidades como o localizador de dispositivo e controlos de instalação de Apps e várias proteções de privacidade. Já está em funcionamento na Google Play Store e utiliza a Inteligência Artificial.

3 – Modo Picture in Picture (PiP)

A Google introduziu também o modo picture-in-picture no novo Android Oreo que permite aos utilizadores fazer várias tarefas ao mesmo tempo ao criar uma pequena janela flutuante com, por exemplo, um vídeo em reprodução.

Ou melhor, vai-te permitir continuar a assistir ao vídeo do YouTube enquanto atendes uma chamada em alta-voz. O vídeo será obviamente silenciado para poderes atender a chamada mas poderás continuar a assistir, caso queiras.

Para além de (e mais do que) dividir o ecrã dos smartphones, esta funcionalidade do Android Oreo permitirá a interação com botões de Pausa/Reprodução no vídeo e o redimensionamento da janela de vídeo. Para quem adora YouTube ou ver vídeos no seu smartphone será uma das melhores novidades do Android Oreo.

4- Central de Notificações é um dos recursos mais esperados

Para agilizar a visualização e gestão de notificações, para além dos comandos que podes executar através destas, este Top 10 necessitava deste ponto. Literalmente um ponto que ficará sobre os ícones da Apps (aplicações) para que, ao tocar no ponto, possas ver o assunto, entre outras opções como o arquivamento.

Desta forma já não terás que puxar tantas vezes a barra de notificações para saber o que se está a passar no teu smartphone com Android Oreo. Esta são apenas 4 das grandes novidade e recursos do Android Oreo que poderás encontrar aqui, na íntegra.

Para mais informações sobre a este tema e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Qual é o teu recurso favorito do novo Android Oreo?

Outros assuntos relevantes:

Descarrega aqui o Xposed Framework oficial para o Android Nougat

OnePlus 5T – Relato exclusivo revela um lançamento já em Novembro

Honor 9 veste-se agora a rigor com a nova cor Midnight Black

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).