MediaTek DImensity 9200+ é o novo SoC de topo para combater o Snapdragon 8 Gen 2

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A maior vendedora de processadores do mundo, a MediaTek, acaba de anunciar um novo processador para o segmento premium. Em causa, o MediaTek Dimensity 9200+ que chega para mostrar que existe uma excelente alternativa ao Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm.

O SoC hoje desvendado pela construtora sediada em Taiwan apresenta-se como a atualização de meados do ano da sua linha de componentes de topo. Destaca-se pelas melhorias empregues nas frequências do seu CPU e GPU, tal como a Qualcomm fez no ano passado.

MediaTek Dimensity 9200+ traz ligeiras melhorias no seu desempenho CPU e GPU

A configuração base do Dimensity 9200+ não se alterou face ao modelo que o precede. Com efeito, temos um SoC com oito núcleos de processamento construído ao abrigo da litografia de 4 nm.

MediaTek Dimensity 9200+

As melhorias verificam-se, em primeiro lugar, no seu núcleo principal de desempenho Cortex-X3. Este conta agora com uma frequência máxima de 3.35 Ghz face aos 3.05 GHz da versão anterior.

Temos ainda os seus núcleos médios Cortex-A715 agora com frequências máximas de 3 GHz face aos 2.85 GHz anteriores. Para fechar o leque, de notar que os núcleos de eficiência Cortex-A510 mantêm a sua frequência de 1.8 GHz.

O desempenho gráfico foi outro dos vetores de melhoria no desenvolvimento do MediaTek DImensity 9200+. Em rigor, sofreu um incremento de desempenho de 17%, porém, a construtora asiática não especificou quais as velocidades empregues neste componente.

MediaTek Dimensity 9200+

Tal como já mencionado, as restantes características do Dimensity 9200+ não foram alvo de modificações. Isso significa que temos um modem M80 para mediação das ligações 5G dos smartphones que utilizem o novo processador da MediaTek.

Ainda no capítulo da conectividade, o Dimensity 9200+ suporta Bluetooth 5.3 e ligações Wi-Fi 7. Para o ecrã dos smartphones equipados com este componente, temos suporte para painéis de resolução FHD+ com taxa de atualização máxima de 240 Hz as suas câmaras podem gravar vídeo até 8K.

A MediaTek informa que os primeiros modelos a ostentarem o novo Dimensity 9200+ chegarão ao mercado no final deste mês. Especulamos que isso se deva concretizar no mercado chinês, considerando a parca expressão dos SoC´s da MediaTek nos mercados ocidentais.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.