macOS Big Sur: 3 cuidados ao fazer a instalação em computadores Apple

Rui Bacelar

O macOS Big Sur (macOS 11.0) é a mais recente versão do sistema operativo da Apple para os seus computadores, mas para efetuar uma instalação correta convém seguir alguns cuidados, indicados e ilustrados neste artigo.

Em seguida indicamos o protocolo base para que qualquer utilizador possa realizar uma instalação simples do macOS Big Sur, em segurança, referindo também algumas dicas extra de boas práticas ao atualizar o Mac.

1. Verifica se o Mac suporta o macOS Big Sur

Definições do computador iMac 2017

Em primeiro lugar é necessário saber se o computador Mac é compatível com a atualização macOS Big Sur. Para tal, a Apple disponibilizou a lista de computadores compatíveis, com todos os modelos indicados em seguida.

  • iMac - desde 2014 e posterior
  • iMac Pro - desde 2017 e posterior
  • MacBook Air - desde 2013 e posterior
  • MacBook Pro - finais de 2013 e posterior
  • MacBook - desde 2015 e posterior
  • Mac Pro - desde 2013 e posterior
  • Mac mini - desde 2014 e posterior

O novo sistema operativo está disponível todos os modelos listados acima, incluindo alguns computadores mais antigos. Para saber exatamente qual é o modelo do computador Apple basta aceder à barra superior, símbolo  - Acerca deste Mac.

A todos os modelos contemplados, a atualização para macOS 11.0 começa a ser disponibilizada às 18:00h de Lisboa a partir do dia 12 de novembro de 2020, sendo também necessária uma ligação estável à Internet.

2. Garante o espaço suficiente para a atualização de sistema

Espaço em disco macOS

Atendendo às informações divulgadas pela Apple, é necessário ter pelo menos 8 GB de armazenamento livre em disco para poder instalar o novo macOS Big Sur. Para verificar o espaço livre em disco segue os passos indicados em seguida.

  1. Aceder ao menu Apple no canto superior esquerdo - 
  2. Clicar em "Acerca deste Mac"
  3. Selecionar o menu "Armazenamento"
  4. Em caso de necessidade, selecionar a opção "Gerir"

Consoante o tamanho do disco do computador poderá ser necessário apagar alguns ficheiros e/ou aplicações antigas, podendo a ferramenta nativa de gestão ser útil, mas existindo outras opções como a CleanMyMac X, igualmente válidas.

3. Efetua uma cópia de segurança do Mac

Apple Time Machine macOS

A salvaguarda de todos os dados pode ser feita em primeiro lugar, sendo um passo recomendado para garantir o backup dos ficheiros presentes em disco antes de fazer a instalação do sistema operativo. Para este fim, a Apple tem a sua Time Machine.

  1. Conecta um disco externo ao computador Mac
  2. Aceder ao menu Apple no canto superior esquerdo - 
  3. Seleciona as "Preferências de Sistema"
  4. Clica diretamente ou pesquisa a Time Machine
  5. Escolhe o disco de cópia de segurança
  6. Finda a configuração, dá início ao processo

Este procedimento não é obrigatório, mas é uma boa precaução, apesar de o risco associado à instalação do novo sistema operativo ser reduzido. De qualquer modo, caso algo de inesperado ocorra, basta usar o backup para recuperar os ficheiros.

3 dicas extra para garantir uma boa instalação

1. Verifica se existem erros no disco do Mac. Um disco sem erros, com melhor saúde, dará mais garantias ao utilizador. Para tal, a Apple disponibiliza a aplicação Utilitário de Discos, presente no menu das aplicações e instalada de raiz.

2. Garante uma ligação estável à Internet. Para que o download da nova versão do sistema operativo ocorra sem falhas, ou interrupções é importante ter uma boa conexão à Internet, sendo a ligação por cabo a mais fiável.

3. Não desligues o Mac. Durante o procedimento de instalação da nova compilação o computador estará inacessível durante vários minutos e reiniciando automaticamente várias vezes. Nunca o desligues da corrente elétrica nesta fase sensível!

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.