Segundo dados agora divulgados, no último trimestre a Netflix terá perdido 200 mil assinantes. Mas as perdas podem ascender aos 2 milhões de subscritores ainda durante este ano.
Em contrapartida, a HBO conseguiu 3 milhões de novas subscrições apenas no último trimestre. É a guerra de audiências nas plataformas de streaming.
Netflix perde e HBO ganha novos assinantes

Recentemente, a Netflix divulgou o seu relatório financeiro trimestral e, tal como se previa, as notícias não são as melhores para a plataforma de streaming que registou uma queda acentuada no seu número de subscritores.
Segundo informações da própria empresa, apenas neste último trimestre a Netflix perdeu 200 mil assinantes. Número este que ainda durante este ano pode ascender aos 2 milhões, pelo menos assim são as estimativas internas da Netflix.
Mas para onde estão a ir estes assinantes? Para a HBO, se tivermos em conta o último relatório financeiro da empresa. A guerra de plataformas de streaming está ao rubro com os subscritores a passarem de um serviço para o outro.
Em 2021, a HBO terá conseguido quase 13 milhões de novos assinantes, três milhões dos quais durante este último trimestre – exatamente no mesmo período em que a Netflix perdeu 2 milhões de subscrições.
Claro que o facto de o HBO Max estar a expandir o seu serviço para mais regiões, onde Portugal está incluído, terá e estará a contribuir para o crescimento da plataforma. Por outro lado, a HBO está a lançar séries de destaque internacional, assim como vários novos sucesso do catálogo da Warner Bros, o que aparentemente está a conquistar muitos utilizadores. Anteriormente, foi a famosa série Guerra dos Tronos que colocou a plataforma no caminho para o sucesso.
Netflix e Disney Plus podem lançar planos mais baratos com anúncios
Recentemente, também foi noticiado que a Netflix irá tomar medidas para tentar conter a partilha de passwords dos seus serviços. Tudo para tentar evitar uma descida ainda mais acentuada na sua carteira de clientes.
Mas sabemos que estas medidas não vão ser bem-vindas e é previsível que a plataforma sofra consequências, se avançar com o plano de cobrar encargos extras aos utilizadores que partilham contas no serviço de streaming.
Entretanto, foi também noticiado que a Disney Plus pretende lançar planos mais acessíveis do seu serviço de streaming que vão ser patrocinados por anúncios. Estratégia esta que certamente levará a uma disputa ainda mais acérrima entre as três principais plataformas de streaming a nível global.
Até porque Reed Hasting, CEO da NetFlix, afirmou recentemente que a plataforma poderá também explorar o potencial de planos mais baratos que estejam apoiados na visualização de anúncios. Resta saber, de que forma a Netflix e a Disney Plus vão inserir espaços comerciais, que não sejam demasiado intrusivos, nas respetivas plataformas...
Editores 4gnews recomendam: