Android Marshmallow é a versão mais popular do sistema operativo da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Todo e qualquer utilizador de um equipamento Android já gostaria de ter a última versão do sistema operativo da Google no seu dispositivo, sendo neste momento o Android Oreo 8.0 a grande novidade desta plataforma móvel mas que ainda permanece inacessível à esmagadora maioria dos utilizadores. Aliás, em novembro de 2017 a versão mais popular continua a ser o Android Marshmallow, lançado em 2015.

Vê ainda: A história por trás da mítica fotografia de Steve Jobs

Os utilizadores Android já sabem que não é propriamente fácil receberem imediatamente as mais recentes atualizações a menos que sejam utilizadores de um smartphone Google Pixel ou Nexus - e muito em breve até mesmo os Nexus deixarão de receber as atualizações.

Esta demora na chegada das atualizações aos dispositivos é justificada por vários factores e se tiveres um dispositivo vinculado a uma operadora então o cenário é ainda pior pois esta terá que aprovar o pacote com as novidades, processo que certamente demorará mais umas semanas ou meses consoante os casos.

Aliás, em pleno mês de novembro de 2017 ainda é frequente noticiarmos a chegada do Android Nougat 7.0 a vários dispositivos quando esta versão já tem bem mais de um ano de existência. Será altura de noticiar, isso sim, a chegada do Oreo e não do Nougat mas este é um cenário que já se repete mês após mês.

Android Oreo cresceu 0.1% e o Android Marshmallow continua a ser a versão mais popular nas tabelas da Google

Olhando agora para os dados oficiais, provenientes da própria Google onde mensalmente esta avalia a regista as versões do seu sistema operativo em circulação podemos ver que pouco mudou face ao passado mês de outubro.

Note-se que todos estes dados são recolhidos mensalmente através dos dispositivos que acedem à Google Play Store, registando a versão do OS (sistema operativo) de cada acesso à loja oficial do Android.

Tal como em outubro, este mês o Android Nougat continuou a crescer devido às atualizações do sistema operativo que vão chegando aos nossos dispositivos e aos novos equipamentos adquiridos e ativados.

Note-se ainda que o Android Oreo (8.0) apesar de já ter entrado nas tabelas da Google apresenta uns insignificantes 0,3%, tendo crescido apenas 0,1% face ao mês anterior. Mais ainda, o Android Marshmallow 6.0 regista uma queda, nomeadamente de 1,1% mas continua a ser, de longe, a versão mais popular, seguindo-se o Lollipop.

Em setembro de 2017 temos o seguinte panorama:

  • Gingerbread com 0.5%
  • Ice Cream Sandwich com 0.5%
  • Jelly Bean com 6,2%
  • KitKat com 13,8%
  • Lollipop com 27,2%
  • Android Marshmallow com 30,9%
  • Android Nougat com 20,6%
  • Android Oreo com 0,3%

Escusado será dizer que todo o sistema operativo da Google permanece imensamente fragmentado e prova disso é o facto de a versão lançada em 2016 estar agora a crescer a bom ritmo ao passo que o novo Oreo, lançado no passado mês de agosto cresceu apenas 0.1% face ao mês passado.

Este cenário repete-se mês após mês e o resultado é uma enorme fragmentação dentro do sistema operativo da Google. Fenómeno este que não deverá melhorar nos próximos meses ou anos e que como em tudo na vida, apresenta vantagens e desvantagens.

É certo que a versão mais recente tem sempre as novas correcções de segurança, algo a que devemos ter sempre atenção, especialmente para fazer frente a ameaças como o BlueBorne

Por outro lado, o teu smartphone continuará a funcionar, por vezes até de forma mais estável, mesmo que não tenhas todas as novidades da última versão deste popular sistema operativo para dispositivos móveis.

Para mais informações sobre esta, e muitas outras marcas e temas, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.

Qual é a atual versão do sistema operativo do teu smartphone? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

MIUI 9 começa aos poucos a chegar ao Xiaomi Mi 5 e Mi 5s Plus

iPhone X – Poupa bateria com esta simples dica para o teu iPhone

Ulefone T1 Premium Edition – As cores do Barcelona por 234€

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.