MEO, Vodafone, NOS e NOWO: só uma operadora se destaca a baixar preços

Bruno Coelho
Comentar

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) já publicou o seu mais recente relatório com a “Evolução dos preços das telecomunicações” em maio de 2021. Nesse período, os preços das telecomunicações aumentaram 1,1% face ao mês anterior.

A fonte revela que os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 8,1% desde 2009, numa altura em que a média da União Europeia os desceu em 9,7%. Quando às operadoras com mensalidade mais baixa, é a NOWO que surpreende.

NOWO destaca-se com 8 mensalidades mínimas. NOS tem apenas uma

“As mensalidades mínimas são oferecidas pela NOWO em oito casos de um leque de 13 serviços/ofertas, enquanto a MEO, a Vodafone e a NOS, apresentaram as mensalidades mais baixas para três, dois e um tipo de serviços/ofertas, respetivamente”, afirma a ANACOM.

A entidade refere que, durante o mês de maio foram verificadas 25 variações nas mensalidades mínimas de serviços/ofertas. No entanto, apenas quatro foram diminuições e 21 aumentos.

Evolução dos preços das telecomunicações em maio de 2021. Fonte: Anacom
Evolução dos preços das telecomunicações em maio de 2021. Fonte: ANACOM

Em destaque estão a “mensalidade mínima das ofertas 4P” que “diminuiu 1,1% (devido à redução de 50% na mensalidade da oferta da NOWO com box nos primeiros 6 meses)”. Já a “mensalidade mínima da Banda Larga Móvel através de PC/Tablet aumentou 4,3%, na sequência da eliminação da oferta da primeira mensalidade do serviço base da MEO”.

MEO e NOS destacam-se nos aumentos

No que concerne a prestação de serviços, a MEO “diminuiu a mensalidade mínima de um serviço/oferta em relação ao mês homólogo do ano anterior e aumentou a mensalidade em oito serviços/ofertas”. Em destaque está a oferta de serviço telefónico móvel com Internet no telemóvel (oferta UZO), que apresenta agora valores próximos da mensalidade mínima (disponibilizada pela NOWO).

Na NOS, temos o aumento das “mensalidades mínimas de oito serviços/ofertas” e diminuição de “mensalidade de uma oferta (serviço telefónico móvel com Internet no telemóvel - oferta WOO)”. Já a Vodafone “aumentou as mensalidades mínimas de quatro serviços/ofertas”.

A ANACOM refere ainda o “aumento da mensalidade da oferta “triple play” da MEO, NOS e Vodafone ocorrido em outubro e novembro de 2020 e das ofertas “quadruple e quintuple play” da MEO e NOS ocorrido em maio de 2021”.

De acordo com o EUROSTAT, em 2020, os preços das comunicações em Portugal encontravam-se 18,1% acima da média europeia.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.