Xiaomi 13 Ultra é o próximo telemóvel que vou querer comprar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O smartphone Xiaomi 13 Ultra é o mais avançado smartphone topo de gama ou flagship da tecnológica chinesa a chegar também à Europa. É um dos melhores smartphones para fotografia, lançado primeiramente na China com um total de 16 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento na sua versão de topo.

Até ao momento, contudo, em Portugal e na demais Europa continuamos à espera deste promissor smartphone Android que cativa os fãs da marca. Entretanto, a fabricante chinesa liderada por Lei Jun lançou uma nova versão deste telefone, ou melhor, um novo leque de cores com esquemas vibrantes.

Em azul profundo, este é provavelmente o próximo telemóvel que vou querer comprar ao aliar desempenho de topo às suas cativantes capacidades para fotografia. É um dos melhores smartphones de 2023, disso não tenho dúvida.

Temos novos esquemas de cor para o Xiaomi 13 Ultra

smartphone Xiaomi 13 Ultra

Mais concretamente, o Xiaomi 13 Ultra passa agora a estar também disponível em Starry Sky Blue, Cabernet Orange, bem como Ginkgo Yellow. Ou seja, temos um azul profundo, cor de laranja com bastante saturação e um forte tom de amarelo.

Importa frisar que os três novos esquemas de cor só estarão disponíveis para a versão de topo, portanto com 16 GB de memória RAM e até 1 TB de armazenamento interno. Mais ainda, de momento só está disponível da China com as vendas a começar brevemente.

Oxalá também estas tonalidades cheguem à Europa, mercado onde se continuam a fazer esperar, mas poderemos ter uma boa surpresa ainda este mês de maio.

É o mais poderoso smartphone da Xiaomi em 2023

smartphone Xiaomi 13 Ultra

Este mesmo telemóvel Android da Xiaomi custa localmente 6 499 yuan, cerca 940 dólares ou cerca de 850 euros à atual taxa de conversão. É um dos seus smartphones mais caros, mas também um dos mais poderosos a chegar agora ao Xiaomi Mall.

Recordamos que o Xiaomi 13 Ultra tem um incrível ecrã de 6,73 polegadas de diagonal com tecnologia AMOLED. A sua resolução atinge o padrão Quad-HD+ com alta taxa de atualização a 120 Hz para maior fluidez nas animações, com brilho máximo de 2 600 nits.

Em síntese, conjuga um excelente ecrã, de alta resolução e tipologia com alta taxa de atualização ao melhor processador atualmente disponível para smartphones Android. É uma combinação de peso que vou querer testar e usar no quotidiano.

Excelente para fotografia com câmaras Leica

smartphone Xiaomi 13 Ultra

Temos também um processador topo de gama da Qualcomm, mais concretamente o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 com até 16 GB de memória RAM LPDDR5 e 1 TB de armazenamento interno UFS 4.0. É um colosso em termos de desempenho geral.

Podemos também apontar aquele que é certamente o seu maior trunfo. A câmara principal com óticas Leica Vario-Summicron, sensor de 1 polegada Sony IMX989 a 50 MP no sensor principal. Temos também sensores Sony de 50 MP para a ultra grande angular, bem como um sensor de 50 MP para a ótica telefoto.

É precisamente a sua câmara fotográfica que mais curiosidade me desperta. É também este o seu principal ponto de venda para o flagship premium da tecnológica chinesa e, efetivamente, as caraterísticas técnicas são muito promissoras.

Processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2

smartphone Xiaomi 13 Ultra

Por outro lado, a câmara fotográfica frontal apresentas-se com 32 MP e ótica grande angular para as selfies e vídeo chamadas. Este smartphone usa o sistema operativo Android 13 da Google com a MIUI 14 da Xiaomi.

Por fim, contamos também com uma bateria de 5 000 mAh com carga rápida a 90 W e carga sem-fios até 50 W. A sua chegada a Portugal já foi confirmada pela Xiaomi, ainda que sem data precisa de chegada às lojas.

Numa última nota, escusado será dizer que o seu preço estará cima dos 1000 euros, provavelmente próximo dos 2000 euros em Portugal. É um dos telefones mais cativantes de 2023 a chegar também a Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.